Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 6.975

Mercadorias roubadas em transito

Dovanir Volpato Tristão

Dovanir Volpato Tristão

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 26 julho 2014 | 08:42

Sou contador de uma empresa sediada do Paraná, efetuamos uma venda, a mercadora estava sendo transportada por transporte próprio, no trajeto o veiculo sofreu um acidente e a mercadoria foi saqueada, o seguro irá me reembolsar o valor da carga, em cima disso, tenho as seguintes duvidas.
- devo emitir uma nota fiscal de retorno da mercadoria, haja visto que o cliente não irá registrar esta nota fiscal, pois não recebeu a mercadoria?
- tenho que emitir uma nota fiscal, baixando do estoque contra a seguradora, ou outra forma de baixa?

desde já agradeço se alguém puder me ajudar.

Dovanir.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Sábado | 26 julho 2014 | 23:25

Dovanir, boa noite.

Entendo que deverá emitir nota fiscal de retorno, tendo em vista que a seguradora possivelmente exigirá que emita nota fiscal das mercadorias saqueadas para liberar o valor do seguro [certa vez aconteceu com um cliente e a seguradora exigiu].

O ideal é que tais notas fossem colidentes nas datas, já que o retorno será simbólico.

Deverá comunicar o destinatário da mercadoria do estorno ocorrido, para que este faça anotações em seu livro termo de ocorrências.

Não sei se seria o caso,mas verifique a questão do estorno do crédito de de icms anteriormente apropriado dessas mercadorias saqueadas.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Marlon Santos

Marlon Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Domingo | 27 julho 2014 | 01:01

Boa Noite,