x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 30

acessos 46.395

Qual CBO devo usar?

Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2008 | 12:16

Cumprimentos a todos,

Primeiramente peço aos que responderem esta pergunta, que não me peça para pesquisar no site do MTE CBO, pois ja fiz iste e presciso de um ideia, segue;

Tenho um empresa Comercio atacadista de sementes, onde tenho funcionarios que preparam a semente para ser vendida, tipo, colocam na maquina para limpar e beneficiar a semente deixando-a no padrão do ministerio da agricultura, agora lhes pergunto; QUAL CBO DEVO USAR NESTE CASO? atualmente a contabilidade estava usando o CBO 411005 (com a nomeclatura "Serviços Gerais") discordei disso e mandei colocar o CBO 784205 (Auxiliar de produção), mas ainda estou em duvidas, alguem se habilita em ajudar?

Desde ja agradeço....

Att.
Vander

ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 10 julho 2012 | 13:38

Segue CBO encontrado para sua solicitação:

7244-40 - Serralheiro
Ajudante de serralheiro, Arqueador, Arqueador de molas, Arqueador e temperador de molas, Operador de mesa de corte (serralharia), Serralheiro de alumínio, Serralheiro de ferro, Serralheiro de manutenção, Serralheiro de metal, Serralheiro de produção, Serralheiro de protótipo, Serralheiro industrial, Serralheiro modelista, Serralheiro montador, Serralheiro preparador

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal
VIVIANE ANDRADE

Viviane Andrade

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 15 fevereiro 2013 | 13:49

Boa tarde Pessoal!

O CBO 784205 (Auxiliar de produção), serve para auxiliares em geral? No caso de uma fábrica de lajes e pre-moldados, cabe o mesmo cbo para o funcionário que ajuda na fabricação?

Agradeço antecipadamente.

Abço,

Viviane Andrade.

JOSE ANTONIO DA COSTA

Jose Antonio da Costa

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 25 junho 2013 | 15:46

Boa tarde, Di

Segue um link para pesquisa de CBO. Porém recomendo que voce observe a convenção coletiva de sua categoria, pois pode haver algumas denominações diferentes daquela que voce postou.

http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/saibaMais.jsf

APOS O CREDENCIAMENTO PARA EMISSOR DE NFE A ORGAOS PUBLICOS E NÃO VOLUNTARIO A DEMAIS OPERACOES....QUANDO EFETIVAMENTE POSSO EMITIR NFE....OU SEJA.....NO DIA SEGUINTE....??NO MESMO DIA??? 1 DIA UTIL DO 3º MES AO CREDENCIAMENTO?
Di

Di

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 25 junho 2013 | 16:10

boa tarde

não encontrei nada na convenção que me ajudasse.

Será que poderia cadastrar com o cbo 7842-05 de auxiliar de fabrica, pois ele é um ajudante de produção em uma metalurgica

Marcelo B. Sakamoto

Marcelo B. Sakamoto

Ouro DIVISÃO 3
há 10 anos Terça-Feira | 25 junho 2013 | 16:12

Di



7842-05 - Alimentador de linha de produção

Abastecedor de linha de produção, Abastecedor de máquinas de linha de produção, Alimentador de esteiras (preparação de alimentos e bebidas), Alimentador de máquina automática, Auxiliar de linha de produção, Operador de processo de produção






Descrição Sumária





Preparam materiais para alimentação de linhas de produção; organizam a área de serviço; abastecem linhas de produção; alimentam máquinas e separam materiais para reaproveitamento.

Su Melo

Su Melo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 16:28

Não...pessoal que trabalha em uma construtora..ou seja..estão fazendo manutenção em uma rodovia...e há estes operadores de pare e siga...aqueles que ficam com as plaquinhas...Agradeço pela atenção.

Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 16:36

Na realidade Su Melo, a expressão operador de pare e siga é uma piada muito antiga, procure por sinalizador rodoviário ou sinalizador de trânsito, que é a expressão correta.

Skype termy.ferreira
Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 22 agosto 2013 | 07:37

Realmente Su Melo, ontem pesquisei até desistir de sua dúvida e confesso, só ouvi essa expressão pare e siga em piadas, CBO se existe eu não consegui identificar, mas acredito que você deverá recorrer ao sindicato da categoria e identificar no que encaixa essa função, se é algum tipo de ajudante de construção, que enquadra.

Skype termy.ferreira
Su Melo

Su Melo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 22 agosto 2013 | 10:59

Bom dia Termy;

Agradeço pela atenção, vou tentar entrar em contato com o sindicato. Qualquer coisa posto aqui para lhe contar. Grata.

Su Melo

Su Melo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 22 agosto 2013 | 14:58

Bom Termy, entrei em contato com o Sindicato, me informaram para verificar o cbo correto, caso não encontre o operador de pare/siga para colocar Ajudante, então estou colocando ajudante de obras 7170-20, foi o que achei que mas se enquadra.

Grata.

Kael

Kael

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 4 novembro 2013 | 12:23

Veja se ajuda:

Montador de estruturas metálicas:7242-05
Riscador de estruturas metálicas:7242-25
Pintor de estruturas metálicas:7233-15
Preparador de estruturas metálicas:7242-20

att

Helder Oliveira

Helder Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Quinta-Feira | 21 novembro 2013 | 14:44

Ola, Boa tarde.
Preciso de uma informação: tenho que cadastrar um func, para a função dele será recolher os carrinhos de compra da frente dos caixas do supermercado e do pátio do supermercado, qual a CBO que melhor se encaixa para essa função?
Att.

Liliane Barroso dos Santos Ramos

Liliane Barroso dos Santos Ramos

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 26 janeiro 2015 | 10:16

Bom dia,

Quero admitir um funcionário, que por muito tempo foi lanterneiro, mas queremos registra-lo como encarregado do setor de lanternagem e pagar um salário maior, o problema é que não encontro nenhum cbo para essa função, só encontro lanterneiro, já procurei no mte e até ja mandei e-mail para eles.
Será que algum de vocês pode me ajudar?

Desde já obrigada!

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 26 janeiro 2015 | 12:41

Liliane,

Localize algo bem próximo do que precisa e mude a descrição da função.
Esse é um procedimento comum, pois nem sempre encontramos as funções que precisamos.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.