Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 975

Empresa Inativa - Obrigações acessórias e tributos.

Sidney Gomes

Sidney Gomes

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 21 julho 2014 | 11:16

Prezados, bom dia!!

Tenho uma dúvida para o seguinte caso:

Um cliente tem uma empresa individual, micro empreendedor (me) optante pelo simples nacional. A empresa dele está sem operação deste de 2012, no entanto, o cadastro apresentado na consulta na receita federal é como "empresa ativa". Ele gostaria de voltar a emitir notas por esta empresa. Esta empresa tem como sede a o município de Praia Grande, no entanto, ele quer passar a empresa para São Paulo. O tipo de serviço que ele presta é de "comunicação e eventos". Ele não tem funcionários e apenas faz emissão de notas para os tomadores de serviços. Minhas dúvidas são as seguintes:

1) Quais as obrigações que ele, como optante do simples nacional, deveria fazer para deixar a empresa com o status regular?

2) Quais são os procedimentos para realizar a transferência da empresa dele de Praia Grande (SP) para o São Paulo (SP)

3) Mesmo ele não possuindo nenhum funcionário, devo também fazer algum procedimento na previdência?

4) Para este tipo de serviço, qual o honorário médio cobrado por escritórios de contabilidade?

Desde já, agradeço a ajuda de todos.

Atenciosamente,

Sidney Gomes

Sidney Gomes
Contador, Graduando em Direito, Auditor e Consultor
Marcelo Junior

Marcelo Junior

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 21 julho 2014 | 11:29

1) Quais as obrigações que ele, como optante do simples nacional, deveria fazer para deixar a empresa com o status regular?

Verificar se as declarações assessórias (DEFIS) foi entregue.

2) Quais são os procedimentos para realizar a transferência da empresa dele de Praia Grande (SP) para o São Paulo (SP)

Encerrar a inscrição municipal na Praia Grande, Fazer um DBE com o evento alteração de endereço entre municípios do mesmo estado e protocolar na JUCESP junto com a alteração contratual e os formulários do via rápida.

3) Mesmo ele não possuindo nenhum funcionário, devo também fazer algum procedimento na previdência?

Se eu não me engano tem que ser entregue as GFIPS sem movimento. não tenho muita prática com DP.

4) Para este tipo de serviço, qual o honorário médio cobrado por escritórios de contabilidade?

O honorário você que irá estipular de acordo com as obrigações sobre a empresa, tempo demandado para executar os serviços e etc.

Espero ter ajudado

Sidney Gomes

Sidney Gomes

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 21 julho 2014 | 12:49

Marcelo, boa tarde amigo!!

Ajudou sim. E muito. Muito obrigado pela sua consideração e tempo para responder minhas perguntas.

Um forte abraço.

Sidney Gomes
Contador, Graduando em Direito, Auditor e Consultor

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.