x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.013

Simples vs Lucro Real

Regiane

Regiane

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Quarta-Feira | 9 julho 2014 | 10:18

Olá , bom dia.

Gostaria de saber se a partir de que momento é viável mudar do simples para o Lucro Real.
Considerações abaixo:

1- Compramos muitas mercadorias que tem ST, ou seja, a carga tributária termina sendo muito elevada. No simples não tomamos crédito de absolutamente nada. No Real sim, correto?
2- No simples, na saída pagamos sobre o faturamento. No real sobre o Lucro apurado, correto? No real a conta é crédito vs débito (entrada vs saida de ICMS) , correto?

Sds,



Regiane Costa

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 9 julho 2014 | 10:39

Regiane,

Pode acontecer que, empresas que revendem mercadorias com substituição tributária, o Lucro Real se torne mais viável do que o Simples Nacional, porém deve ser feito um planejamento tributário eficiente;

Veja que, o PIS e COFINS no Lucro Real é alíquota de 1,65% e 7,6 % respectivamente. Porém como mencionado, você tem créditos sobre as entradas e débito sobre as saídas.
No Simples o PIS e COFINS é de no máximo 0,38% e 1,6% respectivamente com vendas com substituição tributária, porém é pago sobre as saídas sem créditos nas entradas.

Empresas do Lucro Real devem ter escrituração contábil mais apuradas, portanto imagine o caixa da empresa, não pode ficar negativo, para isso se deve ter mais saídas do que entradas, a fim de ter caixa para pagar suas despesas e ainda sobrar um saldo de caixa.

Veja que, normalmente terá mais saídas do que entradas, a tributação pode ficar pesada em relação a PIS e COFINS (apenas ICMS que não pagaria na saída se for mercadorias com substituição tributária).

Veja que o IRPJ e CSLL será pelo lucro do período, portanto varia de acordo com o volume de despesas e receitas.

Sobre a folha de pagamento, o Lucro Real é bem mais oneroso do que o Simples Nacional, isto faz diferença grande principalmente se a empresa tiver uma folha de pagamento alta.

Por isso, o planejamento tributário é tão importante no momento de mudar a tributação.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 10 julho 2014 | 09:57

Bom dia Regiane,

O post do nosso colega Kleber foi muito bem discriminado e de alta valia para que você junto aos responsáveis pela empresa possam fazer a melhor opção de regime tributário, que é de suma importância para a continuidade e crescimento da mesma.

Kleber,

Gostaria de enfatizar, pela experiência que tenho com empresas de lucro real que faço aqui no setor, que as obrigações acessórias das de Lucro Real são bem mais complexas de se elaborar e transmitir, fora as multas que são exorbitantes no atraso da transmissão...

Como exemplo, as declarações anuais:

-Simples: DEFIS (até 31/03) ------- Lucro Real : SPED, FCONT e DIPJ (todas até 30/06).

Realmente, a mudança do regime deve ser uma decisão bem estudada...

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.