Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.559

Empresas obrigadas a lançar Provisão de 13º e Ferias

MARIERI GAZEN BRAGA

Marieri Gazen Braga

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 13:42

Boa tarde a todos!

eu trabalho em uma escritório familiar e, para as empresas em geral são lançadas as Provisões de 13º e Ferias normalmente.

Porém, estou importando a folha de pagamento de uma Lotérica e fiquei em dúvida se realmente para TODAS as empresas devem ser lançadas as Provisão de 13º e Ferias.

Saberiam me informar quais são as empresas obrigadas a realizar este tipo de lançamento?

Obrigada

Rodrigo Ramos Ferreira

Rodrigo Ramos Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 13:56

A contabilização mensal das férias, provisões, além de atender ao Princípio da Competência, também é um importante fator de planejamento tributário, pois reduz o lucro contábil e, consequentemente, as Bases de Cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) , dono ter um visao de quanto irar ter que guarda dinheiro para analise despesas e custo;


Att.

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 24 julho 2014 | 08:36

Marieri Gazen Braga ,Bom dia!

A resposta dada pelo colega Rodrigo Ramos Ferreira,está correta,mas,eu observo um aspecto que não devemos deixar de considerar:
No caso das empresas que tributam seus resultados pelo Lucro Real é imprescindível o lançamento das provisões.No caso da empresas tributadas pelo Lucro Presumido é também muito importante o lançamento dessas mesmas provisões,porque é possível acompanhar,sob o ponto de vista administrativo e gerencial,a conveniência da opção por cada regime tributário(se Lucro Presumido é o ideal ou se o Lucro Real traria mais vantagens legais).Além do mais,os lançamentos de eventos futuros,no caso as Provisões são importantes para estudos de viabilidade dos negócios da empresa,sob o ponto de econômico.

Espero ter contribuído para o tópico.


Abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.