x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 18

acessos 2.642

Lucro Presumido

Marllon Freitas

Marllon Freitas

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 21 julho 2014 | 11:08

O recolhimento de Pis e Cofins é feito no regime cumulativo (sem direito a crédito) à alíquotas básicas: 0,65% Pis e 3% Cofins

IRPJ e CSLL com base na presunção de Lucro:

IRPJ
Receita x 8% = Base de Cálculo
Base de Cálculo x 15% = IRPJ a Recolher

CSLL
Receita x 12% = Base de Cálculo
Base de Cálculo x 9% = CSLL a Recolher

Observando sempre se houve alguma retenção que, essa sim, será deduzida do valor a pagar de cada imposto.

Quanto ao SPED Contribuições a empresa está obrigado a partir do 1º mês c/ movimento até o fim do ano calendário.

Att.
Marllon Freitas
Duin Assessoria Contábil
http://www.duincontabil.com.br/
Marllon Freitas

Marllon Freitas

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 21 julho 2014 | 13:36

Perguntas e Respostas do site da RFB.

Como são tributadas as pessoas jurídicas que tenham por objeto a exploração de atividade rural?
São tributadas com base nas mesmas regras aplicáveis às demais pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, presumido ou arbitrado, inclusive sujeitando-se ao adicional do imposto de renda à alíquota de 10% (dez por cento) (RIR/1999, art. 406)


Fonte: www.receita.fazenda.gov.br

Att.
Marllon Freitas
Duin Assessoria Contábil
http://www.duincontabil.com.br/
André Alves

André Alves

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Sábado | 18 outubro 2014 | 17:09

Boa Tarde

Senhores tenho dúvidas com relação ao que estou pesquisando sobre o cálculo do lucro presumido.

Em vários lugares vi que deve-se calcular primeiro receita x % de presunção da atividade

Minha dúvida é essa receita... IPI, PIS, COFINS, CSLL, ISS, devoluções e descontos, todos estes são excluidos do valor da receita para cálculo do lucro presumido?
Pesquisei em vários sites, mas a maioria não explica se estes impostos devem ser excluidos da receita bruta.

Desde já agradeço

André Alves
Contabilidade
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Sábado | 18 outubro 2014 | 17:32

Andre, boa tarde,

De uma forma bem simples, a base de cálculo do do IRPJ e CSLL e empresas do Lucro Presumido é efetuado da seguinte forma:

(+)Venda de Mercadorias
(+)Venda de Serviços
( - ) Vendas Canceladas
( - ) Descontos Incondicionais [são aqueles destacados na NF]
(=) Base de cálculo. Aplicar os percentuais de presunção.
(+) Demais resultados e ganhos de capital [juros recebidos, descontos obtidos, ganhos de capital, etc]

Os impostos não são excluídos da BC.

Para saber mais sobre o assunto, CLIQUE AQUI na fundamentação.

Att

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
André Alves

André Alves

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Sábado | 18 outubro 2014 | 17:45

Muito obrigado Hugo Ribeiro....

Ainda fiquei na duvida com a fundamentação legal da receita federal

Conceito de receita bruta

A receita bruta compreende o produto da venda de bens nas operações de conta própria, o preço dos serviços prestados e o resultado auferido na operações de conta alheia, excluídas as vendas canceladas, as devoluções de vendas, os descontos incondicionais concedidos e os impostos não cumulativos cobrados, destacadamente do comprador ou contratante, e dos quais o vendedor dos bens ou prestador dos serviços seja mero depositário.

Estes impostos não cumulativos compreendem quais impostos???

André Alves
Contabilidade
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Sábado | 18 outubro 2014 | 18:31

André,

Providencial seu questionamento.

Em algumas operações é cobrado do destinatário o IPI e o ICMS Subst Tributária. Nesses casos, a empresa emitente, na condição de depositária desses tributos, é obrigada a repassar ao erário o montante cobrado na operação, nos prazos estabelecidos por lei.

Resumindo, trata-se do IPI e ICMSST.

Att.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
André Alves

André Alves

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Sábado | 18 outubro 2014 | 20:58

Obrigado Hugo...

Por um bom tempo eu vinha pensando que estes impostos faziam parte do cálculo e vejo que estava completamente enganado. Agora em relação ao IPI, ele será deduzido da base de receita somente quando houver ICMS Substituição ou em qualquer caso???

André Alves
Contabilidade
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Domingo | 19 outubro 2014 | 08:08

André Felipe,

Agora em relação ao IPI, ele será deduzido da base de receita somente quando houver ICMS Substituição ou em qualquer caso???

Como sabemos, o IPI é devido apenas pelas indústrias e o seu lançamento na NF não significa receita, ou seja, será deduzido da Receita Bruta para fins de apuração dos impostos.

Terá lançamento como despesa, tendo como contrapartida, passivo circulante.

Aquí no FC temos vários tópicos que tratam do assunto, e destaco ESTE AQUI, onde o moderador Cláudio Rufino dá o seu feedback a respeito.

Att

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
André Alves

André Alves

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Domingo | 19 outubro 2014 | 09:29

Olá pessoal, então gostaria de saber qual a melhor opção para minha empresa sou do Simples Nacional, queria saber de vocês se seria viável eu migrar para lucro real ou presumido, Faturamento de 80 mil em media com uma margem de lucro bruta de 25 por cento, agradeçose poderem me ajudar.


Bom dia Maghal

Primeiramente seria necessário saber o tipo de atividade prestada por sua empresa para fazer o comparativo, mas pelo o que diz é bem possível que a melhor tributação para a a sua empresa seja o simples nacional e ainda assim, a migração para outro sistema pode trazer mais obrigações acessórias (informações) que devem ser demonstradas para os órgãos governamentais

André Alves
Contabilidade
Patricia Kocholik

Patricia Kocholik

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 21 outubro 2014 | 12:15

Bom dia!

Estou com um duvida.
Quais são os impostos que incidem na empresa prestadora de serviço no lucro presumido?
Eu preciso fazer alguns lançamentos de notas fiscais de serviços, e não sei quais são os impostos.

Patricia Rodrigues da Silva Kocholik

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.