x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 5.535

Devolução de Compra com Estorno de Pagamento

HUBERLAN LOPES

Huberlan Lopes

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 11:21

Caros colegas,
Meu cliente efetuou a compra de mercadorias num valor de R$ 10.535,00 Porém houve devolução com nota fiscal de parte desta mercadorias num valor de R$ 3.254,70
Mas o pagamento ocorreu no valor integral e o fornecedor devolveu o valor efetuando um deposito na conta corrente de meu cliente. O procedimento está correto?

Na compra;
D - estoque de mercadorias R$ 10.535,00
C - fornecedor

Na Devolução:
D - fornecedor R$ 3.254,70
C - estoque de mercadorias

No pagamento:
D - fornecedor R$ 10.535,00
C - banco

Fornecedor devolveu valor pago a maior:( o fornecedor efetuou um deposito devolvendo o valor que foi pago a maior,pois a devolução já tinha ocorrido e mesmo assim foi pago o valor integral)
D - banco R$ 3.254,70
C - fornecedor
Este procedimento pode ser adotado no deposito bancário?

Rodrigo Ramos Ferreira

Rodrigo Ramos Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 14:03

Partindo do principio que voce so tem esse fornecedor no balanco , sua conta do passivo fico positiva 3.254,70 que nao pode , essa diferencia voce tinha que lancar adto fornecedor, outros crédito a recuparar e voce baixa recebimento do ativo;


Att.

HUBERLAN LOPES

Huberlan Lopes

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 14:08

Então no ato do pagamento posso desmembrar o valor da devolução e alocar esse valor no ativo e depois quando o fornecedor devolver ou restituir para Empresa efetuando o deposito dou a baixa deste credito? Pois o pagamento se deu depois da devolução da mercadoria e por sequencia a restituição por parte do fornecedor depositando na conta corrente o valor pago a maior.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.