x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 22

acessos 9.658

Alteração do quadro societário (P os dois sócios administrar

Maycon Dalmazo

Maycon Dalmazo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 25 julho 2014 | 08:07

Bom dia!
Preciso fazer uma alteração no quadro societário de uma empresa LTDA com dois sócios.
Hoje apenas um sócio é administrador, quero modificar para os dois administrarem separadamente. Qual evento devo utilizar para esta questão?
A data do evento deve a mesma do registro da alteração na Junta?
Obrigado!

Andrey Spinelli

Andrey Spinelli

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 25 julho 2014 | 16:45

Maycon,

1º de tudo, se no contrato social estiver especificado que somente 1 socio é o administrador, o primeiro passo é fazer uma alteração contratual alterando a administração, nomeando os 2 sócios.

Att.,


ps:

se precisar a clausula...:

CLÁUSULA PRIMEIRA – A administração da sociedade será exercida pelos sócios xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx e xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.

Abertura, Alteração, Baixa de empresas.
Abertura de I.E.p/ Produtor Rural
confecção de contratos.
Maycon Dalmazo

Maycon Dalmazo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 25 julho 2014 | 17:01

Andrey, boa tarde!

Sobre esta etapa, está ok! Farei a viabilidade na junta, pois precisarei alterar o endereço também e no requerimento eletrônico faço esta alteração.
A minha dúvida é na DBE, para alterar a figura do sócio para sócio administrador, devo alterar o QSA com a natureza do evento "Alteração de dados do sócio/Administrador" e mudar a qualificação dele que antes era "22 - sócio", para "49 - sócio administrado"?

Devo apenas fazer este procedimento, ou devo envolver o nome do outro sócio que já é administrador?

Obrigado!

Andrey Spinelli

Andrey Spinelli

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 25 julho 2014 | 17:07

Maycon,

é exatamente isso, alteração de dados, com a data da etiqueta da junta.

em relação aos sócios, coloque todos eles, pois mesmo o outro já sendo administrador, pelo menos aqui, dependendo do analista que pega a DBE, ele exige todos os sócios, então, coloque eles para evitar ter que refaze-la.

Att..,

Abertura, Alteração, Baixa de empresas.
Abertura de I.E.p/ Produtor Rural
confecção de contratos.
Wesley Maykson

Wesley Maykson

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 28 julho 2014 | 10:12

Mas na Receita Federal é possível citar apenas um sócio como administrador, ou estou equivocado?

" Molduras boas não salvam Quadros ruins"

Wesley Maykson
Cachoeiro de Itapemirim-ES


Wesley Maykson

Wesley Maykson

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 28 julho 2014 | 10:52

Em que caso os Administradores podem assinar pela empresa?

Ou somente o que é Representante pela empresa perante a Receita Federal pode assinar?

Grato.

" Molduras boas não salvam Quadros ruins"

Wesley Maykson
Cachoeiro de Itapemirim-ES


Andrey Spinelli

Andrey Spinelli

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 28 julho 2014 | 11:32

Wesley,

somente quem é o representante na receita que pode assinar,

caso queira alterar, tem que colocar o codigo de alteração de pessoa responsavel.

Att.,

Abertura, Alteração, Baixa de empresas.
Abertura de I.E.p/ Produtor Rural
confecção de contratos.
Wesley Maykson

Wesley Maykson

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 28 julho 2014 | 14:41

Andrey,

Então, minha empresa tem 3 sócios administradores, que podem assinar pela empresa, conforme Contrato Social, quais documentos eles podem então assinar? somente contrato?

Abraço.

" Molduras boas não salvam Quadros ruins"

Wesley Maykson
Cachoeiro de Itapemirim-ES


Marcelo Junior

Marcelo Junior

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 28 julho 2014 | 15:45

Wesley, eles podem assinar isoladamente? se for eles podem assinar qualquer documento, porém se estiver a clausula como em conjunto e isoladamente ai precisa de todos.

Wesley Maykson

Wesley Maykson

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 28 julho 2014 | 16:13

Marcelo,

Na Clausula está "Fulano de Tal e/ou Beltrano de tal", assim eles assinam qualquer documento juntos e também isoladamente?

Agradeço a atenção!

" Molduras boas não salvam Quadros ruins"

Wesley Maykson
Cachoeiro de Itapemirim-ES


Andrey Spinelli

Andrey Spinelli

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 28 julho 2014 | 16:16

Wesley,

Eles podem assinar quais queres documentos, sendo os 3 administradores.

porem, documentos referente a Receita federal, somente o Administrador Responsavel perante a RFB.

entendeu?? tipo, todos os outros documentos, abertura de contas, cheques, contratos de compra e venda em nome da empresa..etc...qualquer 1 pode... (vide contrato social, se tiver disposto contra)

seria essa a duvida?

Abç!

Abertura, Alteração, Baixa de empresas.
Abertura de I.E.p/ Produtor Rural
confecção de contratos.
Wesley Maykson

Wesley Maykson

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 28 julho 2014 | 16:35

Ai chegou onde eu queria Andrey!

Eu queria saber porque no contrato diz que podem assinar e na Receita só um assina, mas sanou a minha dúvida!!

Mais uma duvida: Já lhe ocorreu o caso de o sócio administrador no Contrato Social não ser o Representante na Receita Federal?

Muito obrigado a todos!

" Molduras boas não salvam Quadros ruins"

Wesley Maykson
Cachoeiro de Itapemirim-ES


Maycon Dalmazo

Maycon Dalmazo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 09:02

Wesley, bom dia!

Você consegue ter certeza se o sócio é o representante perante a RFB pelo seguinte endereço:

http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atbhe/saga/agendamento.asp

Você vai simular um agendamento, marcar a opção CNPJ e colocar o CNPJ/CPF do representante, se estiver errado irá aparecer a seguinte mensagem "O CPF informado não consta como responsável pelo CNPJ".

Sds,

Wesley Maykson

Wesley Maykson

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 09:28

Marcelo, isso mesmo que está acontecendo.

Vou utilizar também este meio que nosso amigo Maycon ensinou e retorno com oque aconteceu.

Grato pelas respostas!!

" Molduras boas não salvam Quadros ruins"

Wesley Maykson
Cachoeiro de Itapemirim-ES


Marcelo Junior

Marcelo Junior

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 09:35

Isso, verifica dessa forma, e verifica como esta a clausula de administração também. Pois esse tipo de caso confesso que nunca vi, sempre vejo assinando em conjunto, isoladamente ou em conjunto e isoladamente.

Geralmente coloco pra assinar na Receita o sócio que tem maior disponibilidade de tempo quando precisar de alguma assinatura na Receita.

Aguardo retorno

Andrey Spinelli

Andrey Spinelli

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 10:09

Wesley, já me ocorreu sim, de ter socios administradores porem não representantes perante a receita,

pois assim,

a empresa, pode ter X administradores, porem perante a receita federal, 1 administrador tem que assinar, representando a empresa, entra o caso que o nosso amigo Marcelo disse, normalmente, é posto o socio que tem mais disponibilidade para assinar, vir no escritorio ou algo assim.

para o sr. ver quem que está responsavel perante a receita, alem do agendamento, o Sr. pode ir no proprio ECAC, (procuração ou não), e tirar uma situação fiscal, lá vai dizer quem é o responsavel perante a receita federal.

att.,

Abertura, Alteração, Baixa de empresas.
Abertura de I.E.p/ Produtor Rural
confecção de contratos.
junia santos

Junia Santos

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 22 julho 2015 | 17:38

boa tarde
estou pra registrar uma eireli, o titular que nomear uma pessoa( seu pai) para administrar a empresa caso ele fique impossibilitado de exercer a administracao da sua empresa, tenho muitas duvidas:

ele administrador nao socio precisara assinar no contrato
e preciso menciona lo no dbe
ou no FCN,
Ou somente constar uma clausula dando lhe este poder.
açguem ja fez algo parecido?

agradeco de coracao quem puder me ajudar.

junia

Junia Meireles

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.