x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 20

acessos 695.206

Contabilizar venda do Imobilizado

Cleverson M.

Cleverson M.

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 13 março 2008 | 15:20

Boa tarde, gostaria de saber como faço a contabilizaçao correta da venda de um veiculo do Imobilizado em que, Custo de aquisiçao R$20.000,00 sua Depreciaçao total R$5.000,00, e foi vendido por R$ 12.000,00 quais seriam os lançamentos corretos? Obrigado.

GLAUCIO FERNANDO MONTIALLI

Glaucio Fernando Montialli

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 14 março 2008 | 09:23

bom dia sr. Cleverson Marrone
Eu faço da seguinte forma pelo sistema Cuca Fresca:

1 - Através da Nota Fiscal de Venda vc contabiliza

D - Caixa / Bancos / Ctas Receber
C - Receita na alienação de bens - 12.000

D - Receita na alienação de bens
C - Veiculo - 20.000

D - Depreciação do Veiculo
C - Receita na alienação de bens - 5.000

D - Perdas na alienação de bens
C - Receita na alienação de bens - 3.000

****************

No razonete -

Caixa / Banco / Cta Receber - 12.000 D
Veiculo - Imobilizado - 0,00 D
Veiculo - Depreciação - 0,00 C
Receita na alienação - 0,00 C
Perda na alienação - 3.000 D

Espero ter ajudado... t+

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Sexta-Feira | 14 março 2008 | 20:42

Boa noite,

Considerações....

Em que pese o fato de ter "fechados" os razonetes, os registros acima pecam pela ausência dos saldos que devam permanecer na Demonstração de Resultados. É, por exemplo, o caso da conta "Receita na Alienação de Bens". Pelo que acima se demonstra no "fritar dos ovos" ou no dia imediatamente posterior ao da venda, de toda a transação, no balanço só figurará o saldo de R$ 3.000,00 na conta "Perda na alienação".

Pela transparência e para que fiquem demonstrados os saldos que interessam, registre:

Pela emissão e recebimento da Nota Fiscal de Venda
D - Caixa/Bancos ou Contas a Receber (AC)
C - Alienação de bens do Ativo Imobilizado (RNO) - 12.000,00

Pela baixa da Depreciação acumulada
D - Depreciação Acumulada de Veículos (AI)
C - Veículos (AI) - 5.000,00

Pela baixa do veículo depreciado
D - Custo do Ativo Imobilizado Alienado - (DNO)
C - Veículos (AI) - 15.000,00

O ganho ou a perda de capital se dará pela apuração do Resultado Não Operacional (Receitas menos Despesas).

Desta forma, além de se ter a Demonstração dos Resultados Não Operacionais, estará facilitando o entendimento dos usuários da contabilidade e as informações que devam ser prestadas na DIPJ, ou seja, o valor total da venda e o custo contábil do veiculo.

Nota
Não entendam as considerações acima, de maneira diferente da de simplesmente querer facilitar o trabalho de consulta e elaboração das Demonstrações Contábeis (que terão) em obediência às normas vigentes.

Legenda:
AC - Ativo Circulante
AI - Ativo Imobilizado
DNO - Despesas Não Operacionais
RNO - Receitas Não Operacionais

...

Franklin de Vasconcelos Silva

Franklin de Vasconcelos Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 17 maio 2010 | 15:48

Saulo Heusi,

O impostos que irão incidir sobre essa ganho na venda de imobilizado será apenas o IR de 15% e a CSLL de 9%, correto?

Se possivel, me add no skype se tiver! franklin.vasconcelos

Abraços e estarei disponivel para dúvidas também.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Domingo | 30 maio 2010 | 09:40

Bom dia Franklin,

Uma vez totalmente depreciado, este bem terá custo zero, certo? Isto porque o valor da depreciação acumulada deste bem será igual ao custo de aquisição do próprio bem.

Nestes termos, enquanto não vendido ou baixado por imprestabilidade, este bem deve continuar fazendo parte do Imobilizado da empresa e não "afetará" a análise do Balanço Patrimonial, pois o custo será neutralizado pela depreciação acumulada.

Como tem custo zero, qualquer que seja o valor da venda será também o do ganho, vale dizer que, se não custa nada, e (por exemplo) for vendido por R$ 10,00 haverá um ganho de R$ 10,00.

Promova pesquisa no Banco de Dados do Fórun acerca dos registros contábeis da Oculto964&cof=FORID%3A13%3BAH%3Aleft%3BS%3Ahttp%3A%2F%2Fwww.forumcontabeis.com.br%3BCX%3APesquisar%253AF%25C3%25B3rum%2520Cont%25C3%25A1beis%3BL%3Ahttp%3A%2F%2Fwww.contabeis.com.br%2Fforumcontabeis%2Fweb%2Fimages%2Ffoumcontabeis.jpg%3BLH%3A50%3BLC%3A%230000ff%3BVLC%3A%23663399%3BDIV%3A%23336699%3B&adkw=AELymgVH4yx6zAhsjIoPxM5VGrZHw0Ee28xcw_ZPGi4krsqpSCS48fEhFkeA9a8xsi85iW-tbKuCLKba2V4DNrLAR65xJRUS0nIIcYmzP6I9jWbrVH6-hpvw1ENN_rYy15aeXcmm3Qx6XKcoqHQHh7l0G3j_flxOsVvoKGaU8B7JmVK5k99uc55KrJChfsVI-Hb4tfSW69KKag_KuL-aobLF_2o-lncvqE0NdpJq0pCkP5TEmBM9xaUepRK_KJ3KqsauL0x9yJOQiQPCfGUYbx8wMNBvBjJklQ&boostcse=0&ie=ISO-8859-1&oe=ISO-8859-1&q=Venda+de+bens+do+ativo&btnG=Pesquisar&cx=partner-pub-Oculto964%3A18hu4kk47ep" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link"> Vendas de Bens do Ativo . Estou certo de que encontrará as respostas que procura.

...

kell Feitosa

Kell Feitosa

Prata DIVISÃO 4
há 13 anos Quinta-Feira | 3 junho 2010 | 19:44

Oi Franklin, boa noite!

Tenho planos breves de ir morar em Natal, e abrir um escritório, que acha de juntarmos as idéias?

Adriana Aureliano Ribeiro

Adriana Aureliano Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Financeiro
há 13 anos Segunda-Feira | 16 agosto 2010 | 14:51

Saulo Heusi
Boa tarde!

Tenho uma duvida em relação a venda de ativo, de uma empresa que é holding familiar, onde ela construiu casas e agora vai vende-las, a tributação será em cima do ganho, correto? Mediante a isso, recebemos um sinal na assinatura do contrato e um terreno como forma de pagamento, e restante será financiado. como devo fazer os lançamentos contábeis? E baixa do ativo, pois temos o terreno e também uma conta onde o que foi gasto nas obras está lançado nela, e a usamos para acharmos o custo unitário.
Grata
Adriana

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 7 junho 2011 | 13:57

Prezada Thalita

O CFOP que você deve usar é 5.551 "Venda de Ativo Imobilizado". Ficando a sua contabilização da seguinte forma:

D - Clientes (AC)
C - Receita não operacional (CR)

D - ICMS sobre venda (CR)
C - ICMS a recolher (PC)

D - Depreciação acumulada de veículos (AP)
C - Veículos (AP)

D - Custo de venda de imobilizado (CR)
C - Veículos (AP)

Verifique também a incidência de algum outro tributo em situações de venda para o aramo da sua empresa. Bem como, se a sua empresa possuir o controle do CIAPS, reverte-lo.

Espero ter ajudado.

At.
Marcos Vinicius

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 8 junho 2011 | 08:47

Prezada Thalita

Nesse caso você precisa emitir a nota fiscal com o seguinte CFOP 5.949 "Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado". Ficando a seguinte contabilização:

D - Depreciação acumulada de veículos (AP)
C - Perdas e danos (CR)

D - Perda e danos (CR)
C - Veículos (AP)

Verifique também a incidência de algum outro tributo em situações de venda para o aramo da sua empresa. Bem como, se a sua empresa possuir o controle do CIAPS, reverte-lo.

At.
Marcos Vinicius

ANA PAULA GRILLO LOPES

Ana Paula Grillo Lopes

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 20 junho 2011 | 14:12

Boa tarde!
Minha empresa é tributada pelo lucro presumido, e estou com dúvida de como contabilizar a venda de um veículo registrado do imobilizado, veículo esse que não foi depreciado.

Veículo adquirido em 2005 por R$ 350.000,00 vendido na data de 15/12/2010 por R$ 250.000,00.

Quais são os lançamentos corretos?

Obrigada!

ANDRE LUIZ SOARES MACHADO

Andre Luiz Soares Machado

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2011 | 10:17

Nosso cliente adquirio 60 unidades vasilhame de gas 13kg e o fornecedor o vendeu como imobilizado, este vasilhame antes estava acobertado com nf venda de comodato, como o valor unitario e de r$35,00 e o cfo veio 5.551 , eu poderia lanças como compra normal, ja que ele vai vender este vasilhame, ou eu tenho que entrar como imobilizado e na venda tambem ser como imobilizado?

grato

andre

JULIANA DE FATIMA NUNES

Juliana de Fatima Nunes

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 15:33

Boa Tarde!!!

Como devo proceder na contabilização de uma venda do ativo imobilizado, sendo a compra de um veiculo no valor de R$ 106.009,60, já depreciado R$ 22.929,87, e a empresa vendeu este veiculo por R$ 105.000,00, tevemos perda e ou ganho? Quais os lançamentos eu devo fazer?

Aguardo respostas!!!

Juliana.

kell Feitosa

Kell Feitosa

Prata DIVISÃO 4
há 12 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2012 | 08:44

Juliana, bom dia!

Para sua pergunta tem a resposta logo no inicio desse topico, respondida por Saulo. Dá uma olhadinha e qualquer dúvida estamos aqui.

JAIDER DE LIMA ARAUJO

Jaider de Lima Araujo

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 4 maio 2012 | 10:06

Bom dia a todos do Fórum
Por favor quem puder me ajudar

tem uma empresa cuja a tributação é lucro presumido e o capital social é no valor de R$ 620.000,00, sendo R$ 20.000,00 em moeda corrente e R$ 600.000,00 composto por imóveis. Porém esses imóveis estão sendo vendidos, como devo proceder na contabilização desses imóveis vendidos. E se o valor total das vendas ultrapassar o valor dos imóveis que consta no capital da empresa quais os impostos tenho que pagar sobre o ganho de capital?

Desde já agradeço e fico no aguardo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.