x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 1.646

baixa em empresa

EWERTON JOSE MOURA DOS SANTOS

Ewerton Jose Moura dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 24 julho 2014 | 00:50

boa noite pessoal, estou dando baixa numa empresa e já fiz quase tudo mas agora a receita federal ta me pedindo recibos da gfip's de 04/2013 á 11/2013 período em que a empresa ficou aberta porém sem movimento e não foi pago INSS nem FGTS. alguém pode me ajudar? me dizer como proceder para conseguir esses recibos? ja baixei o programa sefip e tentei gerar mas acho que não deu certo.

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 9 anos Quinta-Feira | 24 julho 2014 | 07:50

Ewerton, Bom dia

A empresa neste período teve funcionários ativos?

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 24 julho 2014 | 08:16

Ewerton Jose Moura dos Santos, bom dia!

Caso não tenha funcionários ativos como mencionou o Ronaldo, e esteve sem movimento como você falou, terá que entregar a GFIP sem movimento.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Eurides Ferreira

Eurides Ferreira

Bronze DIVISÃO 5, Cortador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 24 julho 2014 | 16:21

Pessoal tenho uma empresa para baixar no estado da Bahia, alguém sabe se é o mesmo procedimento aqui de São Paulo ou é diferente?

Desde de já agradeço!

Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Quinta-Feira | 24 julho 2014 | 16:35

Boa tarde, Eurides !

Sugiro a fazer uma pesquisa aquí mesmo no Forum Contábeis, encontrará vários topicos sobre o assunto já discutido.

A título de exemplo, sugiro esteLink

Após leituras, caso permaneceça alguma dúvida, volte a postar.

att...

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"
EWERTON JOSE MOURA DOS SANTOS

Ewerton Jose Moura dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 25 julho 2014 | 10:46

bom dia pessoal obrigado pelas respostas, não, a empresa não teve funcionários nem movimento, sei que tenho que gerar gefip sem movimento, porém não estou conseguindo fazer isso no sefip, faço todo o procedimento correto mas na opção dados do movimento não sei oque colocar na alíquota RAT, FAP e outras entidades, e depois de ter feito tudo isso não sei como proceder pra tirar o recibo. Pesquisei no site da receita e vi que a empresa não é optante pelo simples.

leacir bittencourt bastos

Leacir Bittencourt Bastos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 22:53

Ai pessoal, boa noite.

Matéria interessante. >>Cai a exigência das certidões negativas nas Juntas Comerciais.

INSTRUÇÃO NORMATIVA No 25, DE 10 DE SETEMBRO DE 2014
INSTRUÇÃO NORMATIVA No 26, DE 10 DE SETEMBRO DE 2014

A partir de hoje (11), as empresas estão dispensadas de apresentar nas juntas comerciais certidões negativas de débitos tributários, previdenciários e trabalhistas. Com isso, elas passam a pedir a baixa de seus registros e inscrições imediatamente após o encerramento das suas operações. Caso sejam identificados débitos tributários nas empresas encerradas, os sócios serão responsabilizados como já previsto na regra atual.

A medida foi estabelecida por meio das Instruções Normativas 25 e 26 do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI) da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE). A nova norma é baseada na Lei 147/2014, e tem como objetivo simplificar o registro nas Juntas Comerciais de todo o Brasil.

Além da baixa, as certidões não serão mais obrigatórias nas operações de extinção, redução de capital, cisão total ou parcial, incorporação, fusão transformação, transferência do controle de cotas e desmembramento. Antes da nova lei, a dispensa de certidões para a baixa de empresas somente era garantida após o prazo de um ano de inatividade.

Para o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, a medida é um grande avanço em um País onde o fechamento de empresas é considerado impossível. “Temos cerca de um milhão de CNPJs inativos que não são fechados por conta da má burocracia. Sem a exigência da certidão, vamos encerrar as empresas na hora. Inclusive isso já será possível no Distrito Federal a partir do dia 25 de setembro. E estamos trabalhando para que essa operação se estenda para todo o Brasil o mais breve possível”, destacou.

Em 2013, as Juntas Comerciais processaram mais 1,6 milhão de alterações e 200 mil baixas de empresas. A dispensa de certidões diminui a burocracia e reduz custos para os empreendedores, além de agilizar o atendimento das suas demandas pela simplificação da análise nos órgãos de registro.

Fonte: Secretaria da Micro e Pequena Empresa / https://www.smpe.gov.br

Grande abraço
Leacir Bittencourt Bastos
Contador
São João de Meriti - RJ

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.