x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 1.495

funcionario faltam 2 anos para aponsetar e a empres esta 2 a

francisco anderson

Francisco Anderson

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 21:01

Boa noite pessoal

Pessoal , o problema é um seguinte , meu pai esta faltando menos de 2 anos para se aposentar e a empresa que ele trabalha esta a beira da falencia , não entrega obrigação nenhuma á 2 anos , isso incui sefip, bem sou formado em tecnico em contabilidade com crc , mais não sei o que fazer , me ajudem

o dono falou para mim que se eu emitir a guia do inss da empresa ele começa a pagar a partir de agora , mais isso pode dar problema para mim ? e vai funcionar para meu pai ? e o principal , como vou calcular o valor da guia ? o salario do meu pai é R$ 2.420,15 e ele é o único funcionário


me ajudem por favor


Obrigado


Att

Francisco Anderson

Edilson Silva

Edilson Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 23:30

Caro,
Vou ser sincero com o seu problema.
O primeiro passo é verificar junto a previdência social a contagem de tempo, você não diz se ele vai aposentar por idade e tempo de contribuição.

Depois te recomendo a contratar um advogado, pois dois anos sem recolhimento de FGTS e outros, pode caracterizar como rescisão indireta.

Um só funcionário e nesta situação a esse tempo todo.
Não queira assumir a responsabilidade da empresa.

Atenciosamente,

Edilson Silva
Contabilidade
Pós Graduação em Pericia e Interpretação de sentenças.
MSC UnB
francisco anderson

Francisco Anderson

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 30 julho 2014 | 11:42

Então Edilson ,

Ja pensei na opção , mais olha só , a empresa esta devendo até as cuecas , processo do meu pai não vai ser o unico e nem o ultimo que a empresa tem , sem contar o tempo que ele vai demorar para sai e sem chance de ele pagar .
O bom nesta historia é que ele paga o salario , mais apenas isso e esta disposto a ajudar a pagar o inss para meu pai, só queria saber se posso emitir a guia com o valor de 11 % em cima do salario do meu pai , no cnpj da empresa q ele esta registrado no codigo 2100 .. ou a previdencia não vai entender que é refente ao meu pai .


Att


Francisco Anderson

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 30 julho 2014 | 20:17

Boa noite Francisco

Para recolher o INSS com o CNPJ da Empresa com o código 2100 tem que recolher o valor total (Empregados/Empresa/terceiros).
Para o seu pai, apenas a transmissão da GFIP com a informação correta já basta, uma vez que o debito será da Empresa.
O que não pode é deixar de entregar a GFIP senão não haverá comunicação.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
francisco anderson

Francisco Anderson

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 30 julho 2014 | 20:35

Boa Noite , Vania

entendi obrigado,
mais eu posso entregar a GFIP , logico que com a autorização do dono da empresa ? e como faço para entrega ? onde baixa e do que preciso ?


Att


Francisco Anderson

Edilson Silva

Edilson Silva

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 31 julho 2014 | 21:28

Ok. Entendo.
Mesmo assim, se você entra na justiça você garante o seu e não fica por ultimo.

Quanto ao que fazer. é como nossa colega disse.
O sefip correto.

Boa Sorte e Sucesso ao Seu Pai.

Edilson Silva
Contabilidade
Pós Graduação em Pericia e Interpretação de sentenças.
MSC UnB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.