x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 646

Beneficios INSS

Patricia A F e Silva

Patricia a F e Silva

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 21 julho 2014 | 14:11

Em casos de funcionario que passa a receber beneficio pelo inss, seja auxilio doença ou maternidade, o que é preciso , como devo fazer para a empresa pagar o beneficio e eu descontar na GPS?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 21 julho 2014 | 14:16

Olá Patricia

Auxilio Doença e Acidente de trabalho a Empresa paga os 15 primeiros dias, encaminhando o empregado ao INNS a partir do 16º dia.
Salário Maternidade a Empresa paga normalmente e abate no INSS, através do envio da GFIP mensal.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
DEISI MACIEL

Deisi Maciel

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 21 julho 2014 | 14:18

Patricia, boa tarde,

em caso de auxilio doença a empresa paga os primeiros 15 dias de atestado, após orienta o funcionário a procurar uma agência do INSS para agendamento da perícia e ele passa a receber da previdência até o retorno ao trabalho,
no caso de auxilio maternidade, após a empresa receber o atestado de 120dias, alimenta o sistema de calculo de folha, o qual vai permanecer o salário mensal da funcionária, esse valor será deduzido automático do valor da GPS, em caso de valor a maior do salário maternidade sera deduzido, em caso que o salário maternidade seja maior que o valor da GPS, a guia sairá zerada e fará compensação até terminar o valor acumulado.

TAFAREL TOLEDO

Tafarel Toledo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 18 agosto 2014 | 11:44

Uma mulher é funcionária de uma empresa privada e também recolhe INSS no carnê como autônoma em paralelo ao emprego, com código de recolhimento 1007 (20% sobre a base).

Ela ficou gravida e vai receber salário-maternidade pela empresa correspondente ao salário base dela na CTPS. Mas e o valor que ela recolhe a parte, o INSS paga dois beneficios? A empresa pode pagar um valor a maior para descontar na GPS? Como fica essa situação?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.