Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.171

Dúvida sobre encerramento de uma empresa

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 16 abril 2014 | 18:43

Prezados(as) boa noite!

Estou precisando encerrar uma empresa para uma empresária. Como devo agir nesse caso?

A situação que ela me passou é a seguinte:

"Bem, como te disse ontem em nosso contato telefônico esta empresa está sem movimentação há mais de 10 anos. Fui a Junta Comercial e o atendente pesquisou pelo meu CPF, identificou vinculado ao meu CPF apenas o CNPJ: xx.xxx...., me orientou efetuar o distrato da empresa.

Compareci a Caixa Econômica Federal para retirar certidões negativas (FGTS) , mas o funcionário da Caixa orientou fazer as transmissões dos períodos em aberto (encaminhei no e-mail anterior as telas que me foram entregue), disse que mesmo que sem movimentação e com o valor zerado tem que ser efetuada as tais transmissões para baixa.

Fui até a Receita e solicitei certidão negativa de débitos, o atendente pesquisou pelo CNPJ e na Receita ainda consta como sócias a Sra. ---------- e a Sra. ------------, portanto não poderia me passar qualquer informação sobre a tal empresa. Apresentei a cópia do contrato social onde consta o meu nome como sócia da empresa, mas o atendente disse que teria que efetuar uma atualização cadastral - DBE, e só após essa atualização onde eu passaria a constar como sócia me passaria as informações.

O fato é que preciso fechar a empresa, pois estou com restrições no Banco do Brasil, não consigo movimentar minha conta corrente normalmente. Em consulta ao Banco do Brasil informam o vínculo do meu CPF apenas ao CNPJ: (da empresa). Não tenho contato com a Sra. ----------, outra sócia da empresa. Não tenho os livros, nunca participei da movimentação da empresa, emprestei meu nome para que a Sra. ------- conseguisse manter seus negócios.

Não consigo contato com as sócias. Nem sei onde mora.

Devido a esse problema com o Banco do Brasil entrei com ação judicial e tenho audiência marcada para maio. Na audiência de conciliação fui orientada fechar a empresa para evitar maiores problemas, desde então tenho procurado o máximo de informação possível para cumprir com o que me foi passado.

Como leiga efetuei pesquisas na internet e vi um modelo de distrato social onde é informado que empresas ME não precisam apresentar certidões para solicitar a baixa. O Banco do Brasil me cobra cópia do contrato social onde eu não configure mais como sócia da empresa para que minha situação junto ao banco volte ao normal. Quero resolver esse problema definitivamente e solicito orientação para tal"

Como proceder nesse caso?

Desde já agradeço!!!

Atenciosamente,

Max.

BRUNO

Bruno

Ouro DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 10 anos Quarta-Feira | 16 abril 2014 | 20:52

Olá, o problema é encontrar as outras sócias...será necessário entrar judicialmente, contate um advogado.

Quanto as certidões negativas é dispensado, quando a empresa é enquadrada em ME ou EPP.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.