x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2.080

acessos 625.212

Cadastro de NIS enviando arquivo pelo conectividade social i

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 16 abril 2014 | 09:32

Bom Dia,
No conectividade social icp, na Caixa posta, envio de mensagens, está aparecendo uma opção nova, de envio de "Arquivo Cadastro de NIS", algum de vocês já sabe como irá funcionar essa opção? Tentei fazer alguns testes com o arquivo que meu programa contábil gera, mas não funcionou. Provavelmente deve ser um formato de arquivo especifico, semelhante aos gerados pelo sefip. O que talvez fará necessário uma atualização no programa contábil, para gerar esse arquivo. Alguém tem mais informações?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 16 abril 2014 | 09:58

Bom dia Alexandre,

Postando para acompanhar o tópico.
Nunca tentei fazer esse cadastro e não encontrei informações a respeito também.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 16 abril 2014 | 10:12

Vania Zanirato Ribeiro de Campos , outra novidade é na tela inicial, na opção onde você seleciona Empregador ou Procuração, agora também aparece a opção "Regularidade de FGTS", o que está sendo muito útil para as empresas que não consigo tirar a CRF, dá para saber na hora qual a pendencia. Lá aparece se é falta de recolhimento, recolhimento parcial e mostra a competência que está faltando. Antes tinha que ir a agencia da caixa para saber qual era a pendencia.
Parece que agora a Caixa resolveu trabalhar em colaboração com os escritórios! rsrs

Se essa opção de cadastro de nis enviando um arquivo pelo conetividade funcionar mesmo, vai ser extremamente útil e pratico.
Pelo que vi, iremos enviar um arquivo, com as informações contidas naquele formulário de cadastro de nis que atualmente temos que levar a uma agencia. E depois esse arquivo será devolvido na caixa de entrada do conectividade, já com um numero de nis cadastrado.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 16 abril 2014 | 10:22

Boa noticia Alexandre, vou tentar usar essa nova funcionalidade de Regularidade do FGTS, obrigada pela dica.

Quanto ao cadastro do NIS, não podemos confundir com o PIS hein, pois o mesmo preciso ser convertido para PIS caso seja primeiro emprego e o empregado já possua esse cadastro.

Eu sinceramente nunca cadastrei um NIS.

NIS
O NIS é o Número de Identificação Social feito pela Caixa Econômica a quem não possui PIS e que são beneficiadas por algum projeto social como o Bolsa Família, Pronatec, Pró-Jovem e outros.

O NIS é cadastrado a partir do primeiro emprego na maioria dos casos, mas também pode ser cadastrado caso a pessoa venha fazer parte de algum programa social já citado anteriormente.

É bom deixar claro que para quem possui o NIS ao conseguir o primeiro emprego este número valerá como o número do PIS/PASEP.



PIS
O PIS é o Programa de Integração Social, criado pelo Governo Federal com o objetivo de integrar o trabalhador ao desenvolvimento da empresa. O PIS é cadastrado no primeiro emprego, a parir dele o trabalhador tem direito ao abono salarial anual, seguro desemprego, FGTS.


Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 16 abril 2014 | 10:36

Vania Zanirato Ribeiro de Campos, agora fiquei confuso. Acho que essa opção do conectividade social vai ser para cadastro do PIS de funcionários novos que ainda não tem. Atualmente, o formulário que uso para cadastrar os PIS na caixa, chama DCN - Documento de Cadastramento de NIS, apensar do nome estar NIS, o numero que a Caixa me retorna depois é um PIS, onde faço o recolhimento de FGTS. Na agencia a funcionaria mesmo se refere a esse numero de PIS como NIS. rsrs

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 16 abril 2014 | 10:56

Eles confundem a gente Alexandre.
Já existe uma funcionalidade da Caixa para cadastro de Pis online, diferente desse cadastro de Nis.

Veja: clique aqui.

O que acontece quando pegamos um funcionário que tem número de NIS...

Conseguir transmitir normalmente a GFIP, mas quando vamos enviar o CAGED somos barrados pela informação de que não é número de PIS.
Temos que ficar de olho!

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
JEFFERSON SILVA

Jefferson Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 20 maio 2014 | 09:29

NIS é igual a PIS

Quando se trata de NIT ( numero de inscrição do trabalhador ) ai é um numero usado para autonomos e realmente na transmissão de caged , rais etc não é possivel

Muito boa essa iniciativa da Caixa em relação ao envio do arquivo para cadastro do NIS, agora é esperar os programados de nossos programas realizar a tarefa de como gerar esse arquivo para envio.

Raphael Teixeira Lins Bispo

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 20 maio 2014 | 10:02

Alexandre Pereira, bom dia!

Ótima observação, pesquisei um pouco sobre o assunto e entendi o seguinte:

1º O FICUS é a forma de cadastro on-line que não tem obrigatoriedade de uso do "certificado digital", ou seja, mais acessível.

2º O cadastro de NIS via conectividade é conhecido como cadastro em lote, você envia o arquivo e depois de 2 dias receberá o cadastro.

Veja o que encontrei no site da CEF, só não consegui baixar o layout padrão, pois é necessário este arquivo para gerar o cadastro.

http://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/pis/cadastro_nis_lote.asp

Segue um site interessante sobre os meios disponíveis para cadastro de PIS/NIS.

http://www.contabilistassl.com.br/todas_noticias/noticia_204_.html

Talita

Talita

Prata DIVISÃO 2, Agente Recursos Humanos
há 9 anos Terça-Feira | 20 maio 2014 | 11:15

Bom dia Pessoal,

Eu vi a mensagem de vocês e fui também acessar o certificado para verificar a disponibilidade do serviço.

Estou lendo tudo certinho e estou com varias duvidas, por exemplo qual é o primeiro passo para eu conseguir verificar o cadastro do NIS dos funcionários?

O que preciso fazer de inicial?

Será que alguém sabe como começar a se preparar para esta etapa?

Fico no aguardo da ajuda de vocês.

Talita Luzia Ciafa Guidi
Raphael Teixeira Lins Bispo

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 20 maio 2014 | 14:04

Talita, boa tarde!

Para o cadastro no conectividade ICP, você precisa do arquivo de importação, igual o procedimento para fazer a GRF, no link que eu postei da CEF tem o layout, se o seu sistema de folha de pagamento não possui a importação, encaminhe o layout para o suporte e solicite a inclusão no sistema.

Afinal, não existe um programa da CEF para gerar esse arquivo.

Talita

Talita

Prata DIVISÃO 2, Agente Recursos Humanos
há 9 anos Terça-Feira | 20 maio 2014 | 14:36

Boa Tarde

Muito obrigado Raphael, porém meu sistema ainda não tem essa parte de importação.

Vou tentar falar com eles, para a devida atualização.

Talita Luzia Ciafa Guidi
Raphael Teixeira Lins Bispo

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 20 maio 2014 | 15:19

Talita,

O meu sistema também não possui, mas já enviei a eles todas as informações necessário e agora estão desenvolvendo o arquivo, como vi poucos rumores de conhecimento dessa prática acredito que na maioria dos sistemas não tenha essa opção.

Talita

Talita

Prata DIVISÃO 2, Agente Recursos Humanos
há 9 anos Quarta-Feira | 21 maio 2014 | 17:21

Boa Tarde a todos,

Eu uso o programa contmatic, eu entrei em contato com os responsáveis do sistema para saber se iram disponibilizar algo sobre a importação do cadastro do CNIS e eles disseram que não estão sabendo nada ainda sobre o assunto.

Não sei se entendi errado ou se o sistema deveria disponibilizar a importação do arquivo.

Se alguém tiver mais esclarecimentos eu agradeço.

Atenciosamente

Talita Luzia Ciafa Guidi
Raphael Teixeira Lins Bispo

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 22 maio 2014 | 08:39

Talita, bom dia!

É comum isso acontecer (infelizmente), mas como diz a CEF no comunicado enviado a caixa de entrada do conectividade o DCN só será válido até o final de outubro/ 2014.
No Sistema Domínio, enviei o layout e todas as informações que a CEF disponibilizou no site, eles já me retornaram dizendo que estão desenvolvendo a integração, ou seja, o Contmatic precisar fazer o mesmo.

SINEIR MARCOS

Sineir Marcos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 23 maio 2014 | 11:37

Olá a todos....
uso o sistema da alterdata.... também ainda não contempla tal função....

Terminei de montar hoje um script em php que gera (direto do banco de dados da alterdata) o arquivo txt no layout do manual (acima)....

Já estou no terceiro dia de testes (funciona em D+1)... envia o arquivo em um dia e baixa o retorno no outro....

Sineir

Sineir Marcos®
Página 1 de 70

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.