x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.083

Posso fazer abertura de empresa?

Daiane Rocha

Daiane Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 22 abril 2014 | 10:06

Bom dia .

Estou com uma imensa dúvida, sou estudante do 4º semestre de contábeis, e tenho um cliente para quem faço a declaração do IRPF, no momento ele pensa em abrir uma empresa de serviços de paginas web, programação, coisas desse tipo, e gostaria muito que eu fizesse a abertura da empresa para ele andei pesquisando no portal do Mei, e não achei nenhum serviço que se enquadre no que ele quer fazer, ele também precisará de nota fiscal para quando fazer algum serviço. Minhas dúvidas são, qual o tipo de cnae que melhor se enquadra desse tipo de serviço, eu posso fazer a abertura da empresa dele, e se no Mei nenhum cnae se enquadrar no tipo de serviço,qual tipo de empresa posso indicar para ele e eu posso fazer a abertura?

Mais uma dúvida ele que usar um quarto do apartamento dele para fazer os serviços, será que a prefeitura irá fiscalizar isso?

Aguardo retorno dos colegas.

Marlon Antonio Machado

Marlon Antonio Machado

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 23 abril 2014 | 11:18


Daiane Rocha

O contribuinte poderá utilizar seu apartamento sem problemas para este tipo de atividade, você apena deverá fazer uma declaração que o endereço é utilizado apenas para correspondência, não recebendo clientes. a Prefeitura pode fiscalizar, mas nao terá problemas!

No caso da nota fiscal, ele poderá emitir normalmente após a retirada dos alvarás e quando for criada a inscrição municipal dele.

No caso do CNAE, voce pode utilizar o descrito abaixo.. primeiramente ele é impeditivo para o MEI, mas no portal do MEI, ele lhe encaminha para uma atividade nao impeditiva e parecida, podendo exercer a atividade normalmente!