x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 5.307

Como contabilizar produção própria de Plantas para venda no

Alvimar C Assumpção

Alvimar C Assumpção

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 4 junho 2014 | 10:18

Prezados colegas,

Tenho uma empresa que explora atividade de paisagismo e comercialização de plantas, porém, além de adquirir de terceiros, ele também produz, por sementes, folhas, galhos outras mudas que são colocadas a venda. Assim ele consegue vender 1000 mudas de roseiras, violetas, etc... cultivadas por ele mesmo, sem entrada destes no estoque.

Já Busquei algumas informações em sites e material didático, mas nada me ajudou

O contrato social prevê esta atividade, mas como lanço esta produção para a respectiva comercialização? Eles não tem controle algum de produção. Colocam os galhos na terra, brotam, regam e as mudas são levadas a venda e emitidas as respectivas NF de venda.

Tenho a hipótese de a filial produtora emitir Nota Fiscal de Venda da Produção para as unidades que comercializam. Estaria esta transferência ou venda acobertada, porém haveria incidência de algum tributo?

Como não tenho prática com empresas desta natureza (de produção de plantas, mudas,) etc... alguém saberia me orientar como procedo a correta contabilização?

Se tiverem informações, material, legislação tributária e contábil, sites para estudo e epsquisa, por favor, agradeço a todos!

Obrigado!

Alvimar C Assumpção
Contabilista - Empresário Contábil
Advogado - Especialista em Direito Tributário
Calcullo Soluções Contábeis.
Adriana Araújo

Adriana Araújo

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 4 junho 2014 | 12:53

Nota fiscal do produtor um documento fiscal, de emissão obrigatória pelo produtor, na circulação de bens e materiais relacionados com suas atividades e de mercadorias e/ou produtos produzidos na sua propriedade ou em propriedade alheia, explorada sob contrato. A Nota Fiscal do Produtor, modelo 4, é o documento fiscal que o produtor está obrigado a emitir na saída de produtos do estabelecimento rural.

Alvimar C Assumpção

Alvimar C Assumpção

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 10 julho 2014 | 11:25

Olá Adriana,

No aspecto fiscal relacionado à venda e emissão de Notas Fiscais é mais tranquilo, porém, a minha dúvida é relacionada na questão contábil, como efetuo lançamento destes produtos produzidos.

Muito obrigado!

Alvimar C Assumpção
Contabilista - Empresário Contábil
Advogado - Especialista em Direito Tributário
Calcullo Soluções Contábeis.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.