x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 793

Nota Fiscal de Estorno

JESSICA VITORIA DA SILVA

Jessica Vitoria da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 22 julho 2014 | 10:04

Bom Dia,
Meu cliente emitiu uma nota fiscal de Remessa sob consignação sem data de saída. Como o prazo para cancelamento já havia passado do prazo ele emitiu uma nota fiscal de estorno. Agora devo fazer um relatório constando que o referido cliente do meu cliente não recebeu a mercadoria, e por isso o motivo da nota fiscal de estorno. Minha dúvida: Que tipo de relatório é esse? Posso fazer uma declaração simples, apenas descrevendo o ocorrido? E depois descrever no Livro de Ocorrência o acontecido?

Rodrigo Miron Gouveia

Rodrigo Miron Gouveia

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 22 julho 2014 | 15:10

Jessica. Boa tarde


A principio se a nota fiscal de estorno foi gerada no mesmo dia da nota fiscal emitida, uma vai acobertar a outra. Porém existe fiscais que pedem para que seja feito um documento atestando o acontecido. Sugiro que vocês façam uma declaração a próprio punho no verso da nota fiscal emitida, contendo o motivo. Coloca o carimbo da empresa que emitiu e assina.

Quanto mais informação for colocada na nota fiscal emitida, melhor vai ser.


Obs: E não esqueça de deixar a uma via da nota fiscal de estorno grampeada com a nota fiscal emitida, para futuras fiscalizações.



Atenciosamente.


Rodrigo Miron Gouveia
CRC-PR;., 063912/O-1

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.