x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 857

Ajustes de Exercicios Anteriores

CRISTIANE OLIVEIRA

Cristiane Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 13:42

Boa tarde,


Estou com um problema, tem um cliente do Simples, que ficou com o caixa negativo nos dois primeiros meses de 2014.

Gostaria de saber, se posso fazer um lançamento de ajuste, já que em 2013, estavam com esse mesmo problema?

Grata,
Cristiane

Margareth Dias

Margareth Dias

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 9 abril 2014 | 16:48

Cristiane Oliveira

Acredito que não se trata de um Ajuste a ser feito, ao meu ver o correto seria um empréstimo dos sócios ou de terceiros para a empresa, para suprir a necessidade do caixa. Este artigo pode te ajudar bastante, na definição do que pode ou não ser ajustado



Att.

" Todo dia, é dia de salvar vidas, façamos nossa parte,vamos adotar animais das ruas."
Rodrigo Paiva

Rodrigo Paiva

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 11 abril 2014 | 15:56

Também costumo fazer o procedimento mencionado pela Margareth. Infelizmente o caixa negativo pode significar sonegação uma fez que pela contabilidade através da escrituração contábil observa-se que a empresa não tinha recursos financeiros para desembolsos e mesmo assim o fez. Ou realmente o sócio colocou seu dinheiro na empresa e não informou a contabilidade. No caso do empréstimos de sócios é bom ter um contrato de
mútuo.

Segue uma postagem sobre esse tipo de contrato: https://www.contabeis.com.br/noticias/579/contratos-de-mutuo/

Luana Ushizima

Luana Ushizima

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 14 abril 2014 | 11:23

Cristiane Oliveira,

eu tenho o costume de lançar empréstimo de sócios para a empresa.
Porém, como o nosso colega Rodrigo Paiva informou, é sempre bom ter um contrato de mútuo. Segundo o gerente do escritório onde trabalho, esse lançamento de empréstimo de sócios, tem sido bastante visado pelos Fiscais.
Uma outra alternativa, é deixar alguns fornecedores em aberto.
Já que esse problema de caixa vem desde 2013, seria bom você conversar com os administradores para ver o que tem acontecido e orientá-los corretamente.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.