x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 114

acessos 370.037

contabilização de nota de serviços

Mariana Marzano de Oliveira Souza

Mariana Marzano de Oliveira Souza

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 29 julho 2013 | 17:56

Prezados, boa tarde!

Gostaria que me tirassem uma dúvida com relação a contabilização de uma nota de Serv. Prestado.

A NF em questão foi emitida em Junho, porém a competência do serviço prestado, é Maio.

A nota reteve PIS, COFINS e ISSQN.
O ISS foi apurado pela competência descrita na NF (MAIO), porém o PIS e COFINS foi apurado pela Emissão da NF (JUNHO).

1º) Está correto essas apurações?
2º)Em que data provisiono a NF e os impostos, uma vez que o período de apuração para cada imposto (ISSQN e PIS/COFINS) se deu em meses diferentes? Como seria a sua contabilização?

Desde já, agradeço a atenção.

Mariana Marzano
Dayse Rezende Soares

Dayse Rezende Soares

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2013 | 15:14

Boa tarde!

Estou com outra duvida sobre esse assunto.

Por exemplo nf no valor de 730,02

Eu devo contabilizar da seguinte maneira:

D - cliente 700,83
D - ISS s/ serviço 29,19
C - Receita de venda 730,02

Como devo proceder para contabilizar o ISS a recolher?

Ricardo Cursino Moraes

Ricardo Cursino Moraes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2013 | 15:27

Boa tarde Mariana,

Ao meu entendimento se o serviço é referente ao mês de maio, teria que ter sido emitida no mês de Maio. O PIS e o COFINS ele é liberado para a compensação a partir da data do pagamento da NF, então assim poderá ser compensado, já o ISS é bom verificar no seu município, pois tem suas particularidades. O correto é contabilizar a NF na data da emissão.


Espero ter ajudado!

Ricardo Cursino Moraes

Ricardo Cursino Moraes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2013 | 15:31

Boa tarde Dayse,

Não entendi o que você quis expressar na sua pergunta, o ISS que você destacou está retido na NF? Se sim a contabilização está correta da retenção, visto que o ISS discriminado no seu exemplo é no ativo da empresa. Para você fazer um lançamento de provisão de ISS é da seguinte forma:

Valor do ISS R$ 500,00

D - (-) ISS s/ receitas de serviços (conta redutora da receita)
C - ISS a recolher (conta do passivo)

Espero ter ajudado!

Dayse Rezende Soares

Dayse Rezende Soares

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2013 | 16:06

Ricardo,

Referente a contabilização:

D - cliente 700,83
D - ISS s/ serviço 29,19
C - Receita de venda 730,02

a minha duvida é se esse debito em ISS, como voce disse que é uma conta do ativo, é a conta ISS a recuperar, pois como eu contabilizei eu debitei a conta ISS s/ serviço como redutora de receita, sendo uma conta de resultado e não do meu ativo.

Agradeço desde já, sua atenção!

Ricardo Cursino Moraes

Ricardo Cursino Moraes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2013 | 16:16

Dayse,

Isso a conta do ISS que mencionei teria essa nomenclatura que no caso é ISS a recuperar. Se você debitar da conta redutora de receita ela ficará sem contra partida o que gerará um erro em sua contabilidade. E no caso de ISS a recuperar você só lançará nesta conta se o ISS foi retido.

Espero ter ajudado!

Vera Maura

Vera Maura

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 13 setembro 2013 | 12:53

Olá boa tarde!

Gilberto, achei muito boa sua exposição acima.
Mas, tenho uma dúvida me atormentado, veja bem, o meu
programa, já separa o Iss a compensar, e o Iss a recolher,

Já aparece na contabilidade separadamente.

Exemplificando:
NF Serviços 10.000,00 Iss retido R$ 500,00
No razão aparece assim:

Na conta: Cliente D: R$ 9.500,00
ISS a Compensar C: 500,00

Na conta Deduções da Receita : Iss a compensar r$ 500,00

Na conta ISS a pagar : O zerada

Na conta ISS a compensar : R$ 500,00


Fiquei confusa, pode me ajudar?

VOLMIR

Volmir

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2013 | 12:34

Bom dia,

Dúvida:
* Em qual momento faço o encerramento da conta de impostos a recuperar?
* Agora com os novos métodos de lançamentos, esses valores a recuperar não poderiam ser lançados direto na conta dos impostos a pagar, a débito?
Abraço

Fernanda Sayuri Fukui

Fernanda Sayuri Fukui

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Tributário
há 10 anos Quinta-Feira | 7 novembro 2013 | 12:23

Serviços 3580,14
Retidos:
IR 53,70
Csll 35,80
PIS 23,27
COFINS 107,40
A recolher:
ISS 143,21
Como procedo a contabilização

Empresária Contábil com especialização na área fiscal e tributária e pós graduada em Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária. Atualmente Sócia e Fundadora da empresa BF CONSULT. Mais de 10 anos de experiência na área, atuando com gestão de tributos, planejamentos e recuperação tributária, tendo assessorado empresas nacionais nas mais diversas operações.
Fernanda Sayuri Fukui

Fernanda Sayuri Fukui

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Tributário
há 10 anos Quinta-Feira | 7 novembro 2013 | 15:27

Boa Tarde Paulo
Sim tem retenção de Pis, Cofins, Csll e IR.

Empresária Contábil com especialização na área fiscal e tributária e pós graduada em Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária. Atualmente Sócia e Fundadora da empresa BF CONSULT. Mais de 10 anos de experiência na área, atuando com gestão de tributos, planejamentos e recuperação tributária, tendo assessorado empresas nacionais nas mais diversas operações.
joao

Joao

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 7 novembro 2013 | 15:40

Fernanda Sayuri Fukui

entao teve mais de um pagamento a mesma pessoa juridica?


§ 3º É dispensada a retenção para pagamentos de valor igual ou inferior a R$ 5.000,00 (cinco mil reais). (Incluído pela Lei nº 10.925, de 2004)

§ 4º Ocorrendo mais de um pagamento no mesmo mês à mesma pessoa jurídica, deverá ser efetuada a soma de todos os valores pagos no mês para efeito de cálculo do limite de retenção previsto no § 3º deste artigo, compensando-se o valor retido anteriormente. (Incluído pela Lei nº 10.925, de 2004)

Fernanda Sayuri Fukui

Fernanda Sayuri Fukui

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Tributário
há 10 anos Quinta-Feira | 7 novembro 2013 | 15:56

Paulo a empresa esse mês irá proceder mais serviços sim, irá ultrapassar os 5.000,00 tranquilamente

Empresária Contábil com especialização na área fiscal e tributária e pós graduada em Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária. Atualmente Sócia e Fundadora da empresa BF CONSULT. Mais de 10 anos de experiência na área, atuando com gestão de tributos, planejamentos e recuperação tributária, tendo assessorado empresas nacionais nas mais diversas operações.
joao

Joao

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Quinta-Feira | 7 novembro 2013 | 16:03

Fernanda Sayuri


d-caixa/banco
c-clientes R$3359,97

d-irrf a recuperar r$ 53,70
d-csll a recuperar r$ 35,80
d-pis a recuperar r$ 23,27
d-cofins a recuperar r$ 107,40
c-clientes r$ 220,17


d-iss
c-iss a recolher r$143,21

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 10 anos Segunda-Feira | 3 fevereiro 2014 | 11:17

Uma empresa no lucro presumido, no mês ela teve uma receita a vista de 42.372,16 com irrf a deduzir sobre as notas a vista de 611,83, e teve receita a prazo de 2.911,00 e teve faturas recebidas de 2.640,00 sendo que 400,00 foi glossa medica, como devo contabilizar esta receita no mês?

Joilson P. Muniz

Joilson P. Muniz

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2014 | 18:01

boa tarde e desculpe pela minha ignorância mas tou com uma duvida e sei que aqui tem pessoas sabias que possa me ajudar.
tenho uma empresa que prestadora de serviços, ela emitiu uma nota fiscal de serviços prestados de comissões de vendas no valor R$ 7.987,36 houve uma retenção de ir no R$ 119,81 valor liquido de R$ 7.867,55, como ficaria os lançamentos contábeis desta nota fiscal a forma de pagamento e através de deposito bancário a empresa esta lucro presumido, o valor do issqn e R$ 159,75.

Grato..

"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios." Salmo 103.1-2
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Sexta-Feira | 21 fevereiro 2014 | 08:23

Bom dia Joilson,

Contabilização da receita:


Débito ; Clientes (AC)
Crédito : Receita de Serviços Prestados (CR)

R$ 7.987,36

Contabilização do ISS:

Débito : Impostos Incidentes Sobre Receitas (CR)
Crédito : ISS a Recolher (PC)

R$ 159,75

Contabilização do Recebimento:

Débito : Bancos Conta Movimento (AC)

R$ 7.867,55

Débito : IRRF a Compensar (AC)

R$ 119,81

Crédito : Clientes (AC)

R$ 7.987,36

Obs.: Quando da apuração do IRPJ sobre as receitas próprias da empresa, o IRRF pode/deve ser compensado com o IRPJ devido.


Compensação do IRRF:

Débito : IRPJ a Recolher (PC)
Crédito : IRRF a Compensar (AC)

R$ 119,81

AC = Ativo Circulante
PC = Passivo Circulante
CR = Contas de Resultado

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Joilson P. Muniz

Joilson P. Muniz

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 21 fevereiro 2014 | 10:18

Mário Gilberto Barros de Melo

no irpj e csll pode ser feito mensal a provisão ou faz no ultimo mês do trimestre qual e o correto fazer

"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios." Salmo 103.1-2
Mariana Marzano de Oliveira Souza

Mariana Marzano de Oliveira Souza

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 21 fevereiro 2014 | 13:38

Obrigada Ricardo!

Isso, a NF devia ter sido emitida em MAIO mesmo, só que o site da Prefeitura permite que a data da emissão e a data da competência sejam diferentes, e como o ISSQN de BHTE tem que ser pela data da competência, houve essa pequena confusão na provisão da NF.
Mas eu acabei fazendo o que você disse, eu provisionei na data da Emissão da NF (JUNHO), e só coloquei no histórico do ISSQN que o mesmo referia-se a MAIO.

Mariana Marzano
RONALDO DA SILVA MORAIS

Ronaldo da Silva Morais

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 16 maio 2014 | 10:48

BOM DIA.
Como faço para contabiliza um nota de NF de serviço, onde ouve a compra de mercadoria do mesmo fornecedor na mesma nota .

NF-serviço 65:00
NF- FOR MER 2.760:00
total - 2.825:00

Essa nota foi parcela em 3x de 941,66

Como contabilizo esta nota , sendo a parcela 3/3 ?

Patrick de Moraes Vicente

Patrick de Moraes Vicente

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 16 maio 2014 | 11:29

Bom dia!

Ronaldo da Silva Morais,

Independente se a nota é apenas de mercadorias, serviço ou ambas, tem que haver a classificação dos fatos, ou seja, basta você segregar os itens da nota e contabilizá-los de acordo com os fatos; se é despesa, estoque, receita etc.


Att.

REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 3 dezembro 2014 | 00:41

Prezados colegas, boa noite.


Tenho um cliente que é clínica médica e só trabalha com venda de serviços a vista.
Ele não utiliza máquina de cartão de crédito/débito. Todos os recebimentos são em espécie.
Ele emite por mês uma média de 100 notas fiscais eletrônicas para clientes diversos.

Nos anos anteriores até 2013, eu lançava todas as vendas com a data do último dia de cada mês debitando CAIXA e creditando VENDA DE SERVIÇOS pelo total do mês.
Porém com a nova legislação creio ser mais correto efetuar lançamentos diários.

O meu grande problema está em contabilizar esta operação visto que se eu abrir uma conta para cada cliente a contabilidade irá ficar imensa.

Pretendo efetuar os lançamentos pelos totais do dia debitando CAIXA e creditando VENDA DE SERVIÇOS colocando no histórico a sequencia das notas recebidas naquele dia tendo como base a escrituração do meu sistema fiscal que é o mesmo que exporta dados para a DMED.

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre a classificação contábil (acima grifada) que pretendo fazer.

Cordialmente.




Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 3 dezembro 2014 | 07:39

Regina, bom dia.

Quando falamos em clientes, nos referimos às vendas de mercadorias ou serviços A PRAZO.
Como as vendas dos seus clientes são todas a vista, então não há o que se falar na conta clientes.

Simplesmente debita-se banco/caixa e credita venda de serviços.

E nesse caso, a escrituração contábil pode ser feita nos moldes por voce citados.

Att

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 3 dezembro 2014 | 08:07

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira,

bom dia !

Apenas para observar,já que a resposta do colega Hugo Ribeiro,também está correta,assim como outras deste tópico,tenho apenas a contribuir no seguinte:

Não utilize a nomenclatura Venda de Serviços e sim Receitas da Prestação de Serviços.Considero mais técnica e adequada à sua atividade.

Se no seu Plano de Contas constar Venda de Serviços,altere o nome da conta para a que lhe sugeri.

Bom trabalho

REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 3 dezembro 2014 | 13:14

Boa tarde, Hugo Ribeiro.

Quando falamos em clientes, nos referimos às vendas de mercadorias ou serviços A PRAZO.
Como as vendas dos seus clientes são todas a vista, então não há o que se falar na conta clientes.
Simplesmente debita-se banco/caixa e credita venda de serviços.
E nesse caso, a escrituração contábil pode ser feita nos moldes por voce citados.

As suas opiniões e orientações são sempre muito bem colocadas e corretas.
Muito obrigada por ajudar-me!

Boa tarde, João Barbosa dos Santos.
Não utilize a nomenclatura Venda de Serviços e sim Receitas da Prestação de Serviços.Considero mais técnica e adequada à sua atividade.

Estive pensando em mudar a nomenclatura dessa conta e não me ocorreu utilizar Receitas da Prestação de Serviços porque no plano de contas tem a descrição Receitas nas quatro contas sintéticas do grupo.
Mas a sua opinião despertou a razão e não tenho que preocupar-me com palavras repetidas e sim adequar de forma correta.
Muito obrigada por ajudar-me!

Desejo a vocês uma ótima tarde e muito obrigada pelas dicas!

Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247
Página 3 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.