x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 50

acessos 102.146

GPS em atraso paga sem os encargos

Sandra Maria da Silva

Sandra Maria da Silva

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 14 maio 2014 | 16:46

Boa tarde
Um cliente pagou a GPS da competência 03/2014 cujo vencimento era 17/04/2014 dia 22/04, pelo internetbank, sem os encargos pelo atraso no pagamento.
Como regularizar o pagamento dos encargos para que não fique com pendências junto a Previdência?
Grata
Sandra

Sandra Maria da Silva

Sandra Maria da Silva

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 14 maio 2014 | 17:28

Pessoal o cliente foi pagar a GPS com código 3000 no valor dos encargos de R$ 1,31 e o banco não aceitou dizendo que o valor mínimo é de R$ 10,00.
Este código não aceita somente o valor dos encargos?
O valor mínimo para GPS não é R$ 29,00?4Como ele deve proceder neste caso sendo que quer regularizar a situação?

RODRIGO MOREIRA GODOY AZEVEDO

Rodrigo Moreira Godoy Azevedo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 27 maio 2014 | 17:21

Vania, boa tarde.

Então quando recolhemos a Guia de INSS sem a devida multa é só gerar uma nova Guia usando o código 3000 informando o valor da multa e o período de apuração?

No nosso caso, foi identificado o valor devido a não liberação da CND e o que temos são as seguintes informações:

DIV GFIP 09/2012 R$ 60,41
DIV GFIP 10/2012 R$ 67,66

Sobre esses valores irá incidir alguma correção?

abs,

Obrigado

Milton Tagliani

Milton Tagliani

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 15 setembro 2014 | 09:46

Meu problema, enviei ao meu cliente uma GPS Competência 01/2014, Código Pag. 2100, valor original R$ 224,44, vencimento 20/02/2014. Porém ele pagou a GPS no dia 24/02/2014, verificando o extrato de contribuições previdenciário, me apresenta a guia sofrendo valores de imputação.
Olhando a guia no extrato está com recolhimento Valor de INSS R$ 221,52, Multa e Juros R$ 2,92, Totalizando os R$ 224,44, recolhido dia 24/02/2014, sei que isso está incorreto.
Para regularizar, sei que tenho que usar o Código de Pag. 3000, agora sobre o valores a regular essa guia.
Entro no sistema de recalculo da previdência, coloco a data de pagamento para dia 30/09/2014 (exemplo), uso valor original, o sistema de recalculo gera os valores de Multa e Juros R$ 58,57.
Valor original R$ 224,44, Valor Multa e Juros R$ 58,57, Total R$ 283,01.

REGULARIZANDO GUIA COM O CÓDIGO DE PAG. 3000.
Crio essa guia, e preencho o Valor do INSS R$ 0,00, Multa e Juros R$ 58,57, Total R$ 58,57, é isso que devo fazer?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 15 setembro 2014 | 09:49

Bom dia Milton

Exatamente isso, preencha uma GPS manualmente desta forma.
Valor INSS 0,00; Valor Juros/Multa: Valor apurado; Código: 3000;

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Milton Tagliani

Milton Tagliani

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 15 setembro 2014 | 09:52

Obrigado! caso aconteça do valor ser menor que R$ 10,00, e eu tenha 2 competências com valores incorretos, será que posso somar os juros/muta, e descrever 2 competência em uma guia só? ou seria muito confuso.

Milton Tagliani

Milton Tagliani

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 15 setembro 2014 | 10:02

Sobre os valores a recolher, um colega de trabalho me questionou, o valor do Juros/Multa, e para recolher conforme a data que foi paga indevidamente, ou recolher com valores atuais de Juros/Multa, como se estivesse recalculando com a data presente.

Elaine V.

Elaine V.

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 2 abril 2015 | 14:31

Uma GPS, com código 2208 (CEI) , competência 02/2015, que venceu em 20/03 foi paga em 25/03, mas sem o valor de JUROS e MULTAS.

Como faço uma guia só com esses valores para recolher?

No site (http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/captchar/index_salempresa2.html) só da a opção de calcular tudo (INSS + outras entidades e aí gera automaticamente as multas e juros)


Usei o código 3000, mas apareceu a seguinte mensagem "O código 3000 não é válido para CEI e Empresa. Verifique os valores possíveis clicando em Pesquisar ao lado do campo código."

E só tem essas opções de códigos:

2208 EMPRESAS EM GERAL - CEI
2216 EMPRESAS EM GERAL - CEI - PAGAMENTO EXCLUSIVO PARA OUTRAS ENTIDADES (SESC, SESI, SENAI, ETC.)
2240 EMPRESAS EM GERAL - CEI - PAGAMENTO EXCLUSIVO DE EMPRESAS CONVENIADAS COM O FNDE PARA COMPETÊNCIAS ANTERIORES A 01/2007
2321 FILANTROPICAS COM ISENCAO - CEI
2658 CONTRIB RETIDA NF/FATURA EMPRESA PRESTADORA SERVICO CEI
2704 COMERCIALIZACAO DA PRODUCAO RURAL - CEI
2712 COMERCIALIZACAO DA PRODUCAO RURAL - CEI - PAGAMENTO EXCLUSIVO PARA OUTRAS ENTIDADES (SENAR)
2801 RECLAMATORIA TRABALHISTA - CEI
2810 RECLAMATORIA TRABALHISTA - CEI - PAGAMENTO EXCLUSIVO PARA OUTRAS ENTIDADES (SESC, SESI, SENAI, ETC.)
2852 CONCILIAÇÃO, ACORDO, DISSÍDIO E CONVENÇÃO COLETIVA - CEI
2879 ACORDO PERANTE COMISSAO DE CONCILIACAO PREVIA; DISSIDIO OU ACORDO COLETIVO E CONVENCAO COLETIVA - RECOLHIMENTO EXCLUSIVO OUTRAS ENTIDADES OU FUNDOS - CEI

Gabriela França

Gabriela França

Iniciante DIVISÃO 1, Atendente
há 8 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 16:42

Olá boa tarde. Tenho uma dúvida em relação ao pagamento do GPS pago sem o juros e não sei como proceder.
Efetuei o pagamento do INSS da babá do mês de competência 06/2015, porém sem o acréscimo de juros pois o site da previdência ainda não estava atualizado com a nova data limite.
Como faço agora pra efetuar este pagamento somente dos juros da competência 06/2015? Tenho aquele guia manual.
Me ajudem por favor.

Desde já agradeço

Katia Oliveira de Souza

Katia Oliveira de Souza

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2016 | 10:37

Bom dia!

Estou gerando uma sefip hoje (29/08/16) competente a junho, o motivo é que pagamos o dissídio mas não tinha os dados da convenção coletiva para gerar.
Agora que tenho, importei para o SEFIP, mas vi que os valores não sofreram multas e juros?

Está correto?

Todas as coisas em minha vida vieram e virão ao seu tempo, pois a frente delas está Deus preparando o que é melhor!
Jéssica Duarte Oliveira

Jéssica Duarte Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 09:48

Bom dia!
Um cliente pagou duas GPS em atraso sem multa e juros, gerei uma GPS para cada competência no código 3000 e ele pagou, só que a receita não deu baixa nesse valor. O procedimento para pagamento de multas e juros mudou? Pois a RFB me deu essa resposta:

Divergência GFIPXGPS: .Conceito: Imputação proporcional: nos recolhimentos
efetuados fora de prazo, o pagamento a menor de encargos legais gera
distorções que não são resolvidas com o recolhimento das diferenças
verificadas , uma vez que os pagamentos amortizam apenas parte do
principal e respectivos acréscimos.



O cálculo da imputação proporcional usará os campos 6, 9 e 10 da guia GPS
que são denominados Valor do INSS, Valor Outras Entidades e ATM/Multa e
Juros, respectivamente. O cálculo verificará se o valor informado no campo
10 está correto, efetuando ajustes nos 3 campos, quando necessário.


Assim, a partir desta imputação das guias, realocando os valores nos campo
6 , 9 e 10, poderão serão apresentadas divergências ( diferenças) nos
campos 6 e 9 ( valores que diante do fator de imputação foram retirados
destes campos e realocados ao campo 10),


Somente deverão ser feitos recolhimentos , caso após a imputação forem
apresentadas divergências, sendo que nestes casos, as guias deverão ser
recolhidos pelo contribuinte, em regra, com os mesmos códigos das guias da
empresa , colocando na competência em que este fato ocorreu, com os devidos
acréscimos legais( a divergência aparecerá no relatório complementar da
empresa, devendo ser recolhida nos campos correto -6 e 9 - COM OS DEVIDOS
ACRÉSCIMOS LEGAIS). Não devem ser recolhidos com código 3000.

Victor

Victor

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Banco de Dados
há 7 anos Terça-Feira | 17 janeiro 2017 | 10:25

No meu caso, o pagamento foi feito em atraso sem recolhimento dos juros. Segundo o relatório do ecac, a divergência é de 25,48

Pelo novo procedimento, eu vou usar o código 2003 (simples) deixar o valor do inss em branco e preencher apenas os juros?

Incide juros/atualização sobre a divergência? Ou basta informar o mesmo valor?

katia moura

Katia Moura

Bronze DIVISÃO 2, Analista Cargos e Salários
há 7 anos Quarta-Feira | 1 março 2017 | 16:56

Boa tarde,
Um cliente pagou uma GPS em atraso e esqueceu de informa o valor da multa e juros na hora do pagamento.
Como faço para gera esse valor referente o juros que ficou em aberto.
A competência e 12/2016, qual o código devo fazer? tem juros encima desse juros que ficou em aberto?

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.