x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 2.027

Mercadoria - sinistro.

Rafael Douglas Silva Costa

Rafael Douglas Silva Costa

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 28 julho 2014 | 14:37

a empresa comprou mercadoria recebeu a nf-e porem a mercadoria sofreu acidente e deu perca total, essa nf-e tem que ser registrada no departamento fiscal? se sim como? cancelada? inutilizada? tenho que fazer reo

Israel Ferreira

Israel Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 28 julho 2014 | 21:16

Rafael, boa noite,

Pelo o que entendi, a empresa efetuou uma compra e a nota fiscal eletrônica chegou por e-mail (como de costume, já que é enviada para o comprador no momento de seu faturamento).

A mercadoria que estava em trânsito foi avariada ficando imprópria para a revenda. O que fazer? O fornecedor da mercadoria irá emitir uma nota de retorno que informará o ocorrido, e você poderá solicitar essa nota para futuros questionamentos do fisco.

A nota eletrônica que chega por e-mail não pode ser registrada no sistema antes da chegada da mercadoria, portanto, não terá efeito nenhum. O importante é ter essa nota que o fornecedor emitirá, para assegurar que a informação da venda foi desfeita.

Bom trabalho!

"Respostas em caráter de orientação, não produzem os efeitos da consulta formal junto ao órgão competente."


Israel Ferreira
Contador
Campos de Sousa Assessoria Contabil
Willian Morais

Willian Morais

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 09:01

Bom dia, a nota fiscal só estará totalmente efetivada se o produto chegar até você, se não chegou não ha porque se preocupar.
Se o frete foi por conta e risco do seu fornecedor com certeza ele tomara as medidas cabíveis e posteriormente lhe reenviar outra mercadoria.
Agora se o frete foi por conta e ordem sua, acredito que deva dar entrada sim pois a mercadoria passou a ser sua efetivamente no momento da entrega na origem a sua empresa. Portanto verifique esses pontos e monitore o procedimento que seu fornecedor fara, para você não ter problemas futuros.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.