x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 6

acessos 7.545

Organização do setor contábil de um escritório

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 11:56

Bom dia colegas. Fui contratado para trabalhar no DP de um escritório contábil. Entretanto, com o "andar da carruagem" estou me envolvendo também nos setores fiscal e contábil, e embora seja contador, estava muito tempo afastado destas duas áreas. Assim, busco orientação e sugestão de vocês que estão há mais tempo atuando em escritório nos seguintes aspectos, do setor contábil:
1 - cada funcionário "cuida" de determinadas empresas? ou independe, cada um pode fazer qualquer uma? ou seja, funcionário A faz apenas as empresas tais, funcionário B apenas as empresas tais, e assim por diante..........separam por regime de tributação?; ( tenho certo receio em segregar, pois daí cada um só se importa e conhece aquelas "suas" empresas. Ressalto que somos escritório pequeno, com 1 LR, 12 LP e aproximadamente 70 SIMPLES).
2- as guias de PIS, COFINS, que são sobre o faturamento lançado pelo setor fiscal, quem calcula? o próprio setor fiscal que lançou ou o setor contábil?
3- caso tenham algo mais a contribuir, desde já agradeço.

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 13:14

Paulo

A distribuição das tarefas depende do gestor da contabilidade, geralmente, os mais experientes cuidam das empresas com maior complexidade, como as do Lucro Real e assim sucessivamente.

Quanto as guias de impostos, via de regra, quem emite é o Depto. Fiscal.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
CLEBER BALERO GUZZO

Cleber Balero Guzzo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 17:15

Caro amigo Paulo.

No meu caso tenho uma equipe direcionada para cada assunto, ou seja, tenho uma equipe que só realiza trabalhos na área de Contabilidade, outra na Área Fiscal, outro na Área de Depto Pessoal, e outra para Expediente, independente do regime de tributação.

Acredito que seja melhor dessa forma, pois o funcionário se especializa somente em uma área, uma vez que a legislação exige bastante, devido as constantes mudanças.

Com relação à apuração de impostos, sejam eles federais, estaduais ou municipais, são apurados pelo Depto Fiscal.
Somente são apurados pelo Depto Contábil o IRPJ e CSLL de empresas Lucro Real.

Espero ter ajudado.
Um grande abraço.

Cléber Baléro
https://www.balerocontabilidade.com.br

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 22:26

Boa noite Clovis e Cleber, obrigado pelo retorno. Em nosso escritório também cada setor tem seus profissionais, entretanto estamos em um período de readequação, e estou pensando em mudar algumas coisas no setor contábil, entre as quais, fazer um revezamento entre os profissionais deste setor, visto que somos um escritório pequeno como citei anteriormente, e gostaria que todos conhecessem todos os clientes. Claro, com um auxiliando o outro. Mais uma vez obrigado.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 30 julho 2014 | 14:51

Aqui é dividido por setores:

- Setor contábil
- Setor fiscal
- Setor trabalhista
- Setor de legalização empresarial
- Setor de parcelamentos
- Setor de consultoria

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Quarta-Feira | 30 julho 2014 | 14:57

Phillipe, obrigado. Entretanto, dentro do setor contábil, como é dividido as empresas? Um funcionário faz as do LR, outro as do LP, outro as do SIMPLES, ou todos os funcionários fazem todas as empresas, independente do regime? Obrigado.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 31 julho 2014 | 06:47

Paulo Roberto Klein

De todos os setores fazem independente do regime. Quando entra alguém novato fica só com a do Simples por cerca de 6 meses, depois nos outros 6 meses pega as do Lucro Presumido e assim por diante, até estar apto a trabalhar com qualquer regime.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.