Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 38.187

Integralização de capital com lucro acumulados

João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 24 julho 2014 | 09:35

Antonio Aparecido dos Santos ,

Bom dia!

Sim.Você pode utilizar-se do saldo da conta de Lucros Acumulados para o aumento do Capital.Para isso ser feito,é preciso saber se é conveniente fazê-lo e se os sócios também o desejam.No Caso afirmativo,você terá que fazer uma alteração do contrato social, citando o aumento do Capital Social e a origem dos recursos,no caso parte do saldo dos Lucros Acumulados.

Espero ter ajudado em sua dúvida

Antonio Aparecido dos Santos

Antonio Aparecido dos Santos

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 24 julho 2014 | 14:33

Boa tarde João,
Obrigado pela resposta, mas acho que não me expressei direito.
No caso a empresa é lucro presumido e teve R$ 408.000,00 de lucro, foram
distribuídos R$ 240.000,00 para os sócios, ficando na conta lucros acumulados
R$ 168.000,00.
Ainda faltam ser integralizados R$ 280.000,00 no capital social:
Gostaria de saber se posso usar este saldo da conta lucros acumulados para integralizar o capital?
Como faço esses lançamentos ?

Fico no Aguardo da resposta
Antonio

Nilton Dias Lima

Nilton Dias Lima

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 24 julho 2014 | 16:44

Antonio, neste caso daria para fazer a integralização, somente será necessários informa a retirada por parte dos sócio e a integralização na Declaração de IRPF, além do lançamento na contabilidade da empresa. Pode ser feito uma Ata para formalizar o processo.
Teria que ser observado o percentual que cada um falta para integralizar e do total já integralizado. Se a integralização foi proporcional não tem problema.

Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 24 julho 2014 | 17:09

Boa tarde,

A distribuição de lucros aos sócios fica assim:

D- Lucros Acumulados (PL) H. Distribuição de lucros aos sócios no exercicio
C- Lucros a Distribuir (PC) H. Distribuição de lucros ao socio X
C- Lucros a Distribuir (PC) H. Distribuição de lucros ao socio Y
*respeitar os limites percentuais.

Do pagamento dos lucros distribuidos:

D - Lucros a Distribuir
C- Caixa ou Bancos (Ativo)

Quanto a integralização, o mais correto é se fazer em Bens ou Disponibilidades. Eu aconselho você distribuir o restante de lucro aos sócios (dependendo do valor, pode ser obrigatorio o envio do SPED contábil segundo art.3° IN 1420/2013 da Receita).

Após distribuição e pagamento, os sócios poderão integralizar o restante do capital social e depois se utilizar da reserva de lucros para aumentar o capital social.

Nota: o aumento de capital social com o uso de lucros acumulados deverá ser adicionado no IRPF dos sócios, bem como as distribuições.

Espero ter contribuido com sua duvida.

Um abraço




"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
João Barbosa dos Santos

João Barbosa dos Santos

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 25 julho 2014 | 08:54

Bom dia, Antonio Aparecido dos Santos !


Vejo que alguns colegas me precederam na resposta sobre sua dúvida.Mas,mesmo assim,estou lhe enviando minha resposta.

1. Emitir cheques da Empresa para os sócios que totalizem R$ 168.000,00,na proporção de quotas que eles possuem de participação no Capital Social. Os cheques serão emitidos nominalmente e depositados na Conta Corrente de cada um deles(Pessoas Físicas).Isso para atender à cláusula que provavelmente existe no Contrato Social, que deve dispor que a (s) integralização(ões) têm que ser feitas em dinheiro(moeda corrente do país).Após o depósito dos R$ 168.000,00 ,os sócios devolverão o dinheiro para a empresa sob a forma de Integralização de Capital
Lançamentos: D= Lucros Acumulados …................ 168.000,00
Lucros acumulados Distr.sócio. A...
Lucros Acumulados distr. Sócio B..
C=Bancos …..................................... 168.000,00

2.Pela Integralização do Capital
D= Bancos …............................................................ 168.000,00
C= Capital a Integralizar ...........................................168.000,00


Claro que a primeira condição para se fazer essa alteração contratual,com origem em Lucros Acumulados é o valor disponível em Caixa/Bancos e o interesse dos sócios em aumentar seus investimentos na empresa.Analise com bastante cuidado o contrato Social,estude as particularidades que envolvam os direitos de cada sócio,antes de proceder o que estamos discutindo...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.