x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 31

acessos 26.620

Balanço empresa constituida

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 31 agosto 2006 | 08:50

Oi Julio,

A solução (segundo a lei) é a elaboração de um Balanço de Abertura, que será seu ponto de partida para a regularização da contabilidade.

No caso desta empresa, que nunca manteve os registros contábeis, nas condições exigidas pela legislação fiscal você deverá, por ocasião do levantamento do balanço de abertura, proceder da seguinte forma:

Faça um levantamento junto a empresa inventariando todas as contas, isto é, verifique a posição (saldos) de Clientes, Fornecedores, contagem física dos estoques, saldo de caixa e bancários, bens do Imobilizado, enfim, de todos os direitos, haveres e obrigações (deveres) da empresa na data em que fará o Balanço de Abertura.

Para determinar o valor a ser registrado, tenha como base o custo dos bens do ativo imobilizado, dos investimentos permanentes e outros valores sujeitos à correção monetária do balanço, bem como o valor do capital social, corrigidos monetariamente desde a data da aquisição e da integralização do capital até 31.12.95;

Considere como utilizadas as quotas de depreciação, amortização e exaustão, devidamente corrigidas até 31.12.95, que seriam cabíveis nos períodos-base anteriores àquele em que realizar o balanço de abertura;

Uma vez tomadas todas estas providências e de posse dos referidos saldos, proceda aos registros contábeis dos valores apurados no levantamento patrimonial, lançando a diferença verificada entre o Ativo e Passivo como Lucros ou Prejuízos Acumulados;

Na prática ficaria assim:

D - Contas do Ativo
C - Balanço de Abertura (Conta Transitória)

D - Balanço de Abertura (Conta Transitória)
C - Contas do Passivo

Após efetuados os lançamentos acima, verifique o saldo da conta transitória " Balanço de Abertura". Se for negativo (devedor) o Balanço de Abertura indica que a empresa apurou prejuízos desde sua abertura até a data do referido Balanço. Se positivo, apurou Lucros.

Sua atenção deve estar voltada para o fato de que o resultado apurado é meramente contábil ou seja, se apurou prejuízo, este não pode ser compensado e se foram Lucros, não podem ser distribuídos aos sócios.

O ideal é que o diferencie de futuros resultados, lançando-o em conta específica no Patrimônio Líquido como Lucros (ou Prejuízos) em Suspenso, por exemplo.

Lançamentos

D - Prejuízos em Suspenso (Patrimônio Liquido)
C - Balanço de Abertura (Contra Transitória)

Ou

D - Balanço de Abertura (Contra Transitória)
C - Lucros em Suspenso (Patrimônio Liquido)

PS - Se a empresa não tem nada, esteve inativa e "desapareceu" com o dinheiro do Capital Social, eu sugiro que lance o referido capital contra Prejuízos em Suspenso, já que o dinheiro teoricamente foi gasto e nada foi convertido em ativos da empresa.

JOSE ANTONIO DA CRUZ

Jose Antonio da Cruz

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 17 anos Sexta-Feira | 26 janeiro 2007 | 15:39

Preciso montar uma balanço atualizado de uma empresa, e o Capital social é no valor de 2.000.000,00, em moeda de 1977.

Minha duvida como faço a correção monetaria deste capital para chegar aos volor do Capital e da correção até a data de hoje.

Grato

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Sábado | 27 janeiro 2007 | 11:45

Bom dia José

A elaboração do balanço de abertura deve seguir as formalidades demonstradas acima quanto aos levantamentos preliminares e aos lançamentos contábeis propriamente ditos.

Naturalmente o valor do capital social deverá constar atualizado como os saldos das outras contas. Como os cálculos são complexos e nem sempre conseguimos chegar ao exato valor já atualizado nas Juntas Comerciais, fica muito mais fácil e simples, você solicitar uma Certidão Simplificada da empresa a Junta Comercial de seu Estado.

Nesta Certidão Simplificada constará o Capital Social atualizado e você não terá o incômodo de corrigi-lo e considerar a contrapartida da correção monetária, bastando que use o valor ali constante.

Flavio Cesar de Oliveira

Flavio Cesar de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 24 julho 2007 | 15:59

Saulo aproveitando o assunto gostaria de perguntar como faço para fechar um balanço Patrimonial com os seguintes dados levantados a prtir do balnaço de abertura:
Ativo
Caixa: 1528,00
Estoque de 2005: 1250,00
Passivo
Encargos Sociais: 340,86
Tributários: 106,66
Capital: 2.000,00

Apurando:
Ativo Circulante: 2.778,00
Passivo Circulante: 447,52
Passivo Liquido: 1.330,48
Capital: 2.000,00
Lucro Acumulado: 330,48

Fechando 2778,00 para Ativo e Passivo

Agora meu problema é como farei estes lançamentos??
Qual conta tenho que debitar e creditar??

E sobre as provisões??
Por exemplo eu faço a provisão de uma conta da seguinte maneira:
D- INSS
C- INSS a Recolher

Estaria certo??
Pois quando efetuo o pagamento deste imposto fica:
D-INSS
C-Caixa

Caso possa me ajudar ficarei grato
Flavio Cesar
E Parabens por completar um ano de Contábeis.com

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2007 | 08:15

Bom dia Flavio,

Devo-lhe desculpas por não ter respondido a seu questionamento até então. Em verdade tinha passado desapercebido e somente ontem o notei.

Como você apropriadamente colocou, ao confrontar as contas do Ativo com as do Passivo verificou-se no exemplo acima que há uma diferença de R$ 330,48 que se presume ser o lucro apurado no período.

Sua atenção deve estar voltada para o fato de que o resultado apurado é meramente contábil ou seja, os lucros assim apurados, não podem ser distribuídos aos sócios e nem servirem como base para absorção de prejuízos eventualmente apurados no futuro. Face ao exposto, o ideal é que o diferencie de futuros resultados, lançando-o em conta específica no Patrimônio Líquido como Lucros em Suspenso, por exemplo.

Para o registro dos lançamentos contábeis e conseqüente Balanço de Abertura você deve abrir uma conta transitória com a mesma denominação (Balanço de Abertura) que será debitada pela contrapartida do saldo das contas do Passivo e creditada pela contrapartida das contas do Ativo. Na prática ficaria assim:

Contas do Ativo
D - Caixa (Ativo Disponível)
C - Balanço de Abertura (Conta Transitória) - 1.528,00

D - Estoques (Ativo Circulante)
C - Balanço de Abertura (Conta Transitória) - 1.250,00

Contas do Passivo
D - Balanço de Abertura (Conta Transitória)
C - Encargos Sociais (Passivo Circulante) - 340,86

D - Balanço de Abertura (Conta Transitória)
C - Encargos Tributários (Passivo Circulante) - 106,66

D - Balanço de Abertura (Conta Transitória)
C - Capital Social (Patrimônio Líquido) - 2.000,00

D - Balanço de Abertura (Conta Transitória)
C - Lucros em Suspenso (Patrimônio Líquido) - 330,48

Notas
01 - Estoques - Os estoques inventariados deverão ser transcritos em Livro próprio (Registro de Inventário) pelo valor de mercado e custo médio com base em laudos de avaliação.

02 - Capital Social - O Capital Social a ser registrado será aquele informado pela Junta Comercial de seu Estado quando se solicita Certidão Simplificada, por já estar monetariamente atualizado.

03 - Encargos Sociais e Tributários - Os encargos sociais e tributários devem constar devidamente corrigidos até a data do Balanço de Abertura. Vale dizer que constarão acrescidos dos valores de multas e juros.

04 - Provisões - Não há que se falar em provisões quando nos referimos a valores que devam constar no Balanço de Abertura.

Vale dizer que os juros e as multas incorridos até a data deverão constar como se provisionados fossem, isto é, você deve elaborar apenas o Balanço Patrimonial sem a Demonstração de Resultados.

Face ao exposto (repito) as obrigações sociais e fiscais constarão no Balanço de Abertura já com a provisão de juros e multa como se tivessem sido anteriormente provisionados, ou seja, não se fará o lançamento da provisão (Encargos/Encargos a Recolher) mencionado por você .

Pelo exposto, você deve "refazer suas contas" e incluir (também) os juros e as multas que são devidos até a data do fechamento do Balanço de Abertura, posto que estes encargos são de períodos anteriores ao do balanço e não devem ser imputados ao exercício corrente ou a futuros.

...

fabricio cardoso

Fabricio Cardoso

Iniciante DIVISÃO 1, Acabador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 24 julho 2009 | 15:02

Desculpa a pergunta pois talvez tem a minha resposta no forum e nao achei....

Seguinte, eu fiz o balanço de abertura de uma empresa ... mas parece que eu tenho que saber se ela contabilizou um lucro ou prejuizo e fazer um lançamento que eu não sei qual é, podem me ajudar? Outra duvida é como se faz o fechamento quais são os passos ? se estiver algum topico no forum me redirecione.


ps: não tenho o minimo de noçao de contabilidade, primeira vez que estou fazendo isso.
:(

maria isabel dos santos

Maria Isabel dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 27 julho 2009 | 09:47

bom dia

estou com mesmo problema, preciso fazer um balanço de uma empresa optante pelo simples nacional,


essa empresa iniciou suas atividades em 2005, e nunca fez balanço.
essa empresa participa de concorrencia publica, e agora eles (orgao publico) querem o balanço para pagar o que devem.
alguem tem um modelo de balanço para empresa optante pelo simples ??? para me passar

outra pergunta, a junta comercial registra só o balanço ??

muito obrigada , a todos

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 28 julho 2009 | 15:38

Boa tarde, Fabricio Cardoso


Bem vindo ao Fórum Contábeis.

Vale observar que sua pergunta já está respondida na postagem de Saulo, e caso você anda tenha dificuldades em assimilar o conteúdo desta exposição, nada o impedirá de pesquisar em nosso banco de dados a expressão "Balanço de Abertura", pois já temos por aqui incontáveis exemplos deste assunto, cuja autoria é de inúmeras pessoas de reconhecido gabarito profissional

Bons estudos

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 28 julho 2009 | 16:17

Boa tarde, Maria Isabel


Inicialmente convém atentarmos que o Novo Código Civil em seus artigos 1179 a 1195 obriga todas as empresas a manter a escrituração contábil regular, e se desde 2005 nada ainda foi feito, certamente houve um engano do contabilista responsável por isto.

Corriqueiramente certos profissionais cuidam somente de "cotabilidade fiscal" e deixam ao relento a "contabilidade contábil", na premissa de que a contabilidade formal foi "dispensada" pela legislação tributária às empresas que preencherem somente um reles "Livro Caixa"; porém, no sistema jurídico brasileiro leis complementares ou ordinárias nunca teriam autonomia suficiente (hierarquia) para contradizer o Código Civil (Decreto 10406/2002).

Frente ao exposto, restam-lhe duas opções:

1 - Fazer a contabilidade desde 2005 (após reunir-se com os empresários e tratar de seus honorários)
2 - Levantar um Balanço de Abertura pelo menos desde a data em que esta empresa estiver sob a responsabilidade de seu escritório

Assim sendo, salientando que as técnicas contábeis são indiferentes ao regime de tributação ou ao porte de uma empresa (micro, epp, simples, presumido, real, etc),consultando nossos arquivos você encontrará ótimos arquivos relacionados a este tema.

Bons estudos

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 29 julho 2009 | 21:37

Boa noite Helena,

Como regra geral, o Balanço de Abertura de empresas que não mantinham a contabilidade completa, deve ser elaborado no primeiro dia do ano.

A menos (é claro) que esta empresa tem iniciado suas atividades no decorrer do ano em curso, casos em que o Balanço de Abertura deverá abranger o período desde a data da constituição até a do levantamento do referido Balanço.

...

Neisimar B. Mota

Neisimar B. Mota

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 17 março 2010 | 16:15

Boa Tarde queridos,

Preciso saber se é obrigatório uma empresa que foi constituída em 2008, porém está inativa desde então, apresentar o balanço patrimonial referente ao ano de 2009, tendo em vista que a mesma possui o Balanço de abertura referente a 2008.

As atividades empresariais de fato começaram no mês de fevereiro, e a empresa se inscreveu para uma licitação do governo. Porém a comissão está solicitando o balanço referente a 2009.

Como procedo neste caso?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sábado | 20 março 2010 | 18:02

Boa noite Neisimar,

Em princípio, ainda que inativa a empresa foi constituida e deve (sim) levantar Balanço Patrimonial mesmo que composto apenas de contas do Ativo Circulante e do Patrimônio Líquido.

Esta Balanço deve ser repetido tantas vezes quantas necessárias em períodos futuros, pois é peça contábil obrigatória.

Nestes termos para quaisquer efeitos o Balanço Patrimonial levantado em 31/12/2009 será idêntico ao de 31/12/2008.

...

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 24 março 2011 | 15:52

Boa tarde, Michel Fernandes


Alguém poderia me informar se por Lei é obrigatório a Publicação no jornal do Balanço Patrimonial das empresas ME e EPP, optantes Pelo SIMPLES ou não?

Não há determinação legal que obrigue empresas deste tipo a publicar suas demonstrações em jornais.


Saudações


Referências legais:
Lei 11.638/2007 - Art. 3º
Lei 6.404/1976 - At. 176
Res. CFC 1.255/2009

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Jeremias Martins

Jeremias Martins

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 11:13

Bom dia colegas.

Tenho um cliente com uma empresa individual que tem capital social de R$ 20.000,00, vou fazer um balanço de abertura. No requerimento de empresário dessa empresa não consta a forma de integralização do capital. Posso fazer a integralização do capital social em periodos posteriores? Ou seja, integralizar um valor de R$ 5.000,00 no ato do balanço de abertura e R$ 15.000,00 nos exercícios seguintes?

Obrigado.

Rosemary de Paula

Rosemary de Paula

Prata DIVISÃO 1, Sócio(a) Proprietário
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 20:54

Ola

Estou iniciando minha particpação e espero poder contar com a ajuda de todos. Estou reiniciando minha vida na area contabil depois de um periodo "um pouco complicado". Tenho muitas duvidas e vejo que estou buscando no local correto. Uma delas era quanto ao balaço inicial e ja tive respota lendo os topicos desta pagina

Grata

Aysha

aysha
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 21:04


Anderson, boa noite.

Voce deverá gerar balanço somente com o capital social, destacando se foi integralizado ou se será a integralizar.

Lançar eventuais despesas pré-operacionais e somente isto.

Aysha, seja bem vinda ao Fórum Contábeis, pesquise bastante, já que o nosso acervo de consultas é considerável e disponha naquilo que vier a precisar do FC para o seu engrandecimento profissional.


Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Jeremias Martins

Jeremias Martins

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 09:11

Prezados colegas bom dia!

Fazendo uma pesquisa no fórum para tirar minha dúvida, ainda não consegui tira-la totalmente.

Encontrei um tópico que diz: "como regra geral o balanço de abertura da empresa que não tem contabilidade deve ser elaborado no primeiro dia do ano."

Tenho um escritório de contailidade novo que teve sua constituição e início de atividades em fevereiro de 2011, e tenho um cliente (empresa) constituida em 2009 e nunca teve balanço. Diante desse fato posso fazer um balanço de abertura para essa empresa com data de abertura em fevereiro? Visto que meu escritório foi constituido em fevereiro?

Obrigado!

michel fernandes

Michel Fernandes

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 09:56

Bom dia,

Jeremias, embora o escritorio tenha sido constituido em fevereiro a empresa ja estava em atividade, então para a contabilidade a data correta do saldo inicial seria o inicio do ano (ja que não havia sido feita a contabilidfade anteriormente).

E não esqueça, se você for o responsavel técnico a partir de fevereiro deixe isso documentado em contrato.

Abraços.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 12:58

Rosilene, boa tarde.

me ajude a montar um balanço de abertura para uma empresa que foi fundada em 17/12/2010

Veja orientações acima, postada Sexta-Feira, 3 de agosto de 2007 às 08:15:23, por Saulo Heusi, que deverá ter suas dúvidas dirimidas.

Pesquise também em nosso banco de dados, sob o título de BALANÇO DE ABERTURA que encontrará vasto material a complementar seus estudos.

Persistindo questionamentos específicos, volta a postar.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Lucifatima Lima Lacerda de Oliveira

Lucifatima Lima Lacerda de Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2012 | 13:53

Pessoal Boa Tarde

Estou fazendo um balanco de abertura para uma empresa que escriturava livro caixa e agora vamos fazer a contabilidade dela.
Agora eu preciso de uma orientacao, os bancos dela estao negativos.
Os valores dos bancos que estão negativos(credor) esses valores negativos ue lanço no ativo circulante ou passivo circulante? Visto que se eu lancar no ativo ou passivo vai influenciar no lucro apurado do balanço de abertura.

obrigada

Lucy

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 17:32

Boa tarde, Lucifatima


Os valores dos bancos que estão negativos(credor) esses valores negativos que lanço no ativo circulante ou passivo circulante? Visto que se eu lancar no ativo ou passivo vai influenciar no lucro apurado do balanço de abertura.


Como uma conta bancária negativa (cheque especial) em geral não é um fato momentâneo, com o saldo variando entre positivo somente durante o dia, mas, com o movimento diário abrindo e fechando com o saldo sempre positivo, e sim, havendo a oportunidade de se arrastar não só de um mês para outro, e sim, de vários meses seguidos, sem necessidade de muita argumentação percebemos que isto tem a figura de um "empréstimo"; o limite de cheque especial nada mais é que uma espécie simplificada disto.

Pela natureza das contas, as contas ativas sempre serão de saldo devedor (positivo), salvo as redutoras, e como empréstimos são obrigações, pela essência do fato eles devem ser classificados no Passivo Circulante.

Enfim, vale dizer que mesmo que a conta bancária negativa erroneamente fique classificada no Ativo (conforme as razões que expus no parágrafo anterior) isto será indiferente na apuração do Resultado de Balanço de Abertura.

A título de exemplo, consideremos os seguintes dados fictícios para o levantamento de um Balanço de Abertura:

Bens e Direitos:
Caixa: 99,00 D
Bancos: 1.500,00 C(estourado)
Direitos: 3.000,00 D
Imobilizado: 2.500,00 D
Depreciações: 500,00 C

Obrigações:
Obrigações tributárias: 750,00 C
Obrigações tabalhistas: 1.500,00 C
Encargos sociais: 550,00 C

Patrimônio Líquido:
Capital Social: 1.000,00 C

Neste contexto, os lançamentos seriam da seguinte forma (em modo sumarizado):

D) Resultado do Balanço de Abertura (no grupo de contas transitórias ou Patrimônio Líquido): 5.800,00
C) Bancos: 1.500,00
C) Depreciações: 500,00
C) Obrigações tributárias: 750,00
C) Obrigações tabalhistas: 1.500,00
C) Encargos sociais: 550,00
C) Capital Social: 1.000,00

D) Caixa: 99,00
D) Direitos: 3.000,00
D) Imobilizado: 2.500,00
C) Resultado do Balanço de Abertura: 5.599,00

Nota:
A conta "Resultado do Balanço de Abertura" pode ser movimentada tanto no grupo de contas transitórias quanto dentro do Patrimônio Líquido, porém, seu saldo final deverá ficar registrado no grupo do Patrimônio Líquido.

Conclusão: Independentemente do saldo bancário ser registrado no Ativo ou no Passivo - o aconselhável e tecnicamente correto é o deixar no Passivo, por ser empréstimo - o saldo final da conta de "Resultado do Balanço de Abertura" será o mesmo.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.