x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 757

Depreciação de ativos doados sem Nota Fiscal

Alan Matos Santos

Alan Matos Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 13:08

Olá pessoal,

Estou realizando um inventário Patrimonial em uma entidade filantrópica, a qual possui muitos ativos doados sem notas fiscais. Mediante isso, gostaria de saber como posso calcular a depreciação desses ativos sem ao menos ter os valores de aquisição? Há algum pronunciamento técnico sobre isso?
Uma outra pergunta, o que mudou exatamente nos cálculos de depreciação? Devo calcular conforme tradicionalmente, levando somente em consideração o valor de aquisição, a taxa de depreciação e a vida útil (Com base RFB)? Ou tem algum outro novo método para se calcular?

Obrigado.

Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 15 julho 2014 | 11:49

Bom dia,

Só se efetua depreciação de bens que comprovadamente são de fato da entidade, e isso se prova através de nota fiscal discriminando a doação recebida.

Sugiro que comunique os responsáveis da entidade a levantarem informações precisas sobre esse bens, e daqui para frente instruir futuros doadores a emitirem nota fiscal ou documento registrado em cartório, conforme legislação específica.

Um abraço

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.