x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.012

Como calcular o IRRF do sócio de uma Eireli

LUCIA FERNANDES

Lucia Fernandes

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 17 abril 2014 | 16:20

Boa tarde a todos !

Li em alguns forum que a integração de capital social de 10 sálarios mínimos na abertura de um Eireli gera IRRF para o Sócio.

Alguém sabe me dizer como eu faço esse calculo.

Essa empresa foi aberta em 2012, na epoca R$ 62.200,00. Qual o meu procedimento para tal ?

Att

Lucia

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 17 abril 2014 | 16:26

Olá Lucia.
Não tem problema algum e não gera Imposto de Renda. O único problema seria na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, ou seja, o capital social é o dinheiro que o sócio tem disponível para começar a empresa, então, ele teria que ter "Caixa" na Declaração do Imposto de Renda, porque lá irá detalhar a participação na empresa, Exemplo; Fulano de Tal possui tantas cotas de capital social na empresa x. Então no mínimo na Declaração do Imposto de Renda ele teria que ter disponível R$ 62.200,00 que comprove. Agora se ele não fez Declaração e não tem como comprovar melhor não fazer , pois, corre risco de ser convidado a prestar esclarecimento na Receita Federal de onde surgiu esse dinheiro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.