x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 844

Dúvida lançamento contábil

Davi Conceição Ferreira

Davi Conceição Ferreira

Bronze DIVISÃO 3, Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Quinta-Feira | 17 abril 2014 | 16:11

Prezados, meu professor passou um trabalho para abrirmos uma indústria de lucro real que compre e venda com incidência de icms e ipi, além disso pediu que algumas compras e vendas tivessem descontos obtidos e concedidos, respectivamente.

O nosso balanço deste "momento" (ele dividiu o trabalho em momentos, onde o segundo momento temos 20 lançamentos de compra/venda/devolução) fechou, porém ainda fiquei com uma pulga atrás da orelha quanto alguns lançamentos,
Se possível for, poderiam me informar como vocês fariam o seguinte lançamento?
-Compra de R$100.000,00 em matéria prima com R$15% de icms e 10% de IPI. Nesta compra obtivemos desconto de 10%

Como seria os lançamentos a débito e a crédito?
Desde já agradeço a colaboração de todos

Lyniker de Lima Santos

Lyniker de Lima Santos

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 22 abril 2014 | 23:06

Compra a prazo ou vista? O desconto é condicional ou incondicional? No mais ficaria assim:

R$13.500,00 D - ICMS a Recuperar (Ativo Circulante)
R$10.000,00 D - IPI a Recuperar (Ativo Circulante)
R$76.500,00 D - Meteria Prima (Ativo Circulante)

R$90.000,00 C - Fornecedores a Pagar (Passivo Circulante)

R$10.000,00 C - Descontos Obtidos (Resultado - Receitas) - caso seja desconto condicional, se for incondicional, o debito de 76500 no estoque ficaria 66500 e esse lançamento desapareceria

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.