x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.547

Lançamento Água, Luz e Aluguel

Tiago

Tiago

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Domingo | 13 abril 2014 | 23:15

Boa Noite...

Para contabilizar as contas de água, luz, telefone, aluguel, as mesmas devem estar em nome da pessoa jurídica ou podem estar em nome do proprietário (locatário) ou sócio?

maxsoel rodrigues

Maxsoel Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 14 abril 2014 | 10:25

as contas devem estar em nome da empresa, só assim você poderá registra-las na escrita fiscal e caso a empresa esteja no lucro real sera possível se apropriar dos créditos fiscais.

No entanto se essa despesas comprovadamente são da empresa, você pode até lançar somente na contabilidade, enquanto é providenciado a mudança de nome nas contas, é importante que não se prolongue esse período em que as contas estão no nome do sócio, locatário etc. mais creio que se você lançar somente na contabilidade um pequeno período ate que seja providenciado a mudança não sera motivo para autuação e uma fiscalização, agora caso você estenda essa mudança de nomes uma fiscalização podem entender como uma má fé de sua parte.

Obs: lembrando que isto é somente minha opinião, legalmente as contas obrigatoriamente devem estar no nome da empresa.

espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.