x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 838

Contabilização de Uso e consumo direto na despesa

Tamires Guerra

Tamires Guerra

Bronze DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 11:26

Bom dia,

Trabalho em um supermercado onde não tem controle de Estoque com Mercadorias para uso e consumo, a mesma estava sendo contabilizada direto na despesa, porém agora que comecei a conciliar as entradas percebi que a conta compra de mercadorias na contabilidade não batem com o fiscal devido essas NF estarem na conta de Materiais para uso e consumo na despesa.

Conforme o Decreto. 3.000/99 Art. 290
Parágrafo único. A aquisição de bens de consumo eventual, cujo valor não exceda a cinco por cento do custo total dos produtos vendidos no período de apuração anterior, poderá ser registrada diretamente como custo.

Ou seja, o procedimento feito não estava errado, pois os produtos não excederam os cinco por cento do custo total dos produtos vendidos no período de apuração anterior, todavia a minha dificuldade agora é como farei para a conta de compras baterem com o fiscal? Sendo que o mesmo está com CFOP 1556 ou 1907 que seria compras para uso e consumo e ao lançar a nota fiscal esses valores vão direto para despesa.


Obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.