Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 643

Contribuição sindical patronal de SPE

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 22 abril 2014 | 11:00

Bom dia Everton,

Empresa optante pelo simples nacional está obrigada a fazer o recolhimento da contribuição sindical patronal?

No tocante a contribuição sindical patronal das empresas optantes pelo simples nacional, informamos:

Regra geral todas as empresas estão obrigadas ao recolhimento da contribuição sindical patronal, com exceção das entidades ou instituições que comprovarem que não exercem atividade econômica com fins lucrativos, conforme artigo 580, §6º da CLT e as optantes pelo Simples Nacional, conforme abaixo explicado.

De acordo com o art. 13, § 3º da Lei Complementar 123/06, as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional ficam dispensadas do pagamento das demais contribuições instituídas pela União, inclusive as contribuições para as entidades privadas de serviço social e de formação profissional vinculadas ao sistema sindical, de que trata o art. 240 da Constituição Federal, e demais entidades de serviço social autônomo.

Isto posto, entendemos, salvo melhor juízo, que ficam dispensadas da contribuição sindical patronal, bem como das contribuições destinadas ao SESI, SENAI, SESC, SENAC, SEBRAE, INCRA, etc..., ou seja, as contribuições para Outras Entidades (Terceiros).

Assim, todas as empresas, independentemente do anexo em que está enquadrada, desde que optante pelo Simples Nacional, estão dispensadas da contribuição sindical patronal.

FONTE: Consultoria CENOFISCO


Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.