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Controladoria e Orçamento

Rafael Malagó

Rafael Malagó

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Projetos
há 9 anos Quinta-Feira | 29 maio 2014 | 15:51

Olá pessoal,
o trabalho diz muito para utilizar o excel, mas como enviar o trabalho se o sistema de postagem só aceita doc, docx e pdf?
Alguem já tentou enviar em xls para ver se dá certo?
Será que é para incluir as tabelas em um doc?


Se alguem ja enviou, por favor comente como fez.


Obrigado

Cristina Savi

Cristina Savi

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Quinta-Feira | 29 maio 2014 | 19:46

Minha duvida é que o enunciado se contradiz com o restante:
Fala que é Regime de Competência: são contabilizados como Receita ou Despesa, os valores dentro do mês de Competência (qdo Gerados), mas se contradiz quando dentro do mês de Fevereiro e Março pede "utilizar as operações de janeiro com efeito em fevereiro - utilizar as operações de fevereiro com efeitos em março" ai passa a ser Regime de caixa.
Minha Pergunta é:
Pode uma empresa trabalhar com os dois regimes ou o enunciado esta errado ?
O que vamos enviar como solução: salários e vendas a prazo sendo registrados no mês que foram gerados(competência) ou salários e vendas a prazo sendo registrados quando foram pagos, liquidados?
Alguém pode me ajudar?

Juliana Barboza

Juliana Barboza

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Jurídico
há 9 anos Quinta-Feira | 29 maio 2014 | 19:57

Boa noite Pessoal

O exercício postado no AVA possui um erro no enunciado conforme a Neide Aparecida mencionou. Substitui com o saldo inicial certo e montei conforme a estrutura deles.

Estou com dificuldades no item C...

Karen Regina de Abreu Moia

Karen Regina de Abreu Moia

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 9 anos Quinta-Feira | 29 maio 2014 | 20:57

Pessoal,

Se o computador de vocês tiver a impressora Cute Pdf incluída, vocês podem dar imprimir na planilha Excel e imprimir nessa impressora. Ela salvará o arquivo em PDF. Também no próprio Excel, algumas vezes há a possibilidade de Salvar Como e escolher a opção PDF ao invés de Pasta de Trabalho em Excel. Assim podem enviar o arquivo montado em Excel como PDF. Espero ter ajudado.

Abs.
Karen Abreu

Cintiana de Souza Almeida

Cintiana de Souza Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 29 maio 2014 | 21:49

Meus cálculos para a letra a) ficaram assim:

JANEIRO R$
1 - SALDO CAIXA 1.000,00
Saldo Inicial de Caixa 1.000,00
2 – ENTRADAS 2.500,00
Prev. Receb. Clientes 2.500,00
3 - TOTAL SALDO DISPONÍVEL (1+2) 3.500,00
4 – SAÍDAS 1.880,00
4.1 - Compra a vista Mat. Escritório 80,00
4.2 - Pgto. Fornecedores 1.800,00
6 - SALDO DO MÊS (3-4) 1.620,00


FEVEREIRO R$
1 - SALDO CAIXA 1.620,00
Saldo Inicial de Caixa 1.620,00
2 – ENTRADAS 3.200,00
Prev. Receb. Clientes 3.200,00
3 - TOTAL SALDO DISPONÍVEL (1+2) 4.820,00
4 – SAÍDAS 1.615,00
4.1 - Pgto. Salário Ref. Janeiro 1.500,00
4.2 - Compra a vista Mat. Limpeza 115,00
6 - SALDO DO MÊS (3-4) 3.205,00


MARÇO R$
1 - SALDO CAIXA 7.205,00
1.1 - Saldo Inicial de Caixa 3.205,00
1.2 - EMPRÉSTIMO* 4.000,00
2 – ENTRADAS 1.200,00
Vendas a vista 1.200,00
3 - TOTAL SALDO DISPONÍVEL (1+2) 8.405,00
4 – SAÍDAS 8.380,00
4.1 - Pgto. Salário Ref. Fevereiro 1.900,00
4.2 - Pgto. Fornecedores 6.480,00
6 - SALDO DO MÊS (3-4) 25,00

Ao analisar esse planejamento nota-se a necessidade de um empréstimo no valor de R$4.000,00 para que todos os compromissos provisionados para o primeiro trimestre de 2x14 sejam honrados.

O que acham? Será que está certo?

Para o Orçado x Realizado com as variações, utilizei a mesma tabela de resposta do item a), acrescentando as colunas realizado, variação em valor e variação em percentual.

JANEIRO_______________________ORÇADO_______REALIZADO___VARIAÇÃO R$___VARIAÇÃO %
1 - SALDO CAIXA_________________1.000,00________1.000,00__________0_________0,0%
Saldo Inicial de Caixa__________1.000,00________1.000,00__________0 _________0,0%
2 - ENTRADAS___________________2.500,00________1.780,00 _______ 720,00_______28,8%
Prev. Receb. Clientes__________ 2.500,00________1.780,00 ________720,00_______28,8%
3 - TOTAL SALDO DISPONÍVEL (1+2)__3.500,00 _______ 2.780,00 ________720,00______20,6%
4 - SAÍDAS______________________1.880,00 _______1.605,00 ________275,00_______14,6%
4.1 - Compra a vista Mat. Escritório__80,00 _________75,00 _________5,00_________6,3%
4.2 - Pgto. Fornecedores________1.800,00 ________1.530,00 _______270,00 ______15,0%
6 - SALDO DO MÊS (3-4)___________1.620,00 ________1.175,00 _______445,00_______27,5%

FEVEREIRO ____________________ORÇADO_______REALIZADO___VARIAÇÃO R$___VARIAÇÃO %
1 - SALDO CAIXA________________1.620,00_________1.175,00_______445,00 _______27,5%
Saldo Inicial de Caixa_________1.620,00 _________1.175,00 ______445,00 _______27,5%
2 - ENTRADAS__________________ 3.200,00_________2.910,00 ______290,00 ________9,1%
Prev. Receb. Clientes__________3.200,00 _________2.910,00______290,00 ________9,1%
3 - TOTAL SALDO DISPONÍVEL (1+2)_4.820,00 ________4.085,00 ______735,00________15,2%
4 - SAÍDAS_____________________1.615,00 ________1.585,00 _______30,00 ________1,9%
4.1 - Pgto. Salário Ref. Janeiro__1.500,00 ________1.487,00 _______ 13,00________0,9%
4.2 - Compra a vista Mat. Limpeza_115,00 __________98,00 _______17,00 ________14,8%
6 - SALDO DO MÊS (3-4)___________ 3.205,00________2.500,00_______705,00 _______22,0%

MARÇO_________________________ORÇADO_____REALIZADO____VARIAÇÃO R$_____VARIAÇÃO %
1 - SALDO CAIXA__________________7.205,00_______7.050,00_______155,00___________2,2%
1.1 - Saldo Inicial de Caixa_______3.205,00_______2.500,00 _______705,00___________22,0%
1.2 - EMPRÉSTIMO*____________4.000,00 _______4.550,00______ -550,00__________-13,8%
2 - ENTRADA_____________________1.200,00 ________937,00 _______263,00___________21,9%
Vendas a vista_________________1.200,00 ________937,00 _______263,00 __________21,9%
3 - TOTAL SALDO DISPONÍVEL (1+2)___8.405,00 _______7.987,00 ______418,00 ___________5,0%
4 - SAÍDAS_______________________8.380,00 _______7.967,00 ______413,00 ___________4,9%
4.1 - Pgto. Salário Ref. Fevereiro___1.900,00_______1.822,00 _______78,00____________4,1%
4.2 - Pgto. Fornecedores_________6.480,00 ______ 6.145,00 _______335,00 ___________5,2%
6 - SALDO DO MÊS (3-4)______________25,00 _________20,00_________5,00____________20,0%

O que acham? Estou no caminho certo?

Cintiana S. Ameida
Ivania Berenger da Silva

Ivania Berenger da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Analista
há 9 anos Quinta-Feira | 29 maio 2014 | 23:12

Cintiana e Neide,

Fiz a mesma coisa que vocês só estou na dúvida sobre o relatorio, achei que a explicação das variações seria linha a linha.
pelo que eu estou vendo vocês estão elaborando um relatorio separado da planilha?

Cintiana de Souza Almeida

Cintiana de Souza Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 29 maio 2014 | 23:20

Para o relatório, é complicado, pois por exemplo, o valor realizado referente ao pagamento aos fornecedores foi menor do que o realizado, e podem haver muitas explicações para isso, uma delas seria que a empresa teria reduzido a quantidade de matéria-prima comprada, ou conseguido um preço menor pela matéria-prima ou ainda ter deixado de fazer o pagamento a algum fornecedor.

Para a redução no valor dos salários pode ter ocorrido redução no quadro de funcionários ou a redução na quantia de horas extras do período.

E por ai vai

Cintiana S. Ameida
Cintiana de Souza Almeida

Cintiana de Souza Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 30 maio 2014 | 00:16

Que bom que pude ajudar.

Olha o meu relatório, não achei que ele ficou tão breve. rsrs
RESPOSTA C:
Com base nos dados apresentados na Tabela Orçado X Realizado 1º Trimestre 2x14, os saldos são, em geral, desfavoráveis para a empresa, pois o realizado foi menor do que o orçado.
Para que possa ser fornecido um relatório mais confiável é necessária a análise detalhada dos motivos que levaram a essa diferença do orçado para o realizado, tais com: o valor de compra e a quantidade de matérias-primas adquiridas, para verificar se houve redução no preço de compra ou redução na quantidade comprada; o valor de venda e a quantidade de mercadorias vendidas, para verificar se houve redução no preço de venda ou na quantidade vendida; o quadro de funcionários e a quantia de horas extras, para verificar se houve redução no quadro de funcionários ou redução na quantia de horas extras realizadas. Com tais dados também auxiliam na explicação da redução no valor de compra de materiais de escritório e materiais de limpeza, se ocorreram devido a uma baixa nas atividades da empresa ou a uma maior economia.
A partir de tais informações é possível dizer com certeza se o que ocorreu no período foi realmente desfavorável para a empresa e se planejar qual a melhor forma de se agir para corrigir possíveis falhas.

Cintiana S. Ameida
LIDIANE DA SILVA MARTINS

Lidiane da Silva Martins

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 30 maio 2014 | 08:17

alguém conseguiu fazer o relatorio?

determinada empresa do ramo industrial apresenta um ponto de equilibrio pec de 700 unidades. Devido aos avanços tecnologicos, sabe-se que em breve ela tera que substituir seus equipamentos industriais. Tomando como base esssa premissa, com 700 unidades produzindo e evendendo no mes, a empresa consiguirá adquirir seus equipamentos?


Rafael Malagó

Rafael Malagó

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Projetos
há 9 anos Sexta-Feira | 30 maio 2014 | 10:40

Olá Cintiana,
estou no mesmo caminho que você, minhas tabelas bateram os resultados e meu relatório é neste caminho também. A empresa gastou menos do que o planejado, porém as receitas foram inferiores em um ordem maior o que deixa a empresa em uma situação desfavoravel necessidando em março de um emprestimo maior que o previsto, isto mostra que a empresa precisa repensar sem planejamento para o segundo semestre para melhorar a saude financeira da empresa.

Abraços,
Rafael

NEIDE APARECIDA MARQUES

Neide Aparecida Marques

Bronze DIVISÃO 2, Assessor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 30 maio 2014 | 11:10

Por se tratar de uma situação fictícia , creio que o que será analisado é o nosso aprendizado sobre o planejamento e controle dentro de uma empresa. Estou pensando seriamente em fazer um relatório como se fosse a contadora da empresa e outro analisando como aluna.

MICHELLE ARAUJO VERA

Michelle Araujo Vera

Bronze DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Sexta-Feira | 30 maio 2014 | 13:49

Minhas planilhas também bateram com essas, porém no item do empréstimo bancário do mês de março, na planilha comparativa do orçado X realizado, a variação em percentual é de 13%, pois como houve um aumento a conta deve ser a divisão da variação pelo maior valor (realizado) e não orçado, não é isso?

Daise Mendonça

Daise Mendonça

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 8 anos Domingo | 24 maio 2015 | 19:52

Cintiana de Souza Almeida

Cristiana tudo bem, eu sou aluna da unip e estou fazendo um trabalho parecido com que vc fez, não sei nem por onde começar será que vc ainda tem esse trabalho para eu ter um parametro, não entendi como vc fez esses calculos no excel.

Abraços

Daise

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