x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 6.274

Pagamento efetuado em conta errada

Aline

Aline

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Quinta-Feira | 17 abril 2014 | 19:05

olá,

Eu faço financeiro, e cometi um erro grande, a empresa que eu trabalho possui duas contas bancárias, cada uma para uma empresa do Grupo, que no caso tem duas, os funcionários estão registrados em uma determinada empresa, mas ao efetuar o pagamento eu lancei na conta da empresa do outro grupo que eu não deveria e que não se faz pagamentos de funcionários por lá, como fica isso para a contabilidade, por favor alguém responde, que problemas isso vai me gerar.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quinta-Feira | 17 abril 2014 | 19:34

Aline,
Não sei se consegui interpretar a sua pergunta. Veja o que versa o princípio da Entidade, resolução CFC nº 750/1993, Seção I:

O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

Parágrafo único - O Patrimônio pertence à Entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônio autônomos não resulta em nova Entidade, mas numa unidade de natureza econômico contábil.

Como exposto no artigo acima, o patrimônio da Entidade não se confunde com demais patrimônios, ou seja, o pagamento de salários têm que ser contabilizado na empresa onde estão registrados os funcionários e por competência. Neste caso, basta que você faça o estorno contábil. Desse modo, em conformidade com o princípio da Entidade, a origem para o pagamento da follha de salários têm que ser da conta corrente da empresa onde estão registrados os funcionários.

Aline

Aline

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Quinta-Feira | 17 abril 2014 | 21:23

obrigada, mais as duas contas são da empresa, como seria este estorno, não compreendi, o dinheiro já foi debitado já caiu na conta dos funcionários , como resolver isso?

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 17 abril 2014 | 21:51

Aline, boa noite.

Para melhor entendimento, suponhamos que:

Empresa A...... a que deveria fazer o pagamento e não o fez.
Empresa B...... empresa que efetuou o pagamento indevidamente.

O ideal seria que a empresa A devolvesse o numerário para a empresa B, o que resolveria o problema do seu financeiro, onde contabilmente esse ajuste seria facílima resolução.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quinta-Feira | 17 abril 2014 | 21:56

Na verdade, não vejo problema relacionado à Contabilidade, isso é um procedimento interno da empresa, no caso fazer o pagamento da folha numa conta específica. O que você poderia fazer, é realizar uma transferência para repor o saldo da conta debitada. Quitar a folha de pagamento por mais de uma conta, é um procedimento comum nas empresas, não há problema algum nisso.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boa noite,
Hugo, Não percebi que você tinha já respondido.
Estava digitando enquanto você já tinha enviado a resposta.

Abraço

Aline

Aline

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Sexta-Feira | 18 abril 2014 | 11:44

Muitooo obrigada, estava muito preocupada com isso aí porque nunca tinha feito errado, e ouvi dizer que ia ter que abrir processo coisa assim, pensei que a contabilidade teria que justificar a saída de uma conta e não de outra. Agradeço muito as duas respostas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.