x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.182

Confusão Patrimonial

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 9 anos Quinta-Feira | 24 julho 2014 | 16:48

Boa tarde!

Gostaria da opinião e/ou sugestão dos amigos com este problema crônico que infelizmente é de costume em algumas empresas de pequeno porte, e que acredito muito dos profissionais de contabilidade já passou por este problema, e temos que descascar esse "Ananás"! (risos)

Até que eu consiga "educar" a empresa completamente de forma que isso não venha acontecer novamente realizamos alguns "lançamentos de ajuste".

Quando ocorre confusão patrimonial, onde os sócios usaram recursos da empresa para pagar despesas particulares, sei que não existe adiantamento de lucros tendo em vista que não se pode distribuir o que não se tem, no entanto para regularizar esta situação, efetuamos os lançamento:

A) Pelo registro do adiantamento concedido:
D - Adiantamento de Lucros (AC)
C – Disponibilidades/conta movimento (AC)

No encerramento do exercício em 31/dezembro, caso for constatado a não existência de lucros apurados em montante suficiente para cobertura dos "Adiantamentos", consideraremos como Pró-Labore.

B) Pelo registro da reversão do adiantamento:
D - Pró-labore (CR)
C - Pró-labore a pagar (PC)

D - Pró-labore a pagar (PC)
C - Adiantamento de Lucros (AC)

Também vou ter problema por considerar como Pró-labore somente na apuração do resultado?
Li em alguns artigos que haverá incidência de INSS para os Adiantamento de Lucros, procede esta afirmação?

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Sexta-Feira | 25 julho 2014 | 13:31

Boa tarde Ronaldo!
Realmente este é um problema muito sério que atinge muitas empresas. Eu particularmente além de ter essa confusão patrimonial com os sócios, ainda somos um grupo, onde tenho a confusão entre as empreesas.. ou seja... quase ficando louco....
Quanto aos socios, a única saída que encontrei foi lançar as despesas pessoais deles, pagas com o dinheiro da empresa, na conta de "Adiantamentos à Pessoas Ligadas", no ativo circulante, contra a conta caixa/bancos, pois as empresas não tem o lucro para distribuir... E não sei se você tem empresas ligadas assim como eu , mas nessas empresas, eu faço contratos de Mútuo, assinados, reconhecidos em cartório, de todas as transações mensais que houveram entre as mesmas, sendo aquela que recebeu o numerário, contabilização Caixa/Bancos x Mutuos à Pagar (Passivo). Esses contratos contemplam prazo de pagamento e correções dos valores.
Voltando aos sócios, montei uma empresa S/A de capital fechado, onde os sócios entraram com os imóveis no capital social da mesma e ela vai locar os imóveis (por sorte nosso parque fabril estava em nome de P.F.).. e agora como iremos locar os imóveis para as empresas, a renda revertida irá quitar os "Adiantamentos de Pro Labore", findando assim essa loucura de controlar isso.

Espero ter ajudado

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.