x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.641

Análise de balanços

Carla Costa

Carla Costa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 09:58

Bom dia


Pretendo fazer uma apresentação mostrando o comparativo entre os balancetes de 2013 e os balancetes de 2014, qual o índice que devo usar para atualizar os valores?

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 10:10

Bom dia,Carla!

Você não vai atualizar os valores e sim compará-los.Você vai dividir os valores da coluna de 2014 por 2013 e obterá assim índices.

Se desse resultado os valores (de cada linha calculada) for positivo,a conta em questão teve um acréscimo.Caso o índice seja negativo,terá havido um decréscimo.



Abraço

Carla Costa

Carla Costa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 10:37

Mas eu quero compará-los, se eu tive um faturamento em jan/2013 de R$ 1.000.000,00 e em jan/2014 também de R$ 1.000.000,00, não posso dizer que o resultado dos dois anos foi o mesmo. Sendo assim pergunto, qual índice oficial posso usar para trazer o balancete de jan/2013 para os dias atuais?

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 11:41

Carla Costa


Pelo que você colocou, após minha resposta,você pretende elaborar um orçamento,partindo de um balanço de 2013 para 2014.

Você pretende fazer uma projeção de resultados.Você vai ter que trabalhar a partir da DRE de 2013 e escolher um índice.

Vai projetar as contas de Receitas,Custos e Despesas ,escolhendo um índice que pode ser a última Selic de 2013(Receita Federal do Brasil),a inflação acumulada de 1 ano,um índice do DIEESE,FGV ou IBGE.Escolha um desses que citei e na sua apresentação cite que os valores foram corrigidos por meio de um dos índices que citei.A projeção de Ativo e Passivo,que são as Contas do Balanço,até que podem ser projetadas,mas,não teria nenhuma coerência sem conhecer o resultado da projeção da DRE.Caso você queira,apenas á guisa de curiosidade,projetar o Balanço Patrimonial se utilize do mesmo índice que você escolheu para a DRE,para manter o equilíbrio entre ambos os demonstrativos(Balanço e DRE).Mas,observo que as contas patrimoniais(as do balanço) não sofrem alterações significativas de um ano para outro,a não ser que haja um aporte de capital ou coisa parecida na passagem de um ano para outro.

Abraço

Carla Costa

Carla Costa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 14:29

João Barbosa

A intenção é apenas mostrar para o conselho os resultados do ano anterior em comparação com este ano, vou dar uma olhada nos índices citados e escolher um deles.

Muito obrigada.


João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 15:23


Carla Costa ,boa tarde!


Se você vai fazer uma apresentação para o Conselho da empresa , que já tenha dados consolidados,realizados,para eles só vai interessar as Análises Horizontal e Vertical.Esqueça os indíces FGV ,Selic e outros.

Acredito que aqui no Forum já tenha material suficiente para o assunto.A análise vertical é muito simples de se fazer e ainda mais fácil de se interpretar,explicar.

Pesquise no Forum e boa sorte.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.