x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 3.078

Alteração de RAT

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 31 julho 2014 | 11:40

Marcela, alteração no valor total devido à Previdência? Se há um aumento de 1% na alíquota, então irá aumentar o valor devido. Se essa empresa está sujeita ao FAP, tem de verificar qual o índice para 2014 ...

Agnaldo A. Lima

Agnaldo A. Lima

Ouro DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 31 julho 2014 | 12:36

Bom dia,

Qualquer alteração no RAT implica em aumento ou diminuição do valor total a recolher de INSS.

O que vc deve fazer é consultar através do CNAE como sua empresa esta enquadrada.

Vc. também deve verifica o FAP como informou o colega Marcio, pois o FAP pode aumentar ou diminuir o RAT.

Segue link da tabela de FPASxCNAExRAT - acessar tabela FPAS

http://www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/gfip/gfip4tabelas.htm

Segue link do FAP:

www2.dataprev.gov.br

Agnaldo Lima
Analista de Pessoal
[email protected]
Marcela

Marcela

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 9 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2014 | 08:49

Obrigada meus queridos. Tenho ainda algumas duvidas.

Por exemplo, para ver o FAP preciso digitar a raiz do meu CNPJ, tenho mais 2 filiais, logo, esse que contas como 0,5000 serve para as 3 empresas que tenho?

Sobre o rat, tenho que verificar sempre o meu CNAE preponderante, certo? Mas caso eu tenha mais CNAE secundários, tenho que avaliar quais eu tenho mais profissionais trabalhando, correto? Essa interpretação sou que faço, certo?

A minha duvida é na filial, onde tenho o cnae principal 207110, e secundários 4679601.
Já na minha matriz o principal é 4679601 e secundários: 2071100 - 8299799 e 6463800...


Pelo que entendi, a matriz continua com 2% e minhas filiais com 3%...

E isso mesmo?

Ultima duvida, o FAP é que faz reduzir o RAT?

:(

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.