x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 4.885

Nota fiscal pessoa física venda de produtos

Felipe Lopes

Felipe Lopes

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 10 anos Terça-Feira | 22 abril 2014 | 17:19

Olá pessoal,

minha mãe revende produtos artesanais pela internet. Ela é pessoa física e eu gostaria de regularizar a prática dela. São valores pequenos que não justificam a abertura de uma empresa. É possível a ela, como pessoa física, emitir nota fiscal destes produtos? No caso ela pagaria os impostos de cada nota emitida normalmente.

Obrigado a todos.

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 24 abril 2014 | 10:14

Caro Felipe Lopes

A melhor forma de regularizar a situação da sua mãe é abrindo uma inscrição como MEI com a atividade de Artesã (existem várias "modalidades").

Dá uma olhada no site: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual

Lá vc terá todas as informações sobre atividades permitidas, inscrição, custo e outras informações...

Lembrando que ao se formalizar não será somente a nota que ela terá... pode fazer financiamento no banco do povo... passa a ter direito a aposentadoria, e outros...


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 24 abril 2014 | 10:15

Felipe,

Bom Dia.

Para facilitar a pratica de comercio da sua mãe e ajuda-la, você pode abrir um MEI (Micro Empreendedor Individual) para ela.

Que ela poderá faturar até 5.000,00 R$ por mes ou 60.000,00 R$ , e somente pagará em torno de 40,00 R$ por mes, e neste valor já está incluso o INSS dela como empresaria, dando para ela todos os direitos de aposentaria, auxilio doença, etc.

E é muito facil de criar um MEI e se ela achar por bem encerra-lo será facil de encerra-lo tambem.

E assim ela estará amparada pela lei e não terá transtornos futuros.

Espero ter ajudado e bom dia.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Allison Moreno

Allison Moreno

Bronze DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 10 anos Quinta-Feira | 24 abril 2014 | 10:32

Bom dia.
Felipe,
Realmente é melhor ela Abrir uma Inscrição como MEI, tanto para ela vender com NF, ter garantias previdenciárias como também para comprovar
a autencidade das mercadorias que ele possui em seu nome.

Agora, se ela for revender essa mercadoria para uma pessoa Juridica, ela pode " pedir" que a empresa recolha os tributos por ela, diminuindo o valor das mercadria vendidas.

Fica ai a dica.

Felipe Lopes

Felipe Lopes

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 10 anos Quinta-Feira | 24 abril 2014 | 16:24

Olá pessoal,

muito obrigado pelas dicas. Eu não sei se o negócio dará certo (estou querendo montar uma loja virtual para ela) e portanto queria uma solução temporária enquanto ela faz esse 'teste' nos primeiros meses. Vendo a viabilidade da coisa, certamente faríamos o MEI. Mas abrir um MEI apenas para fazer um teste é um pouco complicado. Por isso queria saber se não há como emitir a nota por produtos pela SEFAZ (li isso em algum lugar)n apenas como solução temporária enquanto tateamos a coisa. Para podermos vender os primeiros produtos e pagar os impostos referentes a eles.

Complementando, ela não é artesã, é apenas a revendedora dos produtos.

Muito obrigado a todos.

THIAGO FERREIRA DA SILVA

Thiago Ferreira da Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 abril 2014 | 09:58

Bom Dia Felipe.

Sei que aparentemente pode parecer um pouco complexo, porem não há outra forma mais simplificada que o MEI para te amparar legalmente e te dar condições de emissão de documentos fiscais,

O importante é tentar e como te disse o MEI é muito facil de inicira suas atividade como tambem é muito facil de encerra-lo, e ele permite atividades de trabalhos como estes que sua mãe faz.

Espero ter ajudado e bom dia.

A ALEGRIA ADQUIRE-SE. É UMA ATITUDE DE CORAGEM. SER ALEGRE NÃO É FACIL. É UM ATO DE VONTADE.......
Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 12 maio 2014 | 12:59

Caro Felipe Lopes

Lembro que (se não der certo) vc pode alterar a atividade do MEI e partir para outra área, não precisa necessariamente fechar.

Mas pense positivo sempre.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.