Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 6.401

Que impostos pago como MEI?

Tarso da Rosa

Tarso da Rosa

Iniciante DIVISÃO 2
há 10 anos Segunda-Feira | 14 abril 2014 | 15:16

Boa tarde pessoal, gostaria da ajuda de vocês.

Estou em vias de montar uma loja virtual para venda de roupas para todo o Brasil.
Pretendo comprar direto de fábrica, no atacado, e revender para cliente final via WEB.
Minha ideia é me formalizar inicialmente como MEI (faturamento anual até 60 mil).

Até onde pesquisei meu CNAE seria (4781-4/00 - LOJA DE ROUPAS; COMÉRCIO VAREJISTA)

Pelo que li no site do SEBRAE, como MEI eu pagaria taxa fixa de INSS e ICMS (1,00).
Ocorre que pesquisando na internet encontrei varias pessoas informando que mesmo sendo MEI, não pagaria taxa fixa de ICMS e sim sobre a compra efetuada.

Após ler informações desencontradas fiquei com dúvida sobre quais impostos eu terei de pagar na compra e revenda de roupas.

Um exemplo seria a compra de roupas de uma fabrica de Santa Catarina e a venda via site para um cliente em São Paulo.

Não sei que impostos pagar e qual o percentual sobre os valores.

Desde já agradeço a atenção de todos.

Rodrigo Leal Silva

Rodrigo Leal Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 08:53

Tarso,

O Microempreendedor Individual - MEI tem como despesas legalmente estabelecidas, APENAS, o pagamento mensal de R$ 36,20 (INSS) , acrescido de R$ 5,00 (Prestadores de Serviço) ou R$ 1,00 (Comércio e Indústria) por meio de carnê emitido através do Portal do Empreendedor, além de taxas estaduais/municipais que devem ser pagas dependendo do estado/município e da atividade exercida. Tarso da Rosa Tarso da Rosa
Fonte: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual

emerson

Emerson

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 09:46

Tarso, bom dia !

O MEI paga também o ICMS, que dependendo do Estado já deve vir pago acompanhando a nota fiscal de compra até a entrega na sua empresa. Contrate um contador de sua confiança, muitos empresários acham que não precisam, mas é fundamental ter um contador contratado.

Tarso da Rosa

Tarso da Rosa

Iniciante DIVISÃO 2
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 12:57

Deixa eu ver se entendi.
Supondo que sou MEI, eu tenho de pagar mensalmente de R$ 36,20 (INSS) , acrescido de R$ 1,00 (Comércio e Indústria), mas se eu fizer uma compra de produto de Santa Catarina vou ter de pagar mais este ICMS também?

Mas não estou pagando ICMS nesta taxa de R$ 1,00 fixa como MEI?

É isso que não entendo. Qual minha vantagem como MEI se ao efetuar uma compra de produto vou ter que pagar o ICMS sobre a compra além dos valor (R$ 1,00) que já pago?

Rodrigo Leal Silva

Rodrigo Leal Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 abril 2014 | 18:20

Tarso da Rosa,

No meu entendimento, você como MEI não deve pagar mais nada de impostos. Apenas aquele 1 real.
Vamos aguardar o colega Emerson para exemplificar melhor o que ele quis dizer.

Att,
Rodrigo Emerson

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.