x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.859

JULIO BERNARDI

Julio Bernardi

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 4 setembro 2006 | 09:17

Venho montando o Livro Diario da empresa, na seguinte forma:
4 livros de aproximadamente 300 pgs cada. Surgiu um duvida, que vem a ser, há de se transcrever os demonstrativos (Balanços, DRE, entre outros) no final de cada livro (trimestre) ou apenas no ultimo livro do ano. (fechamento anual).

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Segunda-Feira | 4 setembro 2006 | 09:46

Oi Julio

Complementando as informações passadas acima....

Se sua empresa é tributada pelo Lucro Real Trimestral, as Demonstrações deverão ser transcritas e constar trimestralmente. É o que diz a Receita Federal em resposta a Pergunta Nº 219

291 As empresas obrigadas a manter escrituração contábil poderão efetuar lançamentos, no livro Diário, com data anterior ao seu registro e autenticação?

Sim. Admite-se a autenticação do livro Diário em data posterior ao movimento das operações nele lançadas, desde que o registro e a autenticação tenham sido promovidos até a data da entrega tempestiva da declaração, correspondente ao respectivo período (IN SRF nº 16, de 1984).

Entretanto, deve-se observar que a opção pela tributação com base no lucro real trimestral obriga que ao final de cada trimestre a pessoa jurídica apure seus resultados com base em demonstrações financeiras transcritas no livro Diário, bem como efetue a demonstração do lucro real devidamente transcrita no Lalur.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.