x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 1.013

INICIO DE ATIVIDADE CONTABIL

Marino Sampaio

Marino Sampaio

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 17 anos Sábado | 26 agosto 2006 | 22:41

Boa noite, estou iniciando minhas atividades contábeis há 2 meses atrás. Não tenho prática nenhuma mas estou pesquisando, lendo artigos relacionados ao exercício da profissão (olha que não são poucas) mais estou me ajustando as dificuldades e lutas. Atualmente estou empregado em vias de me aposentar ( + ou - em 13 meses). Sou funcionário público federal e como manda a legislação não posso ter nada registrado em meu nome e minha dúvida é se posso exercer atividades como autônomo, somente com registro no CRC-SP, INSS e prefeitura sem me prejudicar no pouco tempo que tenho de trabalho no serviço público. Atualmente tenho 3 microempresas que administro (loja de roupas, cabeleireiro e asilo) pois não posso pegar outros clientes pelo fato do regime e horário de trabalho.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Domingo | 27 agosto 2006 | 00:27

Oi Marino

Sob a luz do novo Código Civil, as pessoas que exerçam profissões regulamentadas (ditos profissionais liberais) não podem constituir empresas individuais pelos motivos já expostos aqui nas mensagens postadas nos links abaixo.

https://www.contabeis.com.br/forum/ler_topico.asp?id=1278

e

https://www.contabeis.com.br/forum/ler_topico.asp?id=1276

Se você consultou os links indicados, tem agora sua dúvida esclarecida. Pode sim exercer sua nova profissão como autônomo, isto é, pode ter seu estabelecimento devidamente registrado no CRC e atender (continuar atendendo) a seus clientes sem ter que necessariamente constituir empresas.

Disponha do Fórum e,
Boa sorte!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.