x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 7

acessos 1.871

Alteração de capital social e alteração de porte da empresa

Eduardo Amaral

Eduardo Amaral

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 12:38

Estou fazendo a alteração contratual de uma empresa, onde altero o endereço, capital social e porte da empresa de ME para EPP. Gostaria de saber se vocês podem me ajudar me informando se devo proceder com a mudança dos eventos no DBE, da Receita Federal, antes ou depois do arquivamento na JUCESP?
Desde já agradeço!

Eduardo Amaral Contabilidade e Certificação Digital
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 13:33

Boa tarde Eduardo,

No estado de São Paulo você fará o Contrato Social informando as alterações e utilizando ainda a partícula de porte ME, no mesmo momento em que estiver fazendo o cadastro web na JUCESP, você pode informar como segunda parte do processo o enquadramento de ME para EPP.

Lembrando que o primeiro passo deve ser a alteração e posteriormente o enquadramento para EPP, porém os dois processos podem ser feitos no mesmo momento e enviados juntos para a Junta Comercial.

Junto com o cadastro web, você irá gerar o DBE das alterações e a própria JUCESP quem faz a análise.
Assim o processo retornará registrado e já com as alterações na RFB e SEFAZ (se for o caso).

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Marcelo Junior

Marcelo Junior

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 15:12

Eduardo Amaral , lembrando que se você colocar o EPP já na alteração contratual deve vir como primeira parte do processo se deixar como ME pode deixar como segundo ato mesmo.

Eduardo Amaral

Eduardo Amaral

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 17:34

Fernando H. Buzaneli, muito obrigado pelo esclarecimento, porém, me resta uma dúvida. Quando for gerar a DBE, com relação ao Capital Social, devo informar como ficou a distribuição do capital social entre os sócios no QSA? Desde já agradeço a sua ajuda e a dos demais colegas tb.

Eduardo Amaral Contabilidade e Certificação Digital
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 22:48

Boa noite,

Exato. No DBE quando perguntando você informou que o evento ainda não havia sido registrado pela JUCESP, correto?

Desta forma quando o DBE for liberado na parte superior estará informado que o órgão que irá analisar será a Junta Comercial.

Feito isso, siga o trâmite normal na JUCESP, enviando o cadastro WEB devidamente preenchido, as vias do Contrato assinadas

Visto que será feita alteração de Capital Social, envie também as Certidões Negativas: RFB, Estadual (se for o caso), CRF FGTS e INSS específica para o registro/alteração de contratos.


PS: Quanto a questão anterior, sim, informe os valores já atualizados no DBE.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.