x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 2.039

Distribuição dos lucros aos sócios

Raquel Miguel Honorato

Raquel Miguel Honorato

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 11 julho 2014 | 10:43

Bom dia!

Minha dúvida é sobre o período em que devo fazer os lançamentos na contabilidade da distribuição dos lucros aos sócios.
Para provisionar a distribuição dos lucros aos sócios lancei em dezembro no final do exercício.
Para pagar este lucro devo lançar em dezembro ou em janeiro do próximo período?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Sexta-Feira | 11 julho 2014 | 14:00

Boa tarde Raquel

A provisão deve ser feita no mês em que os lucros foram apurados ou no no mês em que há a intenção de distribuí-los.

O pagamento destes lucros deverá ser contabilizado na data em que de fato aconteceu.

Vale dizer que no exemplo dado por você a contabilização da provisão dar-se-á em Dezembro e a do pagamento em Janeiro

...

Evelin

Evelin

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 9 anos Quarta-Feira | 16 julho 2014 | 15:35

Alguém pode me informar se houve alguma alteração na legislação do Lucro Distribuído?? Se no ano-calendário de 2014 vai sofrer tributação?

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 16 julho 2014 | 15:48

Evelin,

Não houve mudanças, existe a tributação se acaso for distribuído valores maiores do que a Presunção do Lucro excluindo os impostos incidentes (se acaso não tem contabilidade completa).

Se tiver contabilidade, será tributado o valor a maior do que o lucro do período.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Giuliana Paschoal

Giuliana Paschoal

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 17:19

Boa tarde colegas de profissão!!!

Tenho uma "dúvida" urgente pra resolver:

Pode distribuir lucro aos sócios com dívida ativa de Simples Nacional? ?
Até o meu entendimento não, mas a "técnica contábil" que é dona do escritório que eu trabalho diz que estou "fazendo errado".

Giuliana Paschoal

Giuliana Paschoal

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 18:23

Muito obrigada Juliano Evangelista!!!

Eu já sabia, mas estou sem embasamento para discutir com ela... Mas pode deixar que eu dou meus pulos!!

E por favor me desculpe sr. Mario Gilberto Barros de Melo, é urgente pra mim, não achei que seria respondido tão rápido, pois sempre que posto aqui demora para ter resposta, quando tem... Mas a minha intensão não foi a pressa na resposta, porque eu já imaginava, mas é urgente para mim como pessoa, bom, desculpe a utilização do termo, não se repetirá. E a propósito eu já tinha lido os termos, mas achei que seriam válidos somente no assunto do tópico e não como mensagem.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.