x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 774

Transferencia de bens para conserto

Cláudia B.G.

Cláudia B.g.

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Informática
há 9 anos Quarta-Feira | 21 maio 2014 | 15:41

Boa tarde pessoal!

Trabalho em um grupo de empresas, que tem a matriz e 42 filiais.
Uma dessas filiais, é setor de manutenção. Então a dúvida é a seguinte:
Quando eu tenho um bem de uma filial qualquer, e precisar ir para a filial da manutenção para ser consertado, eu posso contabilizar essa saída por uma conta transitória (remessa para conserto) ou é preciso utilizar as contas de ativo imobilizado e depreciação. O bem a ser consertado fica no máximo 5 dias na manutenção, então estamos lançando tirando o bem do ativo e da depreciação de numa filial e transferindo para a outra (manutenção), e quando o bem retorna, faço o lançamento devolvendo.
Tive uma informação que só posso utilizar as contas transitórias se for para conserto em uma terceirizada. Não podendo utilizar essas contas quando a manutenção é uma filial.

Att,
CBG

Patrick de Moraes Vicente

Patrick de Moraes Vicente

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 21 maio 2014 | 16:55

Boa tarde!

Cláudia B.g.,

A contabilização em contas de compensação são apenas para fins de controle, porém a emissão de uma nota para conserto/reparo é obrigatória, pois o bem irá transitar para fora do estabelecimento. Embora o destino seja uma filial, acho válido você fazer esse controle contábil, independente se o destino seja um terceiro. Entendi a dúvida em relação ao controle, já que o bem terá como destino a própria empresa,ou seja, o bem não ficará sob responsabilidade de terceiros. Como disse antes, as contas de compensação são para fins de controle, é indiferente o destino do bem. No caso da depreciação, não há alteração alguma.

Contabilização das Contas de Compensação:

1- Empresa que irá enviar os bens para Reparo

Quando do Envio para reparo:

D - Bens Remetidos para Reparo (CCA)
C - Reparo de Bens por Terceiros (CCP)

Quando do Retorno do bem:

D - Reparo de Bens por Terceiros (CCP)
C - Bens Remetidos para Reparo (CCA)

2- Empresa que realizará o reparo dos bens

Quando do recebimento do bem para reparo:

D - Bens Recebidos Para Reparo (CCA)
C - Reparo de Bens de Terceiros (CCP)

Quando do envio dos bens reparados ao cliente:

D - Reparo de Bens de Terceiros (CCP)
C - Bens Recebidos Para Reparo (CCA)

Legenda:

CCA - Conta de Compensação Atica
CCP - Conta de Compensação Passiva

Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.