Contábeis o portal da profissão contábil

23
Nov 2014
07:40
você está em:

FÓRUM CONTÁBEIS » Contabilidade

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Contabilizar venda do Imobilizado

20   respostas
72.248   acessos

POSTS RELACIONADOS

Cleverson M.

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 13 de março de 2008 às 15:20:06
Boa tarde, gostaria de saber como faço a contabilizaçao correta da venda de um veiculo do Imobilizado em que, Custo de aquisiçao R$20.000,00 sua Depreciaçao total R$5.000,00, e foi vendido por R$ 12.000,00 quais seriam os lançamentos corretos? Obrigado.
postada em: Sexta-Feira, 14 de março de 2008 às 09:23:12
bom dia sr. Cleverson Marrone
Eu faço da seguinte forma pelo sistema Cuca Fresca:

1 - Através da Nota Fiscal de Venda vc contabiliza

D - Caixa / Bancos / Ctas Receber
C - Receita na alienação de bens - 12.000

D - Receita na alienação de bens
C - Veiculo - 20.000

D - Depreciação do Veiculo
C - Receita na alienação de bens - 5.000

D - Perdas na alienação de bens
C - Receita na alienação de bens - 3.000

No razonete -

Caixa / Banco / Cta Receber - 12.000 D
Veiculo - Imobilizado - 0,00 D
Veiculo - Depreciação - 0,00 C
Receita na alienação - 0,00 C
Perda na alienação - 3.000 D

Espero ter ajudado... t+
Saulo Heusi

Usuário VIP

postada em: Sexta-Feira, 14 de março de 2008 às 20:42:35
Boa noite,

Considerações....

Em que pese o fato de ter "fechados" os razonetes, os registros acima pecam pela ausência dos saldos que devam permanecer na Demonstração de Resultados. É, por exemplo, o caso da conta "Receita na Alienação de Bens". Pelo que acima se demonstra no "fritar dos ovos" ou no dia imediatamente posterior ao da venda, de toda a transação, no balanço só figurará o saldo de R$ 3.000,00 na conta "Perda na alienação".

Pela transparência e para que fiquem demonstrados os saldos que interessam, registre:

Pela emissão e recebimento da Nota Fiscal de Venda
D - Caixa/Bancos ou Contas a Receber (AC)
C - Alienação de bens do Ativo Imobilizado (RNO) - 12.000,00

Pela baixa da Depreciação acumulada
D - Depreciação Acumulada de Veículos (AI)
C - Veículos (AI) - 5.000,00

Pela baixa do veículo depreciado
D - Custo do Ativo Imobilizado Alienado - (DNO)
C - Veículos (AI) - 15.000,00

O ganho ou a perda de capital se dará pela apuração do Resultado Não Operacional (Receitas menos Despesas).

Desta forma, além de se ter a Demonstração dos Resultados Não Operacionais, estará facilitando o entendimento dos usuários da contabilidade e as informações que devam ser prestadas na DIPJ, ou seja, o valor total da venda e o custo contábil do veiculo.

Nota
Não entendam as considerações acima, de maneira diferente da de simplesmente querer facilitar o trabalho de consulta e elaboração das Demonstrações Contábeis (que terão) em obediência às normas vigentes.

Legenda:
AC - Ativo Circulante
AI - Ativo Imobilizado
DNO - Despesas Não Operacionais
RNO - Receitas Não Operacionais

...
Franklin de Vasconcelos Silva

Usuário Estrela Nova

postada em: Segunda-Feira, 17 de maio de 2010 às 15:48:44
Saulo Heusi,

O impostos que irão incidir sobre essa ganho na venda de imobilizado será apenas o IR de 15% e a CSLL de 9%, correto?

Se possivel, me add no skype se tiver! franklin.vasconcelos

Abraços e estarei disponivel para dúvidas também.

Usuário Estrela Nova

postada em: Segunda-Feira, 24 de maio de 2010 às 14:33:22
Galera,

Como faço para dar baixa em um bem totalmente depreciado se for vendido? E se não for vendido ele ficara lá no ativo até a alienação correto?

Agradeço
Saulo Heusi

Usuário VIP

postada em: Domingo, 30 de maio de 2010 às 09:22:59
Bom dia Franklin,

Se sua empresa é tributada pela sistemática do Lucro Presumido ou pelo Lucro Real, os Ganhos de Capital serão tributados pelo IRPJ e CSLL a razão de 15% e 9% respectivamente.

Se tributada pelo Simples Nacional, apenas pelo IRPJ a razão de 15%.

...
Saulo Heusi

Usuário VIP

postada em: Domingo, 30 de maio de 2010 às 09:40:38
Bom dia Franklin,

Uma vez totalmente depreciado, este bem terá custo zero, certo? Isto porque o valor da depreciação acumulada deste bem será igual ao custo de aquisição do próprio bem.

Nestes termos, enquanto não vendido ou baixado por imprestabilidade, este bem deve continuar fazendo parte do Imobilizado da empresa e não "afetará" a análise do Balanço Patrimonial, pois o custo será neutralizado pela depreciação acumulada.

Como tem custo zero, qualquer que seja o valor da venda será também o do ganho, vale dizer que, se não custa nada, e (por exemplo) for vendido por R$ 10,00 haverá um ganho de R$ 10,00.

Promova pesquisa no Banco de Dados do Fórun acerca dos registros contábeis da Vendas de Bens do Ativo . Estou certo de que encontrará as respostas que procura.

...

Usuário Estrela Nova

postada em: Segunda-Feira, 31 de maio de 2010 às 08:18:58
Saulo,

Agradeço muito sua disponibilidade.. Você não tem interesse em vir morar em natal e abrir um escritorio?

Obrigado.
Kell Feitosa

Usuário Estrela Nova

postada em: Quinta-Feira, 3 de junho de 2010 às 19:44:41
Oi Franklin, boa noite!

Tenho planos breves de ir morar em Natal, e abrir um escritório, que acha de juntarmos as idéias?

Usuário Estrela Nova

postada em: Sexta-Feira, 4 de junho de 2010 às 08:00:25
Olá Kell Feitosa,

Quando você vem morar? Estarei abrindo em julho provavelmente, qnd chegar em natal me procura, ok?

Meu skype é franklin.vasconcelos
Meu Msn é franklinvs@hotmail.com

Abraços
postada em: Segunda-Feira, 16 de agosto de 2010 às 14:51:28
Saulo Heusi
Boa tarde!

Tenho uma duvida em relação a venda de ativo, de uma empresa que é holding familiar, onde ela construiu casas e agora vai vende-las, a tributação será em cima do ganho, correto? Mediante a isso, recebemos um sinal na assinatura do contrato e um terreno como forma de pagamento, e restante será financiado. como devo fazer os lançamentos contábeis? E baixa do ativo, pois temos o terreno e também uma conta onde o que foi gasto nas obras está lançado nela, e a usamos para acharmos o custo unitário.
Grata
Adriana
Thalita Genefer de Matos

Usuário Novo

postada em: Terça-Feira, 7 de junho de 2011 às 13:15:06
Boa tarde!

Tenho que dar baixa em vários computadores, que estão totalmente depreciados e virou sucata. Como realizo está baixa? Tenho que tirar a Nota Fiscal com qual CFOP? Como fica o lançamento contábil?
Grata.
Thalita.
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Usuário Estrela Dourada

postada em: Terça-Feira, 7 de junho de 2011 às 13:57:23
Prezada Thalita

O CFOP que você deve usar é 5.551 "Venda de Ativo Imobilizado". Ficando a sua contabilização da seguinte forma:

D - Clientes (AC)
C - Receita não operacional (CR)

D - ICMS sobre venda (CR)
C - ICMS a recolher (PC)

D - Depreciação acumulada de veículos (AP)
C - Veículos (AP)

D - Custo de venda de imobilizado (CR)
C - Veículos (AP)

Verifique também a incidência de algum outro tributo em situações de venda para o aramo da sua empresa. Bem como, se a sua empresa possuir o controle do CIAPS, reverte-lo.

Espero ter ajudado.

At.
Marcos Vinicius
Thalita Genefer de Matos

Usuário Novo

postada em: Terça-Feira, 7 de junho de 2011 às 14:53:13
Boa tarde, Marcos Vinicios!

No caso da empresa não e venda e sim perda, pois os mesmo virou sucata, e vamos jogar fora.
Como devo proceder?

Obrigada;
Thalita.
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Usuário Estrela Dourada

postada em: Quarta-Feira, 8 de junho de 2011 às 08:47:24
Prezada Thalita

Nesse caso você precisa emitir a nota fiscal com o seguinte CFOP 5.949 "Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado". Ficando a seguinte contabilização:

D - Depreciação acumulada de veículos (AP)
C - Perdas e danos (CR)

D - Perda e danos (CR)
C - Veículos (AP)

Verifique também a incidência de algum outro tributo em situações de venda para o aramo da sua empresa. Bem como, se a sua empresa possuir o controle do CIAPS, reverte-lo.

At.
Marcos Vinicius
Thalita Genefer de Matos

Usuário Novo

postada em: Quarta-Feira, 8 de junho de 2011 às 10:13:49
Obrigada Marcus Vnicios;

Thalita.
Ana Paula Grillo Lopes

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 20 de junho de 2011 às 14:12:33
Boa tarde!
Minha empresa é tributada pelo lucro presumido, e estou com dúvida de como contabilizar a venda de um veículo registrado do imobilizado, veículo esse que não foi depreciado.

Veículo adquirido em 2005 por R$ 350.000,00 vendido na data de 15/12/2010 por R$ 250.000,00.

Quais são os lançamentos corretos?

Obrigada!
postada em: Segunda-Feira, 5 de setembro de 2011 às 10:17:41
Nosso cliente adquirio 60 unidades vasilhame de gas 13kg e o fornecedor o vendeu como imobilizado, este vasilhame antes estava acobertado com nf venda de comodato, como o valor unitario e de r$35,00 e o cfo veio 5.551 , eu poderia lanças como compra normal, ja que ele vai vender este vasilhame, ou eu tenho que entrar como imobilizado e na venda tambem ser como imobilizado?

grato

andre
Juliana de Fatima Nunes

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 23 de janeiro de 2012 às 15:33:24
Boa Tarde!!!

Como devo proceder na contabilização de uma venda do ativo imobilizado, sendo a compra de um veiculo no valor de R$ 106.009,60, já depreciado R$ 22.929,87, e a empresa vendeu este veiculo por R$ 105.000,00, tevemos perda e ou ganho? Quais os lançamentos eu devo fazer?

Aguardo respostas!!!

Juliana.
Kell Feitosa

Usuário Estrela Nova

postada em: Quarta-Feira, 1 de fevereiro de 2012 às 08:44:29
Juliana, bom dia!

Para sua pergunta tem a resposta logo no inicio desse topico, respondida por Saulo. Dá uma olhadinha e qualquer dúvida estamos aqui.

Jaider de Lima Araujo

Usuário Novo

postada em: Sexta-Feira, 4 de maio de 2012 às 10:06:00
Bom dia a todos do Fórum
Por favor quem puder me ajudar

tem uma empresa cuja a tributação é lucro presumido e o capital social é no valor de R$ 620.000,00, sendo R$ 20.000,00 em moeda corrente e R$ 600.000,00 composto por imóveis. Porém esses imóveis estão sendo vendidos, como devo proceder na contabilização desses imóveis vendidos. E se o valor total das vendas ultrapassar o valor dos imóveis que consta no capital da empresa quais os impostos tenho que pagar sobre o ganho de capital?

Desde já agradeço e fico no aguardo.

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Receba Novidades

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.74 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César