x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 3.145

Ressalva Porte de Empresa em Livro Diário

Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 10 julho 2014 | 10:57

Bom dia amigos de classe,

Surgiu um novo problema com relação escrituração de livro diário no qual solicito a ajuda:

- Um livro diário foi impresso em todas as folhas com terminologia errada "Ltda - EPP", por conta de uma alteração que um dos nossos colaboradores fez ao consultar o site da Receita Federal, que atualiza o porte de maneira automática (não se sabe se faz certo). O final certo do nome da empresa em todo o livro deve ser "Ltda", de acordo com o registro da Junta Comercial.

É possível fazer apenas uma ressalva nos termos de abertura e encerramento que valha para todas as folhas do livro diário?

Caso sim, gostaria de um exemplo de ressalva.

Desde já agradeço.

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 10 julho 2014 | 15:26

A primeira opção que eu teria é esta, mas acontece que foram 8 livros que tem a razão social com base na Receita Federal, e não na Junta.

Por isso, a minha dúvida é se a ressalva apenas nos termos teria condição de valer pra todo o livro?

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Sábado | 12 julho 2014 | 15:23

Diangelis, a JUCEG também exige que se proceda como o explicado pelo Clóvis.

Nas vezes que aconteceu comigo [mas de apenas um exercício], tive que imprimir novo Livro Diário.

Mas como cada caso é um caso, valeria a pena dirigir-se à Junta Comercial para verificar se há um paliativo para o seu caso, afinal, são 08 exercícios.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 15 julho 2014 | 11:05

Clóvis e Hugo,

Agradeço pela atenção de vocês e por me passar suas experiências. Estarei entrando então em contato com JUCERJA para ver qual solução a ser tomada.

Um abraço

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.