x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 2

acessos 1.546

Rogério Sander

Rogério Sander

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 26 junho 2014 | 20:16

Prezados,

Peço que me esclareçam uma situação caso esteja ao alcance e se caso meu questionamento for muito absurdo, também fale.

Quando falamos de Fcont estamos falando das empresas optantes pelo lucro real e rtt, ou seja, empresas que não optarem pelo rtt na Dipj estão dispensadas do fcont. Isso que eu entendo de fcont.

Rtt é o regime que apura as diferenças entre a contabilidade para socios/acionistas e contabilidade para a receita federal. Ora, minhas empresas são optantes pelo real, mas não há nada de contabilidade para sócios, é tudo a mesma coisa. Não há lançamentos de contas e variações patrimoniais e nem lançamentos a valor presente de nada, logo é a mesma. Então entendo que não preciso enviar fcont.

Me corrijam se eu estiver errado, por favor.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Sexta-Feira | 27 junho 2014 | 14:10

boa tarde,

Sendo lucro real é obrigatória a entrega do Fcont, mesmo não tendo ajustes do RTT.

Base legal:

Instrução Normativa RFB nº 1.139, de 28 de março de 2011

Art. 2º O art. 8º da Instrução Normativa RFB Nº 949, de 16 de junho de 2009 , passa a vigorar com a seguinte redação:

"Art.8º ...........................................................................................................................................................................

§ 4º A elaboração do FCONT é obrigatória, mesmo no caso de não existir lançamento com base em métodos e critérios diferentes daqueles prescritos pela legislação tributária, baseada nos critérios contábeis vigentes em 31 de dezembro de 2007, nos termos do art. 2º." (NR)

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Andressa Pereira de Brito

Andressa Pereira de Brito

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 21 julho 2014 | 16:22

Boa tarde,

Entreguei o FCONT em atraso dia 16/07/2014 e o mesmo não gerou notificação da multa. Gostaria de saber qual é o período de apuração e o vencimento do darf que coloco para fazer a multa.

O valor da multa é o dia 31/07 é de 1.500,00 reduzido até 50% se pago até o vencimento. Correto?

Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.