x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 2.436

Cnae 4330404 pode fornecer material?

Patrícia Gato

Patrícia Gato

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 10 anos Domingo | 13 abril 2014 | 17:09

Olá, é a primeira vez que uso um fórum de contabilidade, espero não errar! RSRS

Minha dúvida é a seguinte: Meu marido tem uma empresa em Penápolis - SP com o Cnae mencionado na pergunta e o 4399103. Quando pegamos um serviço por meio de licitação, nosso escritório informou que não podíamos prestar serviço com material. Tínhamos que acrescentar o Cnae de Comércio Varejista (4741500 e 4744099) e assim fizemos a mudança na Junta Comercial (R$ 193,00).
Eu cheguei comentar no escritório que no site da prefeitura tinha opção de preencher a nota com material, mas eles disseram que isso não seria possível. OK.

Chegado o dia de emitir a nota eu fui pedir orientação para preencher a nota e o escritório disse que tínhamos que fazer o cartão de CNPJ e emitir a nota do material no site da Receita Federal. Lá se vai mais R$ 250,00.
Mas um amigo nosso fez a nota no site da prefeitura, só uma nota de mão de obra e material, tudo junto. Cheguei no escritório e mostrei a nota, eles ficaram tentando falar que aquela nota não seria aceita, mas tudo bem, foi aceita sim.
Quando perguntei ao escritório como emitir nota só de material eles disseram que não podemos porque não temos uma "porta aberta", vendemos só para quem prestamos serviço. Concluindo, gastamos R$ 250,00 a toa???? Pelo que percebi sim!!

Mas o que quero saber é se a alteração contratual também foi inútil. Os Cnaes que ele tinha poderiam ou não vender a mão de obra com material? Se não porque tinha a opção de preencher a NFS-e com material?

FERNANDO MENDES

Fernando Mendes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 13 abril 2014 | 17:22

Patricia,
você não gastou dinheiro a toa, quando se trabalha com prestação de serviços, a empresa deve estar cadastrada com o cnae preponderante para atender a solicitação tanto do estado quanto da prefeitura.

quanto a emissão a nota fiscal deve ser uma só, devendo constar tanto os materiais alocados quando da prestação de serviços, discriminados no corpo da nota fiscal.

- material alocado 20.000,00
- mão-de-obra alocada 5.000,00

FERNANDO MENDES

Fernando Mendes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 13 abril 2014 | 18:19

Patrícia,

tendo em vista que você presta serviços você vai precisar dele, porque conforme as modificações da lei, o cerco está se fechando, quem não tiver inscrição em cnpj vai ficar difícil participar de licitações, promover contratos de prestação de serviços para entes públicos, e tem ainda mais a questão de que quando você não possui cnpj os lucros que você absorve vão direto para o seu cpf, o que onera sua receitas no final do ano.

dependendo da prestação de serviços que você for contratado ficará difícil declarar o seu IRRF.

FERNANDO MENDES

Fernando Mendes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 13 abril 2014 | 18:52

Patrícia,

hoje em dia o cartão cnpj certificado digital é peça importante para quem presta serviço, primeiro sem o cartão não tem como enviar declaração de folha, sped, dipj e toda declaração referente aos órgãos da receita federal.

o cartão lhe abre portas para quem trabalha no comércio.

anteriormente o contador podia fazer uma declaração e por equivoco mandar a mesma com o seu cpf ou cnpj, hoje esse tipo de erro não acontece mais, tendo em vista de que para mandar qualquer declaração de obrigatoriedade é necessário obter o certificado digital.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.