x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 698

Balanço de empresa que alterou o ramo de atividade

Ariani Costa

Ariani Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 11:17

Bom dia!!


Pessoal, tenho um caso aqui no escritório, onde a empresa possuía atividade de Comércio de Madeiras e no meio do ano a atividade da empresa foi alterado para serviço de Transporte Intermunicipal. Minha dúvida é como fechar o balanço dessa empresa? Devo fazer um fechamento na época que finalizaram a atividade de Comércio e um outro balanço no fim do ano da Atividade de Transportes?

Desde ja, agradeço!!!

maxsoel rodrigues

Maxsoel Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 8 abril 2014 | 12:21

Bom Ariane, não vejo problemas em um balanço demonstrar mais de um tipo de atividade

A DRE devera conter em síntese a seguinte estrutura

Receitas Operacional Bruta

____vendas de mercadorias

____Prestação de serviço de Transporte

logo abaixo para compor a receita operacional liquida você terá

____Custo da Mercadoria Vendidas
______CMV (normal)

____Custo dos Serviços de Transporte
_______Combustível
_______Mão de obra direta
_______Etc.

creio que serão essas as principais mudanças no balanço

lembrando que se a empresa for lucro real teoricamente o fechamento é trimestral, nessa óptica o balaço ficaria separado os dois primeiros trimestre comercio e os 3º e 4º transporte, mais o balanço consolidado anual ficariam nessa estrutura que ti passei.

espero ter ajudado!

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 11 abril 2014 | 11:19

Bom dia,Ariane!

As orientações do Maxsoel Rodrigues estão corretas.Mas,eu acrescento algumas medidas a serem tomadas.

Primeiro: Com a mudança de objeto social da empresa,é preciso abrir contas (no mesmo Plano que você utilizou para o Comércio) das novas movimentações que surgiram(ou surgirão).Ou seja,novos fatos contábeis diferentes gerados pela nova atividade,vão exigir novas contas.Assim,eu a aconselho a fazer um novo plano dentro do mesmo já existente,como se fosse um plano de contas de uma filial.

Exemplo: Receitas de Vendas Mercantis (Já existe,certamente)

Nova Conta ..... Receitas de Transportes de Produtos(mais ou menos um título assim).

Nas despesas,siga o mesmo critério

Use o mesmo plano de contas,mas crie novas contas específicas da nova atividade.Até mesmo as despesas com o Pessoal e encargos devem ser mantidas contabilizadas em separado(Até a data onde foi comercio e onde se inicia as atividades da transportadora).

Espero ter ajudado também



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.