x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.381

Imposto de Renda e Livro Caixa

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 13 março 2008 | 22:24

Boa noite Rafael.


Se a empresa não tem faturamento, não há o que se preocupar com o Imposto de Renda, mas o fato de não possuir em caixa o que deveria ter é preocupante sim. Você fala em Livro Caixa o que nos leva a supor que seu regime é Lucro presumido, mesmo assim é obrigatório ter a escrituração comercial, por outro lado, se não há comprovantes dos gastos que justifique a aplicação do capital na fase pre-operacional da empresa o caixa ficará com um saldo fictício o que numa futura fiscalização com certeza a empresa sofrerá uma penalização. Portanto não temos como ajudá-lo nessa questão, apenas enfatizar aquilo que você já sabe, não existe como justificar um saldo elevado de caixa sem o respectivo lastro

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Rafael Nascimento

Rafael Nascimento

Iniciante DIVISÃO 2, Jornalista
há 16 anos Sexta-Feira | 14 março 2008 | 09:39

Luiz José, agradeço a resposta.

Eu tinha medo de na abertura da empresa o contador ter feito alguma coisa errada. Agora eu estou mudando de contador e tentando solucionar os possíveis problemas.

Contudo, a dúvida sobre o livro caixa foi uma percepção pessoal minha. Tenho uma empresa individual sem empregados, ME, não optante pelo simples. Isso ajuda em alguma coisa nesta questão?

Agradeço novamente,
Rafael Buty Nascimento

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.