x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 1.122

Venda de mercadorias adquiridas para prestação de serviços

Amanda Couto

Amanda Couto

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 20 maio 2014 | 18:01

Galera a empresa onde trabalho comprou mercadorias que foram compradas diretamente para estoque para prestação de serviço, porém, a empresa optou por realizar a venda de alguns materiais.

1) Essa venda pode ser feita.

2) Se sim.
2.1) Como ficaria essa mudança no Fiscal.
2.2) Terá impacto de impostos.
2.3) Como seria essa transferência contabilmente?

Amanda Couto

Amanda Couto

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 21 maio 2014 | 18:07

Fernando,

A empresa trabalha no ramo de prestação de serviços e venda de mercadoria, tem nota fiscal, livro e apura guia, e no seu contrato tem as duas operações(Prestação de Serv. e Venda).

Minha duvida é que a empresa comprou essa mercadoria para usar em um serviço, mais parte dela não foi utilizada. Como faço essa mudança dentro da empresa fiscalmente e contabilmente?

Obrigada!!!

Fabio Gama Pereira

Fabio Gama Pereira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 22 maio 2014 | 09:15

Ressalvadas as exceções expressas na lista anexa á Lei Complementar 116/2003, os serviços nela mencionados não ficam sujeitos ao ICMS, ainda que sua prestação envolva fornecimento de mercadorias.
Seguem, então, as exceções previstas, quando então se tributará pelo ICMS o valor das mercadorias fornecidas:

7.02 – Execução, por administração, empreitada ou subempreitada, de obras de construção civil, hidráulica ou elétrica e de outras obras semelhantes, inclusive sondagem, perfuração de poços, escavação, drenagem e irrigação, terraplanagem, pavimentação, concretagem e a instalação e montagem de produtos, peças e equipamentos (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador de serviços fora do local da prestação dos serviços, que fica sujeito ao ICMS).

7.05 – Reparação, conservação e reforma de edifícios, estradas, pontes, portos e congêneres (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador dos serviços, fora do local da prestação dos serviços, que fica sujeito ao ICMS).

Fabio Gama | Contador
email: [email protected]
FERNANDO CESAR LEONARDO

Fernando Cesar Leonardo

Prata DIVISÃO 1, Controller
há 9 anos Quinta-Feira | 22 maio 2014 | 10:39

Amanda,

A sobra de material, para ser contabilizada no estoque e revendida, deverá estornar o custo do serviço onde ocorreu a sobra, debitar o estoque de mercadorias e ajustes no seu livro de entrada e gia, bem como seus reflexos contábeis dos créditos, para a compensação quando do débito dos tributos na venda.

Fernando Cesar Leonardo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.