x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 11.624

Contabilização de gado vendido em cabeças mas rec em kg

Natalia Rose Lima

Natalia Rose Lima

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 20 maio 2014 | 11:48

Bom dia,sou do estado de Mato Grosso, e estou com a seguinte situação: O produtor rural pessoa física vende gado para abate em frigorífico, e faz a nota fiscal informando a quantia de cabeças e o valor de pauta da venda. Por exemplo, nota fiscal nº 19, vende 18 cabeças ao valor de R$ 21.330,00.

Quando o gado entra no frigorífico, é pesado, e o frigorífico faz uma nota da diferença do valor, neste caso uma nota fiscal de R$ 6.881,07, que é a diferença do valor do gado.

Ou seja, o produtor deu a nota de R$ 21.330,00, e o frigorifico pagou a diferença de R$ 6.881,07, totalizando o valor do gado em R$ 28.211,07.

Acontece que o frigorifico dá a nota em kilos, não em cabeças. O contribuinte é obrigado ao sped, mas não sei como contabilizar essa diferença, pois não tem como saber quantas cabeças que dá.

Alguém poderia ajudar? Fico muito grata.

Natalia Rose Lima

Natalia Rose Lima

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 21 maio 2014 | 17:50

Vou detalhar melhor:
Nota do produtor nº 19, contém:
15 vacas gorda para abate valor unitário 1.090,000, total 16.350,00
3 boi gordo para abate valor unitário 1.660,00 total 4.980,00
total da nota do produtor: 21.330,00

Quando o gado entrou no frigorifico e foi pesado, o frigorifico fez a nota 12978 da diferença do gado, contém:
boi gordo quantidade quilo: 1.290,20, valor unitário 5,3333, total 6.881,07

Pelo pouco que eu conheço, a nota fiscal deve ser escriturada conforme sua emissão. Então a pergunta é: como escriturar os quilos, se a venda é de boi inteiro? o Estoque fica negativo no Sped?

Por que se considerar a realidade, o frigorifico pagando apenas a diferença, (6.881,07/3 boi: 2293,69) mais o valor declarado pelo produtor de 1660,00 cada, o boi está saíndo a 3.953.69 (fora da realidade).

Patrick de Moraes Vicente

Patrick de Moraes Vicente

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 22 maio 2014 | 10:36

Bom dia!

Natalia Rose Lima,

1- Há a possibilidade de pesar o gado antes de transportar para o Frogorífico ?
Nesse caso você já emitiria a nota com o valor exato.

2- Uma outra solução, seria você emitir uma nota complementar, ou seja, você emitiria uma segunda nota com os animais que tiveram acréscimo devido ao peso (o valor de cada unidade, será o acréscimo), você deve tributar essa segunda nota normalmente.

Att.

Natalia Rose Lima

Natalia Rose Lima

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 22 maio 2014 | 11:53

Bom dia Patrick,

Os produtores para quem eu trabalho não possuem balança, então a primeira possibilidade não tem jeito.

A maneira que eu estou fazendo, como não consegui outra orientação é a seguinte:

1º Eu lanço a nota do produtor com a quantia de gado em cabeças e o valor declarado;

2º eu lanço a nota do frigorifico, referenciando a do produtor, sem estoque, apenas o valor da diferença.

Eu não concordo em estar fazendo assim, pois está faltando dados, mas eu simplesmente não consegui outra opção, pois na nota do frigorífico, como já disse antes, vem apenas a diferença dos quilos, não vem em cabeças.

Se tiver alguma outra opção, por favor me ajude.

Obrigada,

Natalia.

Natalia Rose Lima

Natalia Rose Lima

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 22 maio 2014 | 14:17

Boa tarde Patrick de Moraes Vicente, o procedimento no Mato Grosso é assim: O produtor emite uma nota fiscal de venda para o frigorifico, constando a quantia de cabeças e o valor de pauta do gado. Quando o gado entra no frigorifico, o frigorifico emite uma nota de entrada, e lança a diferença do valor do gado em quilos. Então contabilizamos as duas. O problema é o sped, pois eu nao tenho no estoque gado em kilos, por isso a minha dúvida, gostaria de saber se tem mais alguem com esse problema, e como está lançando.

Obrigada.

Natalia Lima.

lenne da silva

Lenne da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 9 anos Quinta-Feira | 22 maio 2014 | 14:52

Boa tarde Natalia, tenho casos assim aqui no escritório, mas pelo que eu entendo é o seguinte, o produtor emite a nota fiscal de venda para o frigorifico em cabeças e quando entra no destino são abatidos e pesados em arroba, no seu caso nf produtor 21.330,00 e quando morreu ficou 6.881,07 mais caro, essa nota da diferença é como o noss colega Patrick questionou, é o produtor quem deve emiti-la como complemento de valores pois ele irá receber 28.211,07, da venda dos gados, agora a questão desta nf de complemento para lançamento no sped eu já não sei ti falar com certeza, você poderia criar um produto com a descrição "complemento de valor", apenas para o sped não ficar sem lançar produto, outra situação que ocorre é se fosse o oposto da situação citada acima se após o abate do gado o peso em arroba ficar menos que o valor emitido pela nf do produtor aí sim o frigorifico deve emitir uma nf com a descrição " devolução de valores" e esta nf deve ser lançada na entrada do produtor, mas se não me engano apenas em alguns frigorificos estão fazendo ainda do modo que você citou natalia, me parece que agora todos estão dessa forma como lhe expliquei, porque antes o produtor emitia a nota de simples remessa em cabeça apenas para acompanhar o gado até o frigorifico e quando abatia, o frigorifico emitia a nota fiscal de venda com o valor real do peso que iriam pagar para o produtor, daí essa nota que é lançada como venda, mas creio que nesse caso voce lança também no sped como kg, já que é essa nota que você vai contabilizar como faturamento, mas verifique como ficou essa situação, porque eu emito 03 frigorificos e atualmente estão todos fazendo as notas de complemento de valores, espero ter ajudado!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.