x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 20

acessos 13.560

Graduação em Ciências Contábeis à Distancia - EAD

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 16 abril 2014 | 16:07

Isaías,

Sou formado em Ciências Contábeis pela Unopar (modalidade EAD).

Nunca cursei uma faculdade presencial, portanto não há como eu comparar o ensino de uma ou outra.

O que tenho a falar é que o sucesso na modalidade EAD depende muito do aluno, pois há situações em que temos dúvidas e os professores não estão próximos, nos auxiliando em nossas necessidades.

Temos que ter disciplina, ter interesse em ler e aprender. As aulas são ´´rápidas`` pois o que você veria durante uma semana inteira em sala de aula, você vê em apenas um dia na semana. Eu tinha aulas presenciais uma vez por semana.

Importante você saber que faculdade não forma um contador, ela forma um bacharel.... contador é formado pela prática diária. O que você deveria aprender em um curso de Ciências Contábeis, na verdade você não aprende. O que eles passam você não usa no seu cotidiano profissional.

O curso teve duração de 4 anos, a duração normal de um curso presencial. Gostei pois não me privei de fazer minhas coisas a noite, pois só tinha aula uma vez na semana, e hoje tenho o título de bacharel, igual uma pessoa que durante o mesmo período, teve que ir na aula toda a semana.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Isaías Lira

Isaías Lira

Bronze DIVISÃO 4, Micro-Empresário
há 10 anos Quarta-Feira | 16 abril 2014 | 17:44

Olá! Kleber Ribeiro
Muito obrigado por despender seu tempo em prol de minha pergunta, tenho muito interesse em fazer contabilidade, no caso pretendo estudar na Estácio, só que lá não há encontros semanais como seu caso, o aluno apenas vai ao campus no período das avaliações, fico com um pouco de receio pela falta de interação com colegas e professores, porém é a minha unica opção devido a divergências de horários, em contrapartida gosto de estudar sozinho e creio que me sairei bem mesmo nesta modalidade.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 17 abril 2014 | 21:39

Isaías Lira,
boa noite.

fico com um pouco de receio pela falta de interação com colegas


Como também fiz Ciências Contábeis a distância, se voce me perguntar sobre um dos quesitos mais importantes, eu diria que seria começar o curso com alguns amigos, já que a interação, a troca de idéias em algumas atividades servem de elevado grau de estímulo.

No mais, sabemos que esses cursos hoje já são uma realidade no Brasil, onde o sucesso depende basicamente da dedicação do aluno. Mas muita dedicação mesmo.

Att.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Isaías Lira

Isaías Lira

Bronze DIVISÃO 4, Micro-Empresário
há 10 anos Sexta-Feira | 18 abril 2014 | 11:43

Hugo Ribeiro,
Obrigado, pela resposta.
No caso a modalidade que você estudou foi 100% EaD ou havia alguns encontros, com a turma?

Você ou qualquer pessoa que queira responder, acha que depois de formado em qualquer modalidade em destaque "EaD" pois acredito que nesta modalidade, irá faltar "toques" (exemplos) mais claros por parte dos professores do cotidiano da profissão, o aluno estará apto há montar um escritório, ou realmente é preferível,adquirir um pouco de experiência no mercado antes?

Sei que deve ser bem diferente,o que se aprende na faculdade, para um dia-a- dia de um escritório. Porém
no meu caso já sou Micro empreendedor, talvez esse ponto me ajudará
na gestão de um a escritório. O que vcs acham?

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 18 abril 2014 | 22:31

Isaías,
boa noite.

No caso do curso que fiz, 100% à distância, a ida no polo era somente para fazer as provas bimestrais.
A interação com a turma [da minha cidade] era constante, onde nos reuníamos em algumas ocasiões para tratar de tarefas mais complexas. E até porque muitos trabalhos são feitos também em turma.

Nos desenvolvimentos dos trabalhados em equipe, sempre haverão os poucos líderes e os muitos liderados...

Na verdade, fizemos o ensino EAD pioneiramente de Ciências Contábeis aqui em Cristalina [ano de 2005], onde o pessoal inscrito já trabalhava na contabilidade de alguma forma, o que facilitou e muito o desempenho da turma, de forma que experiência na área só tende a acrescentar no aprendizado. Lógico que muita gente começou e parou no meio do caminho.

Para quem nunca trabalhou no ramo, a dificuldade obviamente será consideravelmente maior.

Há dois anos concluí a pós em Auditoria e Perícia Contábil, cuja forma de aprendizado não é diferente, sendo muito relevante nos dois casos, as montagens dos TCCs no final de cada curso.

Vale sempre ressaltar que no final dos cursos, nos diplomas recebidos não consta se a graduação ou pós foi feita via EAD... a modalidade perante o MEC é indiferente.

Por fim, não vislumbro a possibilidade concreta de gerir um escritório de contabilidade sem experiência no ramo. Pelo menos da forma profissional e responsável que o labor contábil exige.


Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
TALITA MASKALENKAS

Talita Maskalenkas

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 10 anos Domingo | 20 abril 2014 | 14:21

Eu faço à distância, e realmente é muito ruim para quem não atua na área, a matéria é jogada aos alunos, ficando assim na dependência do esforço único do aluno. Nas provas, o conteúdo aprendido em sala é 10%, o resto é aprendizado autodidata.

Isaías Lira

Isaías Lira

Bronze DIVISÃO 4, Micro-Empresário
há 10 anos Segunda-Feira | 21 abril 2014 | 12:26

Talita,Boa tarde!

Mesmo com essas dificuldades, você indicaria o curso nesta modalidade?
Caso conhece alguém que estuda na modalidade presencial?
Você conseguiria mensurar, o aprendizado de alunos EaD vs presencial?


Att: Isaías Lira

TALITA MASKALENKAS

Talita Maskalenkas

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 21 abril 2014 | 23:14

Isaías,

Super índico, nos casos de pessoas que nem eu... mãe/pai que tem que obrigatoriamente estar em casa para reinar a paz, trabalha na área, tem força de vontade, objetivos à cumprir... Pois caso não tivesse filhos, logicamente faria presencial, não iria me preocupar em correr atrás das "borboletas" quando se tem alguém que faça isso por mim... à 10 anos atrás eu fiz Direiro presencial, não consegui nem cursar 1 Semestre... falta de tempo, casa, filho, trabalho, foi os piores 3 meses da minha vida... Agora já estou no 5º semestre, graças à Deus, e não sinto a fadiga da Faculdade, sempre tento me reunir com uma amiga de sala, que tem a vida puxada que nem a minha, a gente se ajuda, o que eu sei tento explicar, o que ela sabe ela me ensina... e assim vamos indo... rumo logo à nosso 1º Tcc... empurrando com a barriga as provas e começando agora a se preocupar com a Prova de Suficiência... Bom, se sua vida for assim, amigo... este é o único caminho, acredito!!
Espero ter ajudado!!

TALITA MASKALENKAS

Talita Maskalenkas

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 20 junho 2014 | 13:00

Oi Djavan, acredito que o bom contratante levaria em questão de que se você faz Ead o seu esforço tem que ser maior, pois vc não tem quem te ensine 100% da matéria, se não correr atrás vc não aprende. Pelo menos penso assim.

Rafael Felix

Rafael Felix

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 20 junho 2014 | 13:18

Não creio problema na carreira em termos de curriculum.

Mais no meu caso estou indo para presencial pois não me dei bem com online. Devido as fatores de duvidas, método de estudos e etc.

Vai de pessoa a pessoa.

 Wefferson Freitas Assis

Wefferson Freitas Assis

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 1 julho 2014 | 16:49

Isso ai vai de cada um, eu por exemplo nao consigo fazer um sem ser presencial, pois sei que terei varias duvidas.

O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã.
TALITA MASKALENKAS

Talita Maskalenkas

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 1 julho 2014 | 23:27

Boa noite,

Bom, até a Faculdade em si estou levando de boa, sempre estudo em grupo, sempre correndo atrás das matérias. Agora é FATO, minha pós irei fazer presencial, pois é bem mais complicada e complexa que uma Faculdade.

 Wefferson Freitas Assis

Wefferson Freitas Assis

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 08:26

O negócio é fazer o curso da forma que fica melhor pra pessoa, mais tanto presencial como sem ser presencial tem que se dedicar bastante !

O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã.
KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 08:45

Bom dia a todos,

Minha opinião em relação a curriculum...

Qualquer recrutador hoje sabe as facilidades que existem em ter um curso superior, em minha cidade mesmo existe faculdade a distância que todas as provas são de consulta, vejam que ´´mamata``.

Daqui um tempo esses alunos que estão fazendo prova de consulta irão ter o mesmo título que muitos alunos que além das provas serem com um nível de dificuldade alto, ainda tem que ir pra aula todos os dias.

O que manda mesmo é sua experiência profissional, sua vontade de crescimento, suas habilidades, etc. Diploma e modalidade que cursou, está cada vez menos importante para o mercado de trabalho.

Existem pessoas que têm experiência de sobra na sua área de atuação, porém não são formadas, fazem um curso EAD para ter o diploma, penso que esse profissional sairá na frente pelo domínio na prática.

Muitos outros fazem faculdade em instituições reconhecidas, porém nunca trabalharam na área. Na minha região esse profissional sairá ganhando salário de iniciante mesmo sendo formado.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
 Wefferson Freitas Assis

Wefferson Freitas Assis

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 15:28

Concordo plenamente com o Kleber, hoje em dia oque conta mesmo é a experiencia profissional, não só em nossa area como em outras tambem

O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã.
Luiz de Lima Pena

Luiz de Lima Pena

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 13:57

Cursei a minha faculdade a distância pela UNIGRAN, recomendo para quem está já na área a mais tempo e não tem como cursar um presencial. Aulas em vídeo e atividades pela internet e um encontro para a prova. Para quem gosta de estudar sem compromisso com horários é uma boa. O conteúdo e o mesmo da presencial pela informação da instituição. Para facilitar e melhor entrar com alguém conhecido para os trabalhos da faculdade.

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 14:22

Concordo com você Luiz, se a pessoa não trabalha ou tem experiencia na área eu acho que seria legal a presencial pois ela teria esta convivência mais de perto com pessoas, professores e colegas que ja estão na área, mas para quem ja atua e tem experiencia fica mais tranquilo a distancia. é o meu caso, ja trabalho a 8 anos então a distancia supri bem essa necessidade do curso superior.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 18 julho 2014 | 14:43

Olá,
Eu também cursei uma faculdade modalidade EAD, e concordo com o relato dos meus colegas anteriores.
O que vale é o seu esforço e vontade de aprender, mas precisa ter disciplina para um desenvolvimento e aprendizagem das matérias, é muito importante.
Fui contemplada com uma bolsa do PROUNI o que me fez perceber que a modalidade a distancia é tão válida quanto a presencial.
Conheço colegas que fizeram o curso presencial que penaram para serem aprovados no exame de suficiência, enquanto outros da modalidade EAD foram aprovados com alta pontuação.
Eu recomendo o curso EAD.

Cristina Zulcom
Contadora

[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.